A Secretaria Municipal de Saúde de Hulha Negra informa que apenas um teste rápido foi realizado em Hulha Negra e apresentou síndrome gripal, negativado para Covid-19.

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul publicou nesta sexta-feira (15), uma atualização do mapa digital de acompanhamento da Covid-19. Nos 606 novos casos confirmados na atualização, consta que Hulha Negra apresentou o primeiro caso de contaminação do vírus. A notícia, entretanto, não procede.
Em contato com a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, foi repassado que houve erro de digitação por parte do Estado e que será enviado um pedido de retratação. Em nota, a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, lamenta o erro. “Por favor, a 7ª CRS gostaria de comunicar a falha que houve na digitação e migração do banco de dados dos testes rápido para Covid-19, e esclarece que não há um teste positivo em Hulha Negra, nem oito testes positivos em Lavras do Sul! Lamentamos este contratempo e pedimos desculpas aos municípios envolvidos! E tranquilizamos a população de que até este momento não há casos de Covid-19 confirmados nestes municípios!”, encerra a nota.
Embora Hulha Negra não tenha apresentado nenhum caso confirmado de contaminação da Covid-19, a Prefeitura orienta que a população continue adotando as medidas de proteção orientadas pela Organização Mundial da Saúde.
  • Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool para matar vírus que podem estar nas suas mãos.
  • Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá inspirar as gotículas – inclusive do vírus da COVID-19 se a pessoa que tossir tiver a doença.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no corpo da pessoa e deixá-la doente.
  • Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar (em seguida, descarte o lenço usado imediatamente). Gotículas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus responsáveis por resfriado, gripe e COVID-19.
  • Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária nacional ou local, porque elas sempre terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área.

Data de publicação: 15/05/2020