RSS Hulha Negra - RS Notícias de Hulha Negra/RS Sun, 17 Oct 2021 14:07:40 -0300 Sun, 17 Oct 2021 14:07:40 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://hulhanegra.rs.gov.br/rss Sala do Empreendedor conquista prêmio durante o IV Seminário Estadual Brasil Mais Simples Thu, 07 Oct 2021 09:37:05 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1550/?sala-do-empreendedor-conquista-premio-durante-o-iv-seminario-estadual-brasil-mais-simples.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1550/?sala-do-empreendedor-conquista-premio-durante-o-iv-seminario-estadual-brasil-mais-simples.html Hulha Negra figurou entre as cidades que receberam a certificação da Sala do Empreendedor, categoria Bronze. O  reconhecimento foi concedido durante o IV Seminário Estadual Brasil Mais Simples, na Mercopar, em Caxias do Sul. A certificação é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) para reconhecer os esforços de melhoria e oferecer um atendimento ainda mais qualificado para os empreendedores locais.
Referências em locais de atendimento e solução de dúvidas de quem quer abrir um negócio ou legalizar a sua atividade, as Salas do Empreendedor tornaram-se conhecidas pela maneira simplificada e desburocratizada de atender, além de oferecer orientação e capacitação.
 
O objetivo desses espaços é colaborar para que o empresário possa contar com a facilidade de dirigir-se a um único local capaz de oferecer orientação e todos os serviços necessários para facilitar o surgimento de novas empresas, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais.
A Sala do Empreendedor de Hulha Negra faz parte do Projeto Capacitando para o Futuro, criado através da secretaria municipal de Assistência Social. A Sala oferece atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. ]]>
Hoje é celebrado o Dia do Prefeito Thu, 07 Oct 2021 09:07:06 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1549/?hoje-e-celebrado-o-dia-do-prefeito.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1549/?hoje-e-celebrado-o-dia-do-prefeito.html Eleitos a cada 4 anos para chefiar o Executivo local, os prefeitos são responsáveis por gerir os Municípios, zelando pela boa administração dos lugares onde vive nossa população. Em reconhecimento à grande responsabilidade da tarefa, em 6 de outubro é celebrado o Dia do Prefeito. 
Especialmente neste ano, onde as dificuldades de recursos se somam ainda à crise sanitária da pandemia da Covid-19, destaca-se a força dos gestores que, diariamente, têm de tomar decisões visando à manutenção dos serviços públicos e à qualidade de vida de seus munícipes.

