RSS Hulha Negra - RS Notícias de Hulha Negra/RS Fri, 23 Apr 2021 06:21:52 -0300 Fri, 23 Apr 2021 06:21:52 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://hulhanegra.rs.gov.br/rss Hulha Negra recebe doação de alimentos da Confraria DTonados Off Road Wed, 21 Apr 2021 11:40:48 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1517/?hulha-negra-recebe-doacao-de-alimentos-da-confraria-dtonados-off-road.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1517/?hulha-negra-recebe-doacao-de-alimentos-da-confraria-dtonados-off-road.html O presidente da Confraria, Leonardo Hahn, explica que as doações foram adquiridas através do grupo. “Arrecadamos um valor em dinheiro e convertemos na compra destes alimentos. Cada membro da nossa equipe paga um taxa mensal para custear nossas ações. Como este ano não participamos de grandes eventos, em razão da pandemia, e como não somos uma entidade com fins lucrativos, usamos esse valor para comprar alimentos e doar para quem está necessitado”, disse Hahn.
O diretor de provas, Eduardo Pradier, destaca que a doação também é uma forma de agradecer ao município de Hulha Negra pelo acolhimento da Confraria. “Hulha Negra sempre nos recebe de forma acolhedora e esta parceria já dura mais de oito anos”.
A Secretária de Assistência Social, Elisete Brasil (Maninha), e a Assistente Social, Simone Ruiz, participaram do ato de entrega dos alimentos representando a Prefeitura de Hulha Negra. “É satisfatório receber essas doações que serão revertidas para as famílias carentes. Nossa equipe técnica fará uma avaliação para definir as famílias que vão receber os alimentos. Sabemos que é um período complicado em razão desta pandemia e esses mantimentos chegaram em boa hora”, destaca Maninha. Ainda participaram da entrega dos alimentos, o vice-presidente da Confraria, Leandro Garcia, e o tesoureiro, Evelton Rosso.



]]>
Governo do Estado lança novo site da Educação Fiscal Tue, 13 Apr 2021 08:32:49 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1516/?governo-do-estado-lanca-novo-site-da-educacao-fiscal.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1516/?governo-do-estado-lanca-novo-site-da-educacao-fiscal.html Com o objetivo de trazer maior interatividade e espaço para o compartilhamento das ações de educação fiscal de diferentes atores no Rio Grande do Sul, conectando uma rede de pessoas para troca de experiências e conhecimentos sobre o tema, foi lançado o novo site da Educação Fiscal do governo do Estado.

O site está disponível para envio de divulgações das ações municipais através do Fale Conosco, bem como concentra a divulgação de oportunidades de formação, mapa com a compilação das 332 legislações municipais sobre Educação Fiscal existentes no Estado e informações relevantes sobre o tema. Acesse o site em www.educacaofiscal.rs.gov.br e conheça as ações de educação fiscal.

]]>
INFLUENZA - Campanha de vacinação contra a H1N1 começa nesta segunda-feira Mon, 12 Apr 2021 11:48:33 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1515/?influenza---campanha-de-vacinacao-contra-a-h1n1-comeca-nesta-segunda-feira.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1515/?influenza---campanha-de-vacinacao-contra-a-h1n1-comeca-nesta-segunda-feira.html Começou nesta segunda-feira (12.04) a campanha nacional de vacinação contra a Influenza (gripe). Assim como no ano passado, a estratégia será em etapas. Na primeira fase, o público-alvo será formado por crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e povos indígenas. Mais duas etapas estão previstas com início em maio e junho, abrangendo outros grupos prioritários. Para quem também faz parte de um dos públicos da campanha de vacinação contra a Covid-19, como os idosos e pro fissionais de saúde, a orientação é que seja respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses das vacinas contra a gripe e a do coronavírus. Os profissionais de saúde estão contemplados nesta primeira etapa da vacinação de influenza. Para os idosos (acima dos 60 anos), a vacinação contra a influenza inicia-se em 11 de maio.

