Mesmo dispensados, os jovens assumem o compromisso de permanecer à disposição do Exército Nacional, em casos de convocações emergenciais.

No dia 30 de abril, a Junta Militar de Hulha Negra realizou a Cerimônia de Compromisso e Juramento à Bandeira. O ato que aconteceu na Câmara de Vereadores de Hulha Negra teve, como objetivo, a entrega dos Certificados de Dispensa que desobrigam os rapazes a servirem o Exército Nacional. Mesmo dispensados, os jovens assumem o compromisso de permanecer à disposição do Exército Nacional, em casos de convocações emergenciais.
O ato cívico foi aberto pelo Secretario da Junta de Serviço Militar de Hulha Negra, Volnei Manfron.  Representando o Exército Brasileiro estava o Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Bagé, 1º Tenente Carlos Augusto Lopes Corrêa; o Auxiliar do PRM, Subtenente Rosano Dalosto Bulsing; e o soldado Getúlio Garcia Silveira. O secretário municipal de Agricultura, Luis Fernando Lima, participou do ato representando o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado.
Em sua fala, o subtenente informou aos jovens que ainda é possível seguir carreira militar. Ele destacou que existem concursos anuais para a Escola Preparatória de Cadetes, Academia Militar das Agulhas Negras, Escola de Sargentos das Armas, Escola de Sargentos de Logística e outras. “Agradeço a disponibilidade dos senhores, de seus empregadores, das autoridades presentes, onde todos deixaram os seus compromissos diários para estar aqui nesta cerimônia cívico-militar, como testemunhas do compromisso assumido pelos senhores”.
O secretário Luis Fernando Lima, na oportunidade, agradeceu em nome do Município a presença de todos, em especial aos jovens que estavam cumprindo o seu dever no ato de Juramento à Bandeira, e enalteceu, também, o papel importante que o Exército Brasileiro desempenha na vida dos Jovens.
No final da ação, foi servido café com produtos das agroindústrias de Hulha Negra. Os dispensados e a comitiva do Exército Brasileiro foram recepcionados com queijos, pães, cucas, bolachas, salgadinhos integrais e iogurte.
 
Compromisso e Juramento à Bandeira
O Juramento à Bandeira, seguido do Hino Nacional, é uma maneira dos dispensados jurarem honra e defender a Pátria com sua própria vida - é um ato de cidadania e compromisso. Por ser um dever cívico, está regulamentado pelo Decreto nº 57.654, no artigo 217, que determina a obrigatoriedade do  alistamento. Aqueles que não comparecerem ficarão impedidos de tirar passaporte, assumir cargos no serviço público e se matricular em faculdades, entre outras sanções previstas no Regulamento do Serviço Militar. O Serviço Militar no Brasil é prestado dos 18 aos 45 anos.
O Decreto nº 57.654 (que regulamenta a lei do Serviço Militar), de 20 de janeiro de 1966, em seu artigo 217, estabelece o compromisso dos reservistas: “Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergência e, na esfera das minhas atribuições, a dedicar-me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei, com o sacrifício da própria vida”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 09/05/2019

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra

Créditos das Fotos: Joanes Araujo

Compartilhe!