O Novembro Azul é uma campanha que vem crescendo mais e mais a cada ano, levando informação, promovendo saúde, oferecendo exames e consultas com preços mais acessíveis aos homens, como medida de prevenção e assistência ao paciente com câncer.

Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha, mundialmente conhecida como Movember, visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.
A campanha teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos tiveram a ideia de deixar o bigode — que, na época, estava fora de moda — crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina.
No começo, um grupo de 30 homens aceitou a proposta, e assim surgiu a Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos que busca arrecadar fundos para pesquisar e auxiliar o tratamento do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens frequentemente.
Conforme os anos foram se passando, a campanha conquistou cada vez mais adeptos, até se tornar mundial. Hoje, ela é feita em mais de 20 países.
Durante o mês de novembro, os homens são encorajados a deixar o bigode crescer e as mulheres a participar da campanha vestindo a cor azul, escolhida para representar a ação. Por isso o nome “Novembro Azul” no Brasil.
Falando em nome, o Movember veio da junção da palavra inglesa moustache (bigode) com november (novembro). Atualmente, há também quem se refira à campanha como No Shave November(Novembro Sem Barbear, em tradução livre).
Vale lembrar, também, que o mês foi escolhido por conta do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro.
 
Arrecadação
Desde o início, em 2003, foram arrecadados mais de 580 milhões de dólares, usados para financiar mais de 770 projetos e pesquisas na área da saúde masculina.
Novembro Azul no Brasil
No Brasil, a campanha foi trazida em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Entre as ações promovidas durante o mês, há a oferta de exames de próstata gratuitos ou com desconto, além da promoção de ações que levam informação às pessoas e profissionais.
As iniciativas carregam sempre os símbolos do Movember: o bigode e a cor azul, reforçando a importância da campanha.
É comum, também, ver prédios e monumentos serem iluminados com a cor azul em novembro, semelhante ao que acontece em outubro com a campanha Outubro Rosa.

Objetivos do Novembro Azul
Além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o Novembro Azul também veio com a ideia quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque.
O exame, que envolve a palpação da próstata pelo reto (porção final do intestino grosso), é alvo de muitas piadas entre os homens, que costumam fazer uma alusão ao sexo anal.
Por conta dos estereótipos da sociedade, muitos pensam que jamais deveriam ter o ânus tocado e muito menos penetrado, mesmo que por um bom motivo.
Assim, a campanha do Novembro Azul vêm justamente para quebrar esse preconceito e mostrar que compartilhar informações e levantar o tema são medidas necessárias.
 
Novembro Azul e o Ministério da Saúde
Embora o Movember, ou Novembro Azul, seja bem aceito em diversos países, o Ministério da Saúde tem algumas ressalvas em relação à campanha.
Apesar de que, durante o mês, há muito incentivo para a realização dos exames preventivos do câncer de próstata, nomeadamente o exame de toque e o PSA ou antígeno prostático específico (exame de sangue).
Muitos médicos indicam que esses exames sejam feitos pelo menos uma vez por ano para os homens a partir dos 45 anos de idade. Inicialmente, isso é algo bom.
O problema, segundo o Ministério da Saúde, é que toda essa prevenção acarreta em muitos resultados falso-positivos, biópsias desnecessárias, sobrediagnóstico e sobretratamento. Isso quer dizer que, muitas vezes, tumores que não viriam a se desenvolver, são diagnosticados e tratados como se fossem uma condição maligna, fazendo o paciente sofrer desnecessariamente.
No entanto, as autoridades ainda assim apoiam a ideia de uma iniciativa para conscientizar os homens da necessidade de prestar atenção na sua saúde, logo que, em geral, o público masculino tende a dar menos atenção aos exames de rotina e consultas médicas do que as mulheres.
Além disso, é comum que eles apenas visitem um médico quando estão tendo sintomas, esquecendo ou ignorando que as consultas e exames médicos devem servir como medidas preventivas também.
Para embasar isso, um estudo da Sociedade Brasileira de Urologia apontou que 51% dos homens nunca consultou um urologista, que é o especialista no sistema urinário e reprodutor masculino.
 
