RSS Hulha Negra - RS Notícias de Hulha Negra/RS Tue, 20 Oct 2020 09:31:32 -0300 Tue, 20 Oct 2020 09:31:32 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://hulhanegra.rs.gov.br/rss Hulha Negra registra novo caso de coronavírus Mon, 21 Sep 2020 08:42:58 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1477/?hulha-negra-registra-novo-caso-de-coronavirus.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1477/?hulha-negra-registra-novo-caso-de-coronavirus.html Desde o dia 02 de setembro que o município não registrava um caso ativo do novo coronavírus. Apesar dos números de casos ativos se manterem zerados por vários dias, a Prefeitura de Hulha Negra, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta que a população deve continuar seguindo as normativas para evitar a contaminação.
Até o momento, Hulha Negra já realizou 298 testes PCR, com 253 resultados negativos, 31 resultados positivos e aguarda pelo resultado de 14 testes. Já os testes rápidos foram aplicados 243, com 234 resultados negativos e nove positivos.]]>
Hulha Negra se mantém sem casos ativos do novo coronavírus Wed, 09 Sep 2020 08:39:27 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1476/?hulha-negra-se-mantem-sem-casos-ativos-do-novo-coronavirus.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1476/?hulha-negra-se-mantem-sem-casos-ativos-do-novo-coronavirus.html Hulha Negra já realizou 278 testes PCR e 242 testes rápidos desde o início da pandemia causada pela Covid-19. Atualmente o município não registra nenhum caso ativo de contaminação do novo coronavírus.
Dos exames PCR que foram coletados, a Secretaria Municipal de Saúde de Hulha Negra aguarda pelo resultado de apenas seis amostras. A grande maioria dos resultados demoram até 15 dias para sua divulgação. É o caso dos últimos quatro resultados positivos para a Covid-19, cujo os pacientes já estavam recuperados quando receberam o resultado.
Como é que uma pessoa que foi contaminada pelo novo coronavírus é diagnosticado recuperado? Certamente você já fez essa pergunta. A maioria das pessoas que desenvolvem a Covid-19 têm apenas sintomas leves como tosse seca e febre, sendo ignorados pela maioria das pessoas.
Os casos médios desenvolvem uma síndrome gripal com dor no corpo, dor de garganta, dor de cabeça e fadiga, os graves além desses sintomas apresentam falta de ar. Alguns pacientes relatam ainda perda do olfato e do gosto dos alimentos. A tosse é inicialmente seca, mas algumas pessoas acabam tossindo também muco, contendo células pulmonares mortas pelo vírus. Os sintomas leves, em sua grande maioria, são tratados em casa com fórmulas caseiras, água e analgésico. Para estas pessoas, o tempo de recuperação parece ser rápido: a febre costuma baixar em menos de uma semana, embora a tosse perdure por mais tempo.
Uma análise da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre dados de pacientes chineses aponta que, nesses casos, a recuperação ocorre, em média, em duas semanas.
Portanto, 14 dias a partir do primeiro sintoma, o paciente é considerado recuperado. Já para pacientes assintomáticos, a Secretaria Municipal de Saúde de Hulha Negra utiliza os 14 dias, como parâmetro, após o resultado do exame.
Até o momento Hulha Negra registrou 39 casos positivos da doença. Desse número, o município contabilizou um óbito e 38 pacientes recuperados.
]]>
Hulha Negra lança Cadastro Municipal de Cultura Thu, 27 Aug 2020 11:08:28 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1475/?hulha-negra-lanca-cadastro-municipal-de-cultura.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1475/?hulha-negra-lanca-cadastro-municipal-de-cultura.html A Prefeitura Municipal de Hulha Negra, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, lança a partir desta quinta-feira, 27, o Cadastro Municipal de Cultura – CMC. A iniciativa pretende criar uma base de dados dos profissionais e instituições da área artística e cultural, e por tanto vem tornar público o processo de cadastro de pessoas físicas e jurídicas, espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, organizações culturais comunitárias, cooperativas e instituições culturais, que atuam na área da cultura e residem no município.
O objetivo é implantar e manter atualizado um banco de dados de artistas, profissionais e instituições de arte e cultura, para mapeamento das manifestações culturais, das atividades artísticas, equipamentos culturais da cidade e dos meios de produção ligados à economia criativa realizados no município. Além disso, visa aproximar de forma democrática os profissionais de cultura que tenham o intuito de desenvolver a cultura local, fomentar a produção artística e a geração de indicadores culturais em nosso município.
Além disso, a ferramenta vai possibilitar que esse público alvo seja beneficiado, em breve, pelos recursos da Lei nº 14.017/2020, chamada de Lei Aldir Blanc, que foi criada com o intuito de promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia do COVID‐19.

