O valor previsto de arrecadação era de R$ 360 mil e foi pago pela população, R$ 220 mil, ou seja R$ 140 mil a menos do que o esperado pelo Executivo.

Todo munícipe que possui uma residência ou prédio em seu nome sabe que há um imposto que deve ser pago sobre ele, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Mas na hora de efetuar o pagamento, que é calculado conforme a área construída e o tamanho do terreno, a preocupação de uma grande parcela da população é com o valor pago e se o imposto trará algum benefício. Em primeiro lugar, cabe ressaltar, que para efetuar uma cobrança do poder público, ou seja, da Prefeitura, é necessário estar com o pagamento do imposto em dia, visto que, conforme já foi averiguado pelo TP em outros municípios de cobertura impressa, o valor arrecadado com o pagamento é utilizado para a realização de obras públicas, principalmente de patrolamento de vias públicas e colocação de bueiros, entre outras ações. Nesta semana, a reportagem do TP visitou o setor de Tributos e Arrecadação, vinculado a Secretaria de Finanças, e conversou com a servidora Rosângela Schneider e com o secretário Gelson Luiz Bastos Oyarzabal, o Zico. Na oportunidade, foi repassado o valor estimado de arrecadação dos mil imóveis cadastrados em Hulha Negra e o valor arrecadado por quem pagou em dia o imposto em 2018, sendo para 2019 a mesma previsão. De acordo com a servidora Rosângela, o valor previsto de arrecadação era de R$ 360 mil e foi pago pela população, R$ 220 mil, ou seja R$ 140 mil a menos do que o esperado pelo Executivo. Ela explica, porém, que todo o ano há um incentivo de desconto de 10 % para pagamento em cota única realizado até o dia 15 de março de cada ano. O contribuinte também tem a opção de parcelar o valor total do IPTU em até 10 vezes. Com relação a arrecadação e a espera de um aumento no pagamento do imposto para 2020, o secretário Zico diz que uma campanha de incentivo fiscal está sendo pensada para regularização dos imóveis. “Há aqueles imóveis já isentos e o não pagamento do imposto previsto reduz o orçamento livre do município e a possibilidade de benfeitorias”, afirma o secretário. Quanto ao imposto, o prefeito Renato Machado falou sobre a utilização do recurso arrecadado com o pagamento para a realização de obras. “Estamos com frequência realizando obras em prol da comunidade. Atualmente estamos melhorando o saneamento básico com troca de tubulações e melhorias na iluminação pública. Isso é possível, em parte, graças ao pagamento do imposto, por isso destacamos a importância do pagamento do IPTU anualmente, pois o valor pago será revertido em melhorias na nossa cidade”, expõe Renato.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 27/05/2019