Em Hulha Negra, a vacinação seguirá a ordem dos grupos prioritários, começando por gestantes, puérpera, crianças de 06 meses a menores de 6 anos e profissionais da Saúde, de acordo com o cronograma a seguir:

Dia 12: área da ACS Nilda, no horário das 14h às 16h30, no Cais (hospital);

Dias 13 e 14: área da ACS Ana Beatriz, no horário das 14h às 16h30, no Cais;

Dias 15 e 16: área da ACS Francine, no Cais;

Dia 16: Colônia Salvador Jardim, em domicílio;

Dia 19: área da ACS Rosângela – Antiga Escola no Chê Guevara;

Dia 20: área da ACS Raquel, no Cais;

Dia 22: área da ACS Ritiélen – PTG Herdeiros de Sepé;

Dia 23: área da ACS Marlenir – Trigolândia – Escola Manoel Lucas;

Dia 24: Dia D, das 8h às 16h30;

Dia 26: área da ACS Maristela – Centro Comunitário Conquista do Futuro;

Dia 29: área da ACS Rosângela – Posto de Saúde Nova União.

]]>
Prefeitura emite nota de pesar pelo falecimento de Robesmar Fernandes, o "Seu Guinha" Sat, 10 Apr 2021 19:29:17 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1514/?prefeitura-emite-nota-de-pesar-pelo-falecimento-de-robesmar-fernandes-o-seu-guinha.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1514/?prefeitura-emite-nota-de-pesar-pelo-falecimento-de-robesmar-fernandes-o-seu-guinha.html Em nome da Prefeitura Municipal de Hulha Negra, o prefeito Renato Machado e o vice-prefeito, Marco Igor Ballejo Canto,  se solidarizam com a família e amigos e manifestam o mais profundo pesar pelo falecimento de Robesmar Furtado Fernandes,75 anos, ocorrido na noite desta sexta-feira, 9 de abril, na Santa Casa de Caridade de Bagé.
Robesmar era mais conhecido como “Seu Guinha”. Ativo em entidades tradicionalista do município, também era dedicado ao trabalho voluntário na paróquia São José, em Hulha Negra.
Solidário aos seus familiares e amigos, o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado – em nome do Poder Executivo – emitiu uma nota de pesar.
 
 
NOTA DE PESAR
É com profundo pesar que a Administração Municipal recebeu a notícia do falecimento de Robesmar Furtado Fernandes, o Seu Guinha, como era bastante conhecido. Amigo querido por todos, ao longo de sua vida conservou amizades, sempre prezando pela lealdade e respeito.
Na certeza que a presença do Seu Guinha deixará muitas saudades em todos com quem conviveu e cativou, neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e com todo o povo de Hulha Negra, pela perda deste grande amigo que deixou um legado de carinho e amizade.
 