Quem pode se inscrever?
O Cadastro está disponível em duas versões: CMC Profissionais, destinado ao cadastramento dos profissionais ligados à área cultural (pessoas físicas); e CMC Entidades, destinado ao preenchimento das informações das entidades responsáveis pelos espaços culturais no Município (pessoas jurídicas).

Como se inscrever?
O cadastro será realizado através do link disponibilizado no site da Prefeitura Municipal de Hulha Negra, hulhanegra.rs.gov.br, onde os interessados deverão preencher o formulário disponível, com informações básicas, o segmento a que pertencem, dados para contato e informações a respeito do trabalho que desenvolvem. O documento estará disponível durante o período de 27 de agosto a 18 de setembro de 2020.

]]>
Mais dois casos positivos para a Covid-19 foram registrados em Hulha Negra Mon, 17 Aug 2020 20:36:16 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1474/?mais-dois-casos-positivos-para-a-covid-19-foram-registrados-em-hulha-negra.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1474/?mais-dois-casos-positivos-para-a-covid-19-foram-registrados-em-hulha-negra.html Mais um caso de covid-19 confirmado em Hulha Negra. Mon, 17 Aug 2020 20:34:09 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1473/?mais-um-caso-de-covid-19-confirmado-em-hulha-negra.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1473/?mais-um-caso-de-covid-19-confirmado-em-hulha-negra.html Já são 24 casos positivos para a covid-19 em Hulha Negra, desde o início da pandemia Thu, 13 Aug 2020 11:25:42 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1472/?ja-sao-24-casos-positivos-para-a-covid-19-em-hulha-negra-desde-o-inicio-da-pandemia.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1472/?ja-sao-24-casos-positivos-para-a-covid-19-em-hulha-negra-desde-o-inicio-da-pandemia.html O 24º caso identificado é de um trabalhador rural. O homem está em isolamento e os contatos já estão sendo monitorados. O Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) de Hulha Negra está investigando a linha de contágio. Nos últimos 30 dias, Hulha Negra registrou 17 casos positivos do novo coronavírus.
A Prefeitura pede aos hulhanegrenses o cumprimento das determinações para a prevenção ao coronavírus no município. O bom senso deve prevalecer no funcionamento do município, pois a população precisa manter suas necessidades básicas. Não esquecendo o distanciamento entre as pessoas e a higienização como prevenção.
]]>
Covid | Hulha Negra já soma 23 casos positivos Mon, 10 Aug 2020 19:16:04 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1471/?covid--hulha-negra-ja-soma-23-casos-positivos.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1471/?covid--hulha-negra-ja-soma-23-casos-positivos.html Mais um caso positivo para a covid-19 é registrado em Hulha Negra. O 23º caso positivo, desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, é de um homem. Ele já estava em isolamento e aguardava pelo resultado do exame. A família já realizou os testes e aguardam o resultado em isolamento.
Até o momento, Hulha Negra tem 14 pessoas monitoradas sem sintomas do novo coronavírus e 52 pessoas monitoradas com síndrome gripal. O município registra 176 testes PCR realizados, com 112 resultados negativos e 17 resultados positivos. No total, foram realizados 231 testes rápidos que resultados em 225 negativos e seis positivos para a covid-19. O município tem três casos em recuperação e 19 pessoas recuperadas.
A Secretaria Municipal de Saúde de Hulha Negra, explica que os resultados de alguns exames PCR estão demorando mais que o normal, isso em razão da grande quantidade de exames que são analisados em Porto Alegre. Por esse motivo, alguns exames são enviados para análise nos estados do Paraná e o no Rio de Janeiro.
]]>
Hulha Negra registra mais um caso positivo de coronavírus Mon, 10 Aug 2020 10:42:19 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1470/?hulha-negra-registra-mais-um-caso-positivo-de-coronavirus.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1470/?hulha-negra-registra-mais-um-caso-positivo-de-coronavirus.html Duas crianças, de três e nove anos, testam positivo para a Covid-19 em Hulha Negra Thu, 06 Aug 2020 20:29:49 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1469/?duas-criancas-de-tres-e-nove-anos-testam-positivo-para-a-covid-19-em-hulha-negra.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1469/?duas-criancas-de-tres-e-nove-anos-testam-positivo-para-a-covid-19-em-hulha-negra.html

Duas crianças testaram positivo para o novo coronavírus em Hulha Negra. A linha de contágio de uma menina de três anos é a mãe. O outro caso é de uma menina de nove que aguarda pela identificação da linha de contágio. As famílias estão em isolamento social e aguardam pelo resultado de exames. Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, Hulha negra registrou 21 casos positivos para a Covid-19.

Hulha Negra aguarda pelo resultado de 44 exames PCR que estão sendo avaliados. A Secretaria Municipal de Saúde explica que alguns resultados de exames PCR demoram mais que normal, em razão do aumento no número de exames. Com o Projeto Testar RS, surgiram mais laboratórios que estão prestando atendimentos no Paraná e no