Festa dupla

Além de 6 de outubro, também é comemorado o Dia do Prefeito em 11 de abril. Essa última data faz alusão ao dia em que foi criado o primeiro cargo de prefeito no Brasil - em 11 de abril de 1985, por meio da Lei 18, da então Assembleia Provincial Paulista.
No Senado Federal, tramita o  Projeto de Lei da Câmara 92/2017, aprovado pelos deputados federais, que define a comemoração anual do Dia do Prefeito em 11 de abril, para todo o país. A instituição da data comemorativa tem a proposta, entre outros objetivos, de criar “consciência em relação ao valor do Município para a organização política, social e econômica da nação”.
]]>
Hulha Negra registra dois novos casos positivos de covid-19 Tue, 05 Oct 2021 19:53:30 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1548/?hulha-negra-registra-dois-novos-casos-positivos-de-covid-19.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1548/?hulha-negra-registra-dois-novos-casos-positivos-de-covid-19.html
Depois de 26 dias sem registros de casos positivos da Covid-19, Hulha Negra volta alterar o quadro de dados do boletim epidemiológico. Na atualização desta terça-feira (05), o município divulgou dois novos casos positivos de coronavírus. Os resultados foram obtidos através de exames rt-PCR e teste de antígeno. Trata-se de duas crianças, uma com idade de três anos e a outra com oito anos. De acordo com o médico responsável pelo COE, as famílias e os contatos já estão sendo monitorados.
A secretaria municipal de Saúde reforça que são de extrema importância os cuidados pessoais (higiene de mãos, uso correto da máscara e distanciamento social) e também a observância de quaisquer sintomas devendo procurar imediatamente o atendimento médico.
]]>
Sala do Empreendedor de Hulha Negra recebe Certificação Estadual Tue, 28 Sep 2021 15:49:11 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1547/?sala-do-empreendedor-de-hulha-negra-recebe-certificacao-estadual.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1547/?sala-do-empreendedor-de-hulha-negra-recebe-certificacao-estadual.html Hulha Negra estará representada no IV Seminário Estadual Brasil Mais Simples, durante a 30ª Mercopar, a maior feira de inovação e negócios da América Latina. O evento será realizado no dia 6 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul.
Durante o encontro, será realizada a entrega da Certificação da Sala do Empreendedor, uma parceria do Sebrae RS com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O objetivo é reconhecer os esforços de melhoria desses espaços, que visam desburocratizar as rotinas empresariais e oferecer um atendimento ainda mais qualificado para os empreendedores locais.
A coordenadora da Sala do Empreendedor de Hulha Negra, Vanessa Meleiro, comemora mais um importante reconhecimento de nível estadual. “A Sala foi aberta em maio, ou seja, em apenas quatro meses já fomos agraciados com uma premiação em nível estadual. Isso mostra o quanto estamos comprometidos em prestar apoio aos empreendedores que investem na nossa comunidade”, destacou Vanessa.
A secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, comenta que a sala do empreendedor tem a missão de desenvolver políticas públicas que gerem renda, empregos e oportunidades. “Esse trabalho tem o foco de facilitar e apoiar o empreendedorismo. Estamos no caminho certo, sabemos o quanto podemos fazer mais e o quanto queremos e iremos fazer mais por Hulha Negra e seus empreendedores", ressalta a secretária.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, parabeniza os profissionais envolvidos com a gestão da Sala do Empreendedor e destaca que em quatro meses de funcionamento, Sala já realizou mais de 200 atendimentos. “É de extrema importância esse contato com nossos empreendedores, pois facilita para quem precisa de orientação, principalmente neste período de instabilidade econômica que vive o país”.

Sobre a Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor presta atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. A Sala faz parte do Projeto Capacitando para o Futuro, criado através da secretaria municipal de Assistência Social.O serviço oferece consultoria e tira dúvidas sobre a formalização do MEI, além de auxiliar na abertura de empresa pelo sistema de Microempreendedor Individual. Quem já é MEI pode utilizar o serviço para efetuar emissão de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), imposto de renda da empresa MEI, além de sanar diversas dúvidas em relação ao MEI. Outra vantagem oferecida através da Sala é a confecção de currículo. O Serviço oferece consultoria auxiliando na recolocação ao mercado de trabalho.
]]>
Prefeitura de Hulha Negra convida para Audiência Pública Tue, 28 Sep 2021 08:48:35 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1546/?prefeitura-de-hulha-negra-convida-para-audiencia-publica.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1546/?prefeitura-de-hulha-negra-convida-para-audiencia-publica.html A Prefeitura de Hulha Negra, por meio da secretaria municipal de Finanças, convida a população para participar da Audiência Pública para a apresentação do Relatório de Monitoramento da Gestão em Saúde, relativas ao 2º Quadrimestre de 2021. A Audiência acontece no dia 30 de setembro, às 14h, na Câmara de Vereadores de Hulha Negra. Já a apresentação do Relatório de Avaliação das Metas Fiscais, também referente ao 2º Quadrimestre de 2021, acontece na sequência, às 14h30.
]]>
Prefeitura realiza manutenção de estradas em vários pontos do município Thu, 23 Sep 2021 10:39:42 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1545/?prefeitura-realiza-manutencao-de-estradas-em-varios-pontos-do-municipio.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1545/?prefeitura-realiza-manutencao-de-estradas-em-varios-pontos-do-municipio.html
Hoje (23), a Prefeitura de Hulha Negra está realizando manutenção na estrada da comunidade Emanuel, na Trigolândia! A próxima etapa do patrolamento e encascalhamento vai contemplar a comunidade do Passo do Neto.
O responsável pelo setor de manutenção de estradas, Eder Pereira, informa que outra equipe está realizando manutenção nas estradas da Serra da Hulha.
Anteriormente a equipe realizou manutenção na estrada da Trigolândia. A equipe também realizou manutenção nas estradas do assentamento Estância Velha, parte da Comunidade Salvador Jardim, Nova Querência, e deu início no assentamento Potiguara, porém, suspendeu em razão do período de chuva. A equipe vai concluir no Potiguara e seguirá para os assentamentos Nova União e Alto Uruguai.
A estrada do Pampeano também recebeu manutenção em toda a sua extensão com levantamento de pontos baixos, regularização de curvas, além de poda.
]]>
Hulha Negra está há 14 dias sem registrar casos de contaminação da Covid-19 Wed, 22 Sep 2021 08:47:18 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1544/?hulha-negra-esta-ha-14-dias-sem-registrar-casos-de-contaminacao-da-covid-19.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1544/?hulha-negra-esta-ha-14-dias-sem-registrar-casos-de-contaminacao-da-covid-19.html O último caso foi divulgado no boletim epidemiológico do dia 8 de setembro. Apesar da diminuição dos casos positivos, a prefeitura de Hulha Negra alerta que a pandemia ainda não acabou e que não é hora de afrouxar os cuidados. “Somente com as atitudes de cada um de nós é que iremos evitar a propagação da doença. Para alcançarmos este objetivo é imprescindível a colaboração de todos”, destacou o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado.
Diante deste quadro, a Prefeitura reforça à comunidade, a necessidade de se manter os cuidados básicos para evitar o contágio do Coronavírus: use máscara, mantenha o distanciamento social, evitando a aglomeração, e sempre higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Cuide se os locais que frequentas estão com condições sanitárias de uso e se o limite na capacidade de ocupação é o correto.
A campanha reforça as medidas de prevenção mesmo após a fase emergencial da pandemia. O Coronavírus é altamente contagioso. A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de dois metros), por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, toque ou aperto de mãos, e ainda em objetos ou superfícies contaminadas. A iniciativa destaca a importância de todos continuarem se prevenindo. O engajamento da população é fundamental para evitar a propagação da doença e minimizar os efeitos do sistema de saúde.