Carlos Renato Machado
Prefeito de Hulha Negra
]]>
Hulha Negra já aplicou mais de 600 doses da vacina contra a covid-19 Fri, 09 Apr 2021 11:25:23 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1513/?hulha-negra-ja-aplicou-mais-de-600-doses-da-vacina-contra-a-covid-19.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1513/?hulha-negra-ja-aplicou-mais-de-600-doses-da-vacina-contra-a-covid-19.html Atualmente a secretaria municipal de Saúde está concluindo a vacinação nos idosos com a faixa de idade de 64 anos e mais. Neste sábado (10.04) as equipes pretendem começar a vacinação nas idades de 60, 61, 62 e 63 anos.
Assim como aconteceu com as idades superiores a 64 anos, a vacinação é feita de casa em casa, ou seja, as equipes de profissionais da secretaria municipal de Saúde vão até a residência para aplicar as doses da vacina.]]>
Coronavírus - Hulha Negra chega a 245 casos positivos, desde o início da pandemia Thu, 08 Apr 2021 10:42:31 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1512/?coronavirus---hulha-negra-chega-a-245-casos-positivos-desde-o-inicio-da-pandemia.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1512/?coronavirus---hulha-negra-chega-a-245-casos-positivos-desde-o-inicio-da-pandemia.html Com o maior número de casos ativos de coronavírus registrados desde o início da pandemia causada pela Covid-19, em março do ano passado, Hulha Negra contabiliza 42 pacientes em recuperação. O município chega a marca de 245 casos confirmados (com 201 pacientes recuperados), registrando 72 novos casos em 30 dias.
Hulha Negra ainda aguarda o resultado de 10 exames PCR. A cidade tem dois pacientes em internação hospitalar. Para o médico Samuel Levy, o aumento nos casos positivos é consequência do relaxamento aos protocolos de prevenção. “O que eu tenho observado em consultas é que a causa da contaminação do vírus não é apenas em grandes aglomerações. Hoje, a contaminação está acontecendo em pequenas reuniões, jantares em família, pequenas festas, um vizinho que visita o outro, coisas pequenas, como visita a um familiar e que estão ajudando a multiplicar o vírus”, avalia.
O prefeito Renato Machado, chama a atenção para o crescimento do número de casos positivos ocorrido nas últimas horas. Machado enfatizou a importância do respeito aos protocolos de proteção individual, com a higienização das mãos com água e sabão, álcool em gel a 70%, uso de máscara, evitando tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, lavar sempre as mãos e manter o distanciamento social evitando aglomerações.
“Volto a dizer que, se as pessoas não tomarem esses cuidados, muita gente ainda vai se contaminar. O coronavírus já deu provas de sua letalidade. E o pior é que os estragos que ele causa variam de um organismo para outro, ninguém pode prever o que pode acontecer com quem for contaminado”, pontua Machado.
]]>
Nova rodoviária de Hulha Negra deve ser finalizada nos próximos dias Wed, 07 Apr 2021 08:30:32 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1511/?nova-rodoviaria-de-hulha-negra-deve-ser-finalizada-nos-proximos-dias.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1511/?nova-rodoviaria-de-hulha-negra-deve-ser-finalizada-nos-proximos-dias.html Faltando apenas a conclusão do passeio, que inclui também a acessibilidade, e a área que compreende a entrada dos ônibus, o Terminal Rodoviário de Hulha Negra deve ser concluído nos próximos dias. A retomada da obra ocorreu em junho do ano passado.
De acordo com o vice-prefeito, Igor Ballejo do Canto, havia um comércio próximo ao local e a Prefeitura precisou ingressar na Justiça para a liberação do estabelecimento. “Agora, já estamos notificando a empresa para concluir a obra e devemos inaugurar em breve”, salienta. A rodoviária é uma das obras mais aguardadas no município na última década. A construção iniciou em 2011 e paralisou em 2012. Em 2017, foi reiniciada, mas parou durante um período, por falta de recursos. Durante este tempo, os serviços rodoviários foram prestados no antigo prédio, que recebeu restauro em 2017, após ter sua estrutura condenada em 2014.
O projeto contempla sala de bilheteria, sala de bagagem, setor administrativo, banheiros masculinos e femininos, três salas para estabelecimentos comerciais com vitrines em vidro e praça de alimentação interna com ambiente de mesas, cozinha e dispensa, e área externa, com cobertura. Também prevê uma área de embarque composta por quatro boxes para ônibus, cobertos com acesso para o interior do terminal. O orçamento estimado para o empreendimento é de R$ 392.705,17
