Alunos foram divididos em duas turmas

É sabido que para conquistar maior destaque e oportunidades de emprego, é importante investir em cursos para maior qualificação profissional, se aperfeiçoar e expandir seus conhecimentos. As empresas têm buscado pessoas alinhadas às novas tendências dos mercados e dispostas a se manterem sempre atualizadas e preparadas para oferecer visões estratégicas ao negócio. Por isso, o diferencial está na determinação do profissional em agregar cada vez mais qualificações e experiências ao seu currículo.
Ao contrário da realidade de antigamente, quando havia muitos profissionais para poucas vagas, hoje o mercado de trabalho está tendo poucos profissionais preparados perante as exigências das empresas. O profissional que não tem uma qualificação demora mais para realizar as suas tarefas e isso leva tempo e dinheiro.
Com o objetivo de continuar investindo na qualificação profissional no município e na inserção ao mercado de trabalho, a Prefeitura de Hulha Negra, através da secretaria de Assistência Social, tem ofertado cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do programa 'Construindo um futuro melhor'. As atividades são realizadas no Centro de Referência em Assistência Social.
Na sexta-feira, 7, aconteceu a formatura das turmas do curso de Técnicas de vendas. O curso de 60 horas teve como objetivo apresentar as diversas etapas do processo de vendas empresariais, visando estabelecer relacionamento entre as empresas de forma a atender às necessidades e expectativas do cliente. As duas turmas totalizaram 30 alunos.
Dentro do conteúdo programático do curso foram abordados três tópicos. O primeiro, Motivação, abordou os temas: ciclo motivacional e teoria das necessidades. Qualidade no atendimento ao cliente foi o segundo tópico e abordou: competências, competividade, o cliente hoje, estratégias de relacionamentos, cultura e inovação, fidelização de clientes e CRM. Já o tópico Vendas, trouxe uma abordagem em vendas no passado, perfil do novo vendedor, tipos de clientes, passos da venda, objetivos da venda, funções das vendas e tipo de vendas.
O curso de Técnicas de Vendas foi ministrado pela professora Vanessa Meleiro. Ela destaca que as empresas buscam profissionais que tenham um mínimo de conhecimento, investir em cursos de qualificação/ capacitação melhora inclusive a alto estima das pessoas. “As turmas foram com formadas em sua maioria por mulheres, que deixam seus lares, filhos e obrigações em busca de uma oportunidade de se qualificar. Em uma cidade pequena, com poucas perspectivas de trabalho, mas acreditando sempre em novas oportunidades. Esse esforço vem sempre acompanhado de renúncias e as vezes de críticas por parte das pessoas a sua volta, superar todo esse cenário e uma Vitória para muitas dessas pessoas.”
A aluna Carmem Lúcia Pereira de Pereira garantiu mais um diploma ao concluir o curso. “É uma oportunidade única. Hulha Negra é diferenciada pois não se vê na região prefeituras comprometidas em investir e qualificação gratuita. Agradeço ao carinho da nossa professora Vanessa Meleiro, agradeço a Maninha que está sempre disposta a auxiliar e agradeço ao prefeito por essa oportunidade”, agradeceu a aluna que participou do curso junto com a filha, que também recebeu o diploma.
Para a secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, o mercado de trabalho está cada vez mais seletivo. “Temos conhecimento de que a oferta de empregos em nossa região não é grande. Portanto, a qualificação profissional é um passo importante para competir por uma vaga de emprego. Por ouro lado, sabemos que esses cursos são escassos e caros. Como a Administração Pública tem esse entendimento, não medimos esforços para garantir essa qualificação gratuita”, destacou a secretária.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, destacou que oferecer oportunidades que podem fazer a diferença na vida do trabalhador é um dos focos da gestão. “Além de preparar e despertar novas habilidades nos moradores, os cursos também possibilitam a criação, inclusive, de próprios negócios. Nossa gestão está atuando a fim de garantir o acesso a mais qualificação profissional para os hulhanegrenses. Para este objetivo, disponibilizamos diversos cursos gratuitos, em parceria com instituições amigas. Nosso esforço em oferecer as melhores oportunidades de capacitação é constante” frisou o prefeito destacando que o município está com 150 vagas abertas para dois cursos de qualificação profissional.

Data de publicação: 11/02/2020

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra