Vale alimentação dos servidores municipais também será reajustado

O aumento salarial será aplicado para servidores efetivos, comissionados e contratados do Município. Para a efetivação da reposição salarial, o Projeto de Lei, foi   encaminhado à Câmara Municipal. O projeto inclui reajuste salarial, sobre o padrão de vencimentos dos servidores, retroagindo seus efeitos para 1º de Janeiro de 2022.
Além do reajuste salarial, o vale alimentação dos servidores também terá reajuste de 22,18%, passando de R$ 16,37 para R$ 20,00 a cada dia trabalhado. Já o Piso Municipal de Salário (PMS) passará de R$516,56 para R$ 584,90.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, destaca que os servidores públicos são os verdadeiros responsáveis pelo funcionamento de todos os setores da municipalidade, parabenizando a todos pela assiduidade e desenvoltura. O vice-prefeito Marco Igor Ballejo Canto, comenta que os servidores devem ser cada vez mais valorizados pela gestão, e que junto com o prefeito, estará lutando para novas conquistas para os colaboradores municipais.
Machado ainda destacou que a reposição é fruto de um esforço e também de um entendimento político da municipalidade. Ele lembrou que o governo federal congelou gastos com pessoal, saúde e educação por 20 anos; o governo do Estado encaminhou projeto de lei que prevê um aumento de 6% na remuneração dos servidores do Estado, sendo 1% retroativo a janeiro e 4,951% a partir de abril.
O índice proposto foi determinado depois de diversos ensaios financeiros até definir-se aquele que mais se ajusta responsavelmente às finanças do Município para os próximos anos, evitando comprometer no futuro a adimplência dos pagamentos alcançada. “Será um ano atípico economicamente. O frigorífico Marfrig/Pampeano, o maior fornecedor de retorno de ICMS para o município de Hulha Negra, já sinalizou que no ano passado trabalhou com índices negativos. Então, é preciso equilibrar as contas do Município para proporcionar aos nossos servidores aquilo que será possível cumprir com responsabilidade. Trabalhamos sempre para fazer o melhor, mas, nossa preocupação é melhorar o salário com o valor disponível ao fim de cada mês”.
Segundo o secretário de Finanças, Gélson Luiz Oyarzabal o reajuste é uma valorização dos servidores que se reflete também na economia do município “O reajuste deve ser depositado na conta dos servidores neste mês de maio. Este é mais um compromisso de gestão com planejamento e acima de tudo valorização da classe.

Reajuste salarial do magistério será de 34%
O prefeito entende que pagar o piso nacional aos professores é um desafio para as pequenas cidades, já que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tendem a diminuir, porém é uma ação de valorização da educação e dos profissionais.
“Hulha Negra é uma das primeiras cidades da região a garantir o piso nacional aos professores. Apesar das dificuldades financeiras, continuaremos com o nosso compromisso com a educação, pagando o piso aos docentes e garantido os seus direitos. O futuro de uma nova geração passa pela educação. E essa transformação começa na sala de aula, com professores mais valorizados”, garante o prefeito.
Machado destaca que a Administração Municipal tem honrado com o compromisso de valorizar os servidores públicos, “É preciso valorizar os profissionais da educação, porque é através deles que vamos desenvolver uma educação municipal de qualidade em nosso município” disse o gestor.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 11/05/2022