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais incidente em homens. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, à frente do reto. Ela produz até 70% do sêmen, sendo indispensável para a fertilidade.
No mundo, esse é o sexto tipo de câncer mais frequente e o segundo mais mortal entre os homens. Estima-se que 1 a cada 6 homens irão sofrer com o problema. A cada 7,6 minutos, um caso é diagnosticado e, a cada 40 minutos, há um óbito por câncer de próstata.
A maioria dos casos ocorre em homens com mais de 65 anos de idade, por isso, exames preventivos devem ser iniciados por volta dos 45 anos, especialmente quando há fatores de risco como ser negro, ter obesidade e ter histórico familiar de câncer de próstata.
No entanto, uma grande parte dos tumores crescem de maneira tão lenta que levam cerca de 15 anos para atingir 1cm³. Assim, muitos homens não têm nem mesmo sinais da doença durante a vida.
Vale lembrar que, nas fases iniciais, o câncer de próstata não causa sintomas, fazendo com que aproximadamente 95% dos casos de câncer de próstata já estejam em um estágio muito avançado quando seus primeiros sinais aparecem.
Os sintomas incluem:
•        Vontade urgente e repentina de urinar;
•        Dificuldade e dor para urinar;
•        Diminuição do jato da urina;
•        Ter vontade de urinar mais frequentemente;
•        Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente ao urinar;
•        Dificuldade para iniciar e parar a passagem da urina;
•        Urina em gotas ou em jatos sucessivos;
•        Necessidade de fazer força para manter o jato da urina;
•        Dores na parte baixa das costas (lombalgia) ou na pélvis (abaixo dos testículos);
•        Disfunção erétil;
•        Dor ao ejacular;
•        Sangue na urina ou no esperma;
•        Fortes dores corporais e ósseas;
•        Dor no testículo;
•        Sangramento pela uretra;
•        Insuficiência renal.
Os sintomas são tão relacionados com a urina porque a uretra (canal que elimina o fluido) passa pela próstata.
Como as causas do câncer são, em geral, multifatoriais, a prevenção é feita com uma dieta balanceada, prática de atividades físicas, controle do peso, diminuição do consumo de álcool e corte do cigarro (tabaco).
 
Exame de toque
Importante para a detecção precoce do câncer de próstata, o exame de toque retal dura, no máximo, 2 minutos. Trata-se de um exame indolor que não deixa sequelas e não é tão desconfortável quando comparado com alguns exames ginecológicos.
Então, por que tantos homens temem esse exame? Simples: para palpar a próstata, o urologista precisa introduzir seu dedo no reto do paciente, ou seja, penetrar o ânus com o dedo.
O procedimento é feito utilizando luvas descartáveis novas e lubrificante para assegurar que não haja dor ou desconforto durante a inserção do dedo indicador no reto.
Frequentemente, após esse exame, o médico também pede o PSA, um exame de sangue que mede o antígeno prostático específico, substância que está alta quando há um tumor na próstata.
Mas é importante ressaltar que aproximadamente 20% dos diagnósticos são feitos apenas com o exame de toque retal, em que o médico percebe alterações e encaminha o paciente para a confirmação do quadro.
A melhor forma de tratar e obter a cura da doença é através do diagnóstico precoce, que só é possível se houver atenção à saúde.
Quando esses exames preventivos aumentam a suspeita de um câncer de próstata, pode ser solicitado ao paciente a realização de outros exames como biópsia, ultrassom transretal e cintilografia óssea.
 
Como participar
Se você, sabendo da importância da prevenção, deseja participar no Novembro Azul, aqui vão algumas dicas:
•        Deixe o bigode crescer durante o mês de novembro! Se alguém perguntar, você já sabe o que dizer;
•        Utilize roupas e acessórios azuis durante todo o mês para chamar a atenção para a causa;
•        Pesquise sobre o câncer de próstata e se informe melhor sobre a doença;
•        Ajude a desmistificar o exame de toque retal e incentive os amigos ou parentes mais velhos que nunca tomaram as medidas preventivas;
•        Participe de eventos em apoio à causa;
•        Se você é dono de um negócio, faça uma promoção na qual uma parcela do valor arrecadado será doado para uma instituição de pesquisa e tratamento;
•        No site da Movember Foundation, você pode se informar sobre outras maneiras de se engajar!
O Novembro Azul é uma campanha que vem crescendo mais e mais a cada ano, levando informação, promovendo saúde, oferecendo exames e consultas com preços mais acessíveis aos homens, como medida de prevenção e assistência ao paciente com câncer.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 05/11/2018

Créditos: Assessoria de Imprensa

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!