Reservatório foi construído a partir do barramento do Rio Jaguarão

Mais um passo foi dado, pelo município de Hulha Negra, para utilização da água do Reservatório da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) para o abastecimento da população. A prefeitura encaminhou a documentação à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) visando a Licença de Instalação da obra de implementação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e rede de água.
Conforme o secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente de Hulha Negra, Antônio Hector Bastide Ramos, na última semana foi entregue, ao órgão ambiental, um plano de gerenciamento de resíduos que serão gerados pela contenção da rede e destinação do lodo retirado com o início da obra. Ramos salienta que estes são os trâmites finais para o início da obra.
Em fevereiro, a barragem atingiu a cota operacional e os equipamentos de tomada de água, junto ao reservatório, foram concluídos e testados pela UTE. O restante do projeto, que contempla a adutora que ligará a barragem da Pampa Sul ao município de Hulha Negra e a Estação de Tratamento de Água, é responsabilidade da prefeitura.
De acordo com o secretário, a estimativa é de que a obra inicie ainda no segundo semestre de 2019. Ramos comenta que, após a liberação da licença, o município fará a licitação para a contratação da empresa que executará as obras. “Precisamos muito desta rede que irá abastecer toda a sede e parte da zona rural do município”, frisa
Ramos lembra que o município é abastecido, hoje, por poços artesianos, que somam uma produção de 40 mil litros/hora. Com a nova estrutura, além de poder ofertar água tratada pela ETA, a rede de água será incrementada. “O município tem dificuldade de abastecimento no verão e a população sofre com a falta de água”, comenta.
Além da captação de água para uso na UTE Pampa Sul, o reservatório Jaguarão 2 auxiliará também parte do abastecimento de água dos municípios de Candiota e Hulha Negra. No caso da Capital do Carvão, a ETA já foi construída e está em operação. O reservatório será utilizado para o sistema de resfriamento (torres de resfriamento), onde parte da água será evaporada e devolvida ao ambiente. A Usina demandará, aproximadamente, 0,26 m³/s de água.
O reservatório está localizado na divisa dos municípios de Candiota e Hulha Negra e foi formado a partir do barramento do rio Jaguarão, contando com 370,3 hectares (ha) de área alagada e mais uma Área de Proteção Permanente (APP) de 160,41 ha, totalizando 530,7 ha. O reservatório da barragem Jaguarão 2 é considerado de pequeno porte. Ele fica a, aproximadamente, 7 quilômetros da Usina e estará distante cerca de mais 7 KM, em linha reta, da Vila do Seival, em Candiota, e a 4 KM da localidade de Trigolândia, em Hulha Negra.

Fonte: Jornal Minuano

Data de publicação: 09/07/2019