Encerrando as ações preventivas relacionadas ao câncer de mama e colo de útero em Hulha Negra, uma programação especial foi realizada no sábado (26).

Encerrando as ações preventivas relacionadas ao câncer de mama e colo de útero em Hulha Negra, uma programação especial foi realizada no sábado (26), no Centro de atendimento Integrado de Saúde (Cais), popular hospital. Na data, ocorreram palestras com a psicóloga Caroline Porto sobre “Auto estima e cuidado da mulher” e com o médico Samuel Levy, abordando pontos importantes sobre cuidados.
A prefeitura de Hulha Negra disponibiliza mensalmente uma cota de exames gratuitos. São oferecidos exames de mamografia bilateral de rastreamento/rotina, mamografia bilateral diagnóstica, mamografia unilateral, ecografia mamária e exames preventivo de colo de útero.
No sábado, considerado Dia D, houve oferta especial de marcação e realização de exames nas mulheres participantes. Segundo informações da Secretaria de Saúde de Hulha Negra e organizadores do Dia D, participaram 48 mulheres entre os turnos da manhã e tarde. Além do curso de auto maquiagem com as profissionais Bruna Ritta e Cíntia Borges, um dos destaques foram as Práticas Integrativas Complementares à Saúde (PICS).
Ao TP, Janusa Silveira explicou os benefícios da ginástica terapêutica chinesa Lian Long. Conforme Janusa, a técnica começou a ser apresentada à comunidade do município na ação do Outubro Rosa e deverá também ocorrer em uma ação do Novembro Azul, voltado para os homens, para, posteriormente, ser implantado na área da saúde.
 Consiste em atividades brandas, com técnicas de respiração associadas a alongamentos, podendo ser feita antes de uma caminhada ou qualquer prática esportiva. “São três séries de seis exercícios, para alívio de dores nos ombros, pescoço, cabeça, braços, mãos, coluna, quadris, joelhos, pernas e pés. Auxilia no controle da ansiedade e estress – porta de entrada das doenças. A técnica também auxilia na regulagem do intestino e disfunções dos órgãos internos. É o restabelecimento da saúde vital”, explica a profissional.
No Cais de Hulha Negra acontece, maciçamente, a divulgação de informações sobre diagnóstico precoce, tratamentos e o convívio com o câncer. “O Câncer de Mama ainda é a maior causa de morte nas mulheres em todo o mundo, e é por isso que precisamos alertar sobre a prevenção, pois sabemos da importância do diagnóstico precoce, já que o câncer tem 95% de chance de cura quando descoberto no início”, comentou o secretário de Saúde, Volney Jorge.
Para o prefeito Renato Machado, a prevenção é o melhor remédio. “As mulheres se destacam mais que os homens no quesito prevenção, o que é fundamental para o bem-estar em qualquer área da vida. Mesmo assim, as estatísticas são alarmantes, por isso não podemos descuidar”, disse.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 02/11/2019