]]>
Hulha Negra entrega maquinários para três Associações de produtores rurais de Hulha Negra Mon, 05 Apr 2021 09:12:21 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1509/?hulha-negra-entrega-maquinarios-para-tres-associacoes-de-produtores-rurais-de-hulha-negra.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1509/?hulha-negra-entrega-maquinarios-para-tres-associacoes-de-produtores-rurais-de-hulha-negra.html A Prefeitura Municipal de Hulha Negra fez a entrega de maquinários que beneficiarão três associações de produtores do município. Os representantes das entidades assinaram a documentação na secretaria municipal de Agropecuária. O ato foi realizado pelo vice-prefeito e titular da secretaria municipal de Obras, Marco Igor Ballejo Canto e pela secretária municipal de Agropecuária, Janice Silva da Silveira. O vereador Hugo Teixeira participou do ato e destacou o trabalho da prefeitura de Hulha Negra para agilizar todo o processo do recebimento até a entrega dos materiais, e destacou que parte dos materiais foi adquirido através de emenda do deputado Paulo Pimenta. Todos representantes das Associações agradeceram e parabenizaram os envolvidos na distribuição dos maquinários agrícolas.
O vice-prefeito, Marco Igor, destacou que os materiais vão garantir mais agilidade para os produtores. “Todo o maquinário que chega para os produtores é uma forma de contribuir para que os produtores tenham mais agilidade no campo. Que esses materiais tragam mais produção para as associações”, desejou o vice-prefeito.
A secretária municipal de Agropecuária, Janice Silva da Silveira, destacou a importância de melhorias para os trabalhadores rurais. “Certamente esses maquinários farão a diferença para essas Associações. Os maquinários novos geram mais qualidade no trabalho e aumentam a produção e, consequentemente, aumenta a fonte de renda dos produtores”, disse a secretária.
A Associação de Trabalho e Cooperação Agrícola, com sede no Assentamento Conquista da Fronteira, recebeu um trator com tração 4x4, zero quilômetro, ano 2020. A Associação de Produtores Conquista do Jaguarão, com sede no assentamento Jaguarão, recebeu uma roçadeira dupla largura de corte 3m, e Associação Terra Forte, com sede no assentamento Conquista da Fronteira recebeu uma grade niveladora.
]]>
“Não canso de dizer que estamos aqui porque amamos este chão”, diz prefeito Renato Machado, de Hulha Mon, 05 Apr 2021 09:25:48 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1510/?nao-canso-de-dizer-que-estamos-aqui-porque-amamos-este-chao-diz-prefeito-renato-machado-de-hulha.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1510/?nao-canso-de-dizer-que-estamos-aqui-porque-amamos-este-chao-diz-prefeito-renato-machado-de-hulha.html O município de Hulha Negra também comemora conquistas ao longo dos 29 anos de emancipação. O jornal conversou, de forma virtual, com o prefeito Renato Machado para que fosse feita uma análise da questão sanitária da cidade, uma avaliação dos 29 anos de Hulha Negra e projetos futuros.
Segundo o prefeito, ninguém esperava passar por essa crise e muito menos estava preparado para enfrentá-la. “Já estamos há um ano lutando contra algo invisível e que, apesar do tempo, se torna novidade a cada dia. A pandemia traz consigo impactos que vão além da saúde, são impactos gerados diretamente na economia e na vida social de toda a população. Entretanto, se por um lado sentimos o impacto negativo na economia local, por outro lado percebemos que juntos somos fortes para enfrentar os desafios”, analisou. Machado frisou que a Administração Pública está ao lado da comunidade para encontrar a melhor forma de gerar benefícios que contemplem a todos de forma justa. “As adaptações aos decretos é um exemplo, pois quando foi preciso restringir, fizemos de maneira firme, porém, quando tínhamos a possibilidade de realizar a cogestão, adaptamos de uma maneira que pudesse trazer benefícios para todos. Ainda há muita luta pela frente e sabemos que, caso a pandemia acabasse hoje, ainda teríamos que conviver e enfrentar os seus impactos. E, assim como estamos fazendo agora, enfrentaremos juntos e sempre pensando no melhor para a nossa Hulha Negra. Uma das lições que aprendemos com a pandemia é que unidos é mais tranquilo vencermos as adversidades”, enfatizou o prefeito.
