Ontem, as soberanas Camila e Michele de Oliveira Langer, rainha e primeira princesa, e Natacha Santos da Rosa, segunda princesa, acompanhadas da secretária de Educação e Cultura, Adriana Martinez Delabary, conversaram com a reportagem sobre a programação.

A Festa do Colono de Hulha Negra começa na sexta-feira e se estende até domingo, no ginásio do município. Trata-se da 23ª edição do evento. Ontem, as soberanas Camila e Michele de Oliveira Langer, rainha e primeira princesa, e Natacha Santos da Rosa, segunda princesa, acompanhadas da secretária de Educação e Cultura, Adriana Martinez Delabary, conversaram com a reportagem sobre a programação. Adriana destacou o café colonial como principal atrativo da festa, que não só desperta interesse no público como conquista e faz muitos retornarem a Hulha. Na oportunidade, serão mais de 100 produtos - todos da agroindústria do município. E vale destacar que tudo o que é encontrado à mesa pode ser adquirido nos estandes, durante os três dias.
Cucas e pães estão entre as delícias que mais agradam os consumidores. Mas há diversidade. Não é a toa, afinal, que são esperados mais de 15 mil participantes (há expectativa de, até mesmo, superar o número de visitantes do ano passado). A mostra, vale destacar, é a principal vitrine para aqueles que legalizaram seus negócios ou que estão em processo de legalização - só no ano passado, foram quatro que conseguiram conquistar isso, o que demonstra a importância da Festa do Colono para os produtores. Muitos, pondera a secretária, aproveitam os três dias para fechar bons negócios e, assim, crescer. Mas há participação de agroindústrias de fora para garantir opções a quem passa pela mostra; o que também oportuniza troca de experiências entre os produtores, como defende a secretária.

A corte
Camila e Michele são gêmeas, têm 17 anos, e tiveram a oportunidade de compor a corte da festa juntas, o que, garantem, é uma experiência ainda mais enriquecedora. Filhas de produtores, demonstram o orgulho que sentem, não só por poderem representar Hulha Negra, mas a família. "Estou muito feliz de poder viver isso com minha irmã. Representar a beleza da mulher hulhanegrense e divulgar a festa, que é tão importante", enfatiza a rainha.
Michele, por sua vez, admite que foi incentivada pela irmã a participar do concurso, que mobilizou 13 jovens do município. "Mas eu também incentivei", garante a secretária. "Tem sido um aprendizado. Uma experiência totalmente nova", informa a primeira princesa, ao comentar que não só a beleza é avaliada, mas conhecimentos sobre o município.
A torcida fez a diferença, já que as meninas que participaram das seletivas gravaram um vídeo e compartilharam nas redes sociais: o alcance também contou pontos para o concurso. Natacha, de apenas 16 anos, destaca o quanto o período tem sido importante para ela e garante que está bastante orgulhosa de poder representar sua cidade e sua família, que também é de produtores, o que torna a participação na corte ainda mais relevante. Questionada sobre se será possível aproveitar a festa, admite que os dias têm sido de muito trabalho e que os próximos serão mais intensos, mas, mesmo assim, diz acreditar que poderá curtir, sim.

Shows
No primeiro dia é a banda CelebraiTchê que subirá ao palco: a noite será dedicada ao louvor, como elucidou a equipe de divulgação. Cantores gospel integram a agenda especial. No sábado, o show será de Estela e Mariano. A dupla se apresenta a partir das 23h30min. Após, será a vez do grupo Rodeio. O último dia terá uma extensa agenda musical, a partir das 17h, com a banda Ard Rock; seguida, a partir das 18h30min, de César Oliveira e Rogério Melo. Às 2h, é a vez da Banda Champion.

Fonte: Jornal Folha do Sul

Data de publicação: 31/07/2018

Créditos: Jornal Folha do Sul

Créditos das Fotos: Anderson Ribeiro

Compartilhe!