Números oficiais
Conforme os dados do SES Vacinas, até o momento o município já aplicou 6417 doses da vacina contra o coronavírus, destas 3889 primeira dose, 2379 segunda dose e 1749 dose única.
Conforme os dados oficiais divulgados no boletim epidemiológico, deste o início da pandemia causada pelo coronavírus, Hulha Negra registrou 489 casos positivos para a Covid-19, totalizando 480 casos recuperados e 9 óbitos. O município aplicou cerca de 1,6 mil testes e registrou 1109 resultados negativos.
]]>
Prefeito acompanha início das aulas presencias em Hulha Negra Mon, 16 Aug 2021 11:24:04 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1543/?prefeito-acompanha-inicio-das-aulas-presencias-em-hulha-negra.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1543/?prefeito-acompanha-inicio-das-aulas-presencias-em-hulha-negra.html Na manhã desta segunda-feira, 16, o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, visitou a Creche Municipal Tia Elaine Bastos Oyarzabal e a Escola Municipal Monteiro Lobato. Acompanhado do secretário municipal de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Hector Bastide, o prefeito desejou boas-vindas para os alunos, professores e servidores em geral.  A visita ainda vai contemplar a Escola Municipal Auta Gomes, no Pampeano, e a Escola Municipal Nova Esperança, no interior do município.
O município conta com 753 alunos matriculados na rede municipal de ensino. A Escola Municipal Monteiro Lobato é a maior escola do município, com 451 alunos matriculados. As aulas presenciais no sistema híbrido iniciaram hoje (16.09) com 50% dos alunos por semana. As turmas foram divididas em duas e cada grupo comparece a escola em uma semana. os educandários estão equipados com totens com álcool em gel nas salas, e muito sabonete nos banheiros. A temperatura dos alunos é aferida, antes da entrada no transporte escolar e na escola. 
]]>
Abastecimento de água no reservatório da Igreja será normalizado nesta quinta-feira Thu, 12 Aug 2021 11:46:14 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1542/?abastecimento-de-agua-no-reservatorio-da-igreja-sera-normalizado-nesta-quinta-feira.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1542/?abastecimento-de-agua-no-reservatorio-da-igreja-sera-normalizado-nesta-quinta-feira.html Uma força-tarefa montada pela equipe de servidores da Prefeitura Municipal de Hulha Negra concluiu a operação de substituição da bomba de água do reservatório da Igreja Católica. No domingo, a bomba responsável pela sucção da água queimou e ficou trancada no poço artesiano inutilizando a retirada de água do poço.
O reservatório é responsável por abastecer quase metade da residência da Sede do município. Além de toda área próxima da Igreja Católica, o reservatório abastece o bairro Cidade Alta, Passinho, Vila Brasil, parte das avenidas Getúlio Vargas e Hugo canto, além de toda a extensão da Área Verde. O Poço artesiano tem capacidade para distribuir uma média de 4,8 mil litros de água potável por hora.
Na segunda-feira foi realizada a tentativa de retirar a bomba do poço, sem sucesso. Na terça-feira uma equipe técnica contratada pela Prefeitura Municipal esteve no local e, também não tiveram êxito em retirar a bomba, uma vez que o equipamento está submerso por mais de 50 metros. Na quarta-feira a equipe da Prefeitura trabalhou mais de 12 horas no local até conseguir solucionar o impasse.
Durante os dias em que a bomba permaneceu trancada, o reservatório foi abastecido por caminhão pipa para que as comunidades não ficassem desabastecidas, porém, a demanda do consumo de água foi maior que o abastecimento, uma vez que a Prefeitura ainda possui mais de 350 famílias que são assistidas com água potável no interior do município.
A secretária municipal de Agropecuária, Janice Silva da Silveira, explica que o abastecimento deve se normalizar por completo ainda nesta quinta-feira. Ela parabeniza os servidores da Prefeitura que foram incansáveis para solucionar o problema. A Administração Municipal agradece a compreensão da comunidade e destaca que “como o município é abastecido exclusivamente por poços artesianos, impasses desta magnitude podem ocorrerem alheios a nossa vontade”.
]]>
Mais duas Agroindústrias de Hulha Negra recebem certificação SIM Tue, 10 Aug 2021 08:47:56 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1540/?mais-duas-agroindustrias-de-hulha-negra-recebem-certificacao-sim.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1540/?mais-duas-agroindustrias-de-hulha-negra-recebem-certificacao-sim.html Aconteceu recentemente a entrega da certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para as agroindústrias Rancho Alegre e Sinuelo, ambas de Hulha Negra. Participaram o prefeito Renato Machado, a secretária de Agropecuária, Janice Silva, o chefe do SIM, Marcus Roberto Leitzke, o secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Antônio Hector Bastide Ramos, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Rodolfo Perske, e o extensionista rural

