Suspeitos de infecção do coronavírus (Covid-19) são da mesma família

Em consonância com a Secretaria Municipal de Saúde de Hulha Negra e no sentido de alertar a população para a continuidade das medidas de precaução à pandemia do novo coronavírus, a Administração Municipal informa a notificação de dois casos suspeitos de infecção da Covid-19 em Hulha Negra.
Trata-se de uma moradora do município, com 78 anos, e que está internada na Santa Casa de Caridade de Bagé. Os familiares da paciente estão sendo monitorados e a Secretaria de Saúde de Hulha Negra informa que está no aguardo do resultado do exame. A outra suspeita da infecção é de um homem de 38 anos (da mesma família). Ele está em casa, em isolamento social e o resultado do exame deve sair nos próximos dias.
Outros exames foram aplicados em Hulha Negra e o resultado foi negativo para o Covid-19. A Prefeitura de Hulha Negra alerta a população quanto aos cuidados para conter a possível proliferação do vírus. A Administração Pública orienta a população a seguir adotando as medidas de proteção orientadas pela Organização Mundial da Saúde.
·         Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool para matar vírus que podem estar nas suas mãos.
·         Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá inspirar as gotículas – inclusive do vírus da COVID-19 se a pessoa que tossir tiver a doença.
·         Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no corpo da pessoa e deixá-la doente.
·         Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar (em seguida, descarte o lenço usado imediatamente). Gotículas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus responsáveis por resfriado, gripe e COVID-19.
·         Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária nacional ou local, porque elas sempre terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área.

Data de publicação: 05/06/2020

Créditos das Fotos: Arte: Joanes Araujo