E os festejos farroupilhas começaram! Em Hulha a Semana Farroupilha começou oficialmente nesta quinta-feira (13.09) com o acendimento da Chama Crioula. O símbolo máximo da Semana foi aceso em Dom Pedrito, na Capital da Paz.
A Chama que veio para Hulha Negra foi acesa na sede campeira do CTG Rodeio da Fronteira, às margens da BR 293. A centelha de Dom Pedrito foi trazida de Iraí – cidade escolhida para sediar a 71ª Geração e Acendimento da Chama Crioula do RS – pelo Grupo de Cavaleiros do Ponche Verde, de Dom Pedrito.
 A secretária de Educação e Cultura de Hulha Negra, Adriana Martinez Pereira Delabary, foi a responsável por acender e conduzir a Chama até Hulha Negra. O evento em Dom Pedrito contou com a presença do prefeito municipal da Capital da Paz,  Mario Augusto de Freire Gonçalves; Julieta Freire Farinha, diretora do Departamento de Cultura de Dom Pedrito; Lucian da Fonseca Ferreira, diretor do Departamento Cultural da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo de Dom Pedrito; Andressa de Bortoli, Chinoca Farroupilha Municipal 2017/18; Coordenadora da 18ª Região Tradicionalista, Paula Oliva Bundt; Jairo Madruga, Patrão do CTG Rodeio da Fronteira; Romeu Ferreira Batista e do grupo de Cavaleiros do Ponche Verde.

Primeira entrega em Hulha Negra
A Chama Crioula chegou no município às 10h50. A primeira entidade tradicionalista a receber a Centelha foi o PTG Tropeiros da Liberdade, do assentamento Che Guevara. O ato aconteceu na Trigolândia, em frente ao Clube Concórdia – onde está a sede do CTG Nativos Rio Negro.
A Chama seguiu até a localidade da Bolena, na propriedade do Seu Joca Munhóz onde os integrantes e simpatizantes do CTG Vento Xucro, CTG Lagoa da Música, CTG Herdeiros de Sepé e CTG Nativos do Rio Negro se reuniram para um almoço campeiro.
A tarde a Chama Crioula foi entregue para as quatro entidades. Na ocasião a secretária de Educação e Cultura desejou que esta, a exemplo de outros anos, seja de muita paz e de culto ao tradicionalismo.
O prefeito municipal de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas, saudou todas as entidades e parabenizou cada uma por preservar e promover a cultura gaúcha. “Precisamos de mais momentos como este. As pessoas se distanciaram do campo, da sociedade sadia que cultua amizade, respeito, companheirismo e tantos outros sentimentos bons. Que essa semana seja de muita tranquilidade”, desejou o prefeito e agradeceu ao domador de cavalos Joca Munhóz por ceder a propriedade para o encontro.

Chegada na Sede de Hulha Negra
Os cavalarianos desfilaram com a Chama Crioula pela avenida Getúlio Vargas. As quatro entidades revezaram no trajeto o acompanhamento da Centelha. Mais de 100 cavalarianos participaram do trajeto que seguiu até o CTG Lagoa da Música, onde foi acesa a chama da entidade. Após foi a vez do CTG Vento Xucro receber a chama que seguiu a Trigilândia, onde foi acesa a chama do CTG Nativos do Rio Negro. Finalizando a chama foi conduzida até o assentamento Sepé Tiaraju, no CTG Herdeiros de Sepé.

Fiscalização Mormo
Durantes as atividades o veterinário da prefeitura de Hulha Negra, Roberto Dalpiva, o estagiário e acadêmico de Veterinária, Lucas da Silva Leitzke e a auxiliar administrativa Patrícia Müller, colocaram o lacre de liberação nos cavalos que os donos apresentaram o exame de livre da doença mormo. Os exames são obrigatórios onde há aglomeração de cavalos.

Confira as fotos registradas no dia 13 de setembro CLICANDO AQUI

Data de publicação: 13/09/2018