Agora, com as agroindústrias legalizadas, Márcia Outeiro , com a produção de ovos caipiras na Rancho Alegre, e o casal Manuel João e Gorete Domingues, com a elaboração do charque na Sinuelo, poderão comercializar seus produtos dentro e fora do município.

Perske analisa que o município de Hulha Negra tem trabalhado bem e em sintonia entre as Secretarias Municipais e a Emater/RS-Ascar, o que tem beneficiado o surgimento de novas agroindústrias familiares. Segundo Machado, Hulha Negra possui um grande número de agricultores familiares, por isso as agroindústrias servem para resgatar os dotes culinários passados entre gerações, garantindo a geração de renda. “O município e os nossos técnicos acreditam muito na Prefeitura, e o sucesso todo está nessa parceria que temos com a Emater”, analisa.

Janice explica que as mudanças trazidas pelas agroindústrias estão no aumento da produção, já que as famílias que trabalham com a agricultura familiar possuem uma nova maneira de produzir, comercializar e aumentar sua renda. Para o casal Domingues, a agroindústria veio para reinventar sua renda, já que o artesanato em lã ovina que produzem não é o suficiente durante o verão. “Eu me reinvento fazendo doce e pão, vendendo em porteira, indo à Bagé, levantando verba e de tijolinho em tijolinho conseguimos fazer o nosso segundo empreendimento, que é a agroindústria Sinuelo”, relata Miguel.

]]>