29 ANOS – Com relação ao aniversário da cidade, Renato Machado falou em orgulho. “Chegamos há quase três de décadas de emancipação política e administrativa. Torno a dizer que não esperávamos vivenciar o que estamos vivenciando, porém, se olharmos para trás fazendo uma comparação de quando Hulha Negra era um distrito de Bagé, nos orgulhamos de fazer parte desta história. Como gestor público, o orgulho é indescritível, pois fiz parte de toda essa história e digo sem medo de errar de que em todas as melhorias conquistadas para Hulha Negra nossa gestão estava presente. Particularmente participei de todos os pleitos políticos de Hulha Negra e sempre entregamos o melhor para o nosso município. Cada decisão que é tomada pela nossa Administração Municipal é pensando no melhor para o nosso município. Não canso de dizer que estamos aqui porque amamos este chão, porque amamos Hulha Negra”, expôs.
PROJETOS – Quanto ao que a administração projeta para a cidade após a crise sanitária passar, o gestor também incluiu ações já realizadas durante este mais de um ano de pandemia. Segundo Renato Machado, tudo é e será novidade. Ele também frisou que os trabalhos sempre continuaram. “Lamentamos muitos as perdas que a pandemia nos trouxe, porém temos fé de que vamos vencer e sair ainda mais fortes. Temos muito trabalho pela frente, aliás, nunca paramos de trabalhar. A educação não parou, assim como as áreas administrativas e sociais, as áreas de infraestrutura, tanto urbana e rural, além, é claro, da área de Saúde”. Especificamente quanto à área de educação, o gestor lembrou que foi necessária uma adaptação, com tarefas sendo realizadas longe das salas de aula, mas as reformas estão sendo realizadas, assim como as salas equipadas com ar condicionado e revisões no transporte escolar. O prefeito destacou os trabalhos em infraestrutura como saneamento básico e pavimentação. “Nossa meta é chegar a 100% de saneamento básico em Hulha Negra e não estamos medindo esforços para que isto aconteça. Quanto a pavimentação, recentemente concluímos toda a extensão da avenida Getúlio Vargas. Antes, já havíamos pavimentado parte das ruas Laudelino da Costa Medeiros, Ari Coelho e Manoel Amaro. Foram mais de 10 mil metros quadrados de pavimentação e também não vamos parar por aí. Em breve vamos entregar o novo prédio da rodoviária, estamos adquirindo novos maquinários pesados para melhorar nossa malha viária. São muitas obras e projetos que estamos em andamento, apesar de estarmos enfrentando essa pandemia”, lembrou. Pra encerrar, o gestor fez referência a questão econômica. “Torno a dizer que estamos em dia com todos os fornecedores, com os salários dos nossos servidores e, apesar da crise econômica ser geral, estamos com as finanças em dia e isso é fruto de um trabalho sério, de uma equipe comprometida e de uma gestão que tem compromisso com Hulha Negra”, manifestou.
]]>
COVID-19: Próxima fase da vacinação vai contemplar idosos com idade a partir de 75 anos: Sat, 13 Mar 2021 16:21:01 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1508/?covid-19-proxima-fase-da-vacinacao-vai-contemplar-idosos-com-idade-a-partir-de-75-anos.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1508/?covid-19-proxima-fase-da-vacinacao-vai-contemplar-idosos-com-idade-a-partir-de-75-anos.html A secretaria municipal de Saúde informa que nos próximos dias começa a vacinação contra o coronavírus em idosos com idades a partir de 75 anos. Não é necessário ir até o CAIS – Hospital Hulha Negra para receber as doses da vacina. A aplicação da vacina será feita em casa, ou seja, profissionais da secretaria municipal de Saúde irão até as residências dos idosos beneficiados nesta fase. Assim como ocorreu na fase anterior, a vacinação contempla idosos na sede e no interior de Hulha.
Até o momento Hulha Negra recebeu 80 doses da vacina. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, as doses foram aplicadas nos profissionais linha de frente no combate a pandemia e idosos com idade a partir de 80 anos.
A Prefeitura de Hulha Negra salienta mais uma vez que as doses que chegaram até o município foram encaminhadas através do Governo Federal. A Administração Pública reforça que, neste momento, a maior vacina é a prevenção e pede que a população colabore evitando aglomerações, respeitando os protocolos de prevenção como: usar a máscara corretamente, lavar as mãos com água e sabão e fazer o uso do álcool em gel 70%, além de manter o distanciamento social.
]]>