Machado se reuniu com o prefeito de Candiota e Aceguá, junto ao engenheiro da SDR, com o técnico responsável pelo projeto e também com o engenheiro do município de Candiota, na perspectiva de solucionar problemas técnicos e dar agilidade ao início da obra

Na tarde desta terça-feira (5) o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas, participou de uma reunião em Candiota com a pauta: Ponte do Jaguarão. Machado esteve reunido com o prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, com o prefeito de Aceguá Gehrard Martens, junto ao engenheiro da SDR, com o técnico responsável pelo projeto e também com o engenheiro do município de Candiota, na perspectiva de solucionar problemas técnicos e dar agilidade ao início da obra.
Há um tempo o projeto de revitalização desta ponte está na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que hoje está vinculada à secretaria de Agricultura, com alguns impasses que geraram demora no início da obra.
Em virtude das últimas enxurradas se agravou a situação das estradas e da própria ponte que liga os municípios de Hulha Negra, Candiota e Aceguá, e também é usada por Pedras Altas para ter acesso a Bagé. Na busca de solucionar o impasse foi marcado uma viagem para Porto Alegre, na próxima semana, para ver o projeto já com alguns ajustes feitos pelos engenheiros, que farão a reformulação dos detalhes técnicos para que finalmente seja dado início às obras.

Pauta antiga - A mudança no projeto da construção da ponte sobre o Rio Jaguarão chegou ser debatido em abril de 2018. Na época os representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e o deputado estadual Fábio Branco (MDB) discutiram a construção da nova ponte sobre o Rio Jaguarão, na divisa entre os municípios de Aceguá, Candiota e Hulha Negra. A reunião ocorreu na Assembleia Legislativa.
Durante o encontro, agendado pela vereadora de Aceguá, Liziane Jardim (MDB), o presidente do Cideja e prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, entregou ao deputado um relatório fotográfico que aponta as condições da estrutura atual.
O processo licitatório, segundo informado, foi realizado e a empresa que irá realizar a construção da nova ponte já está definida. No entanto, engenheiros da construtora, em comum acordo com técnicos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), identificaram a necessidade de alterações no projeto.

*Colaborou: Raissa Vargas (Ascom Candiota)

Data de publicação: 06/02/2019

Créditos: Assessoria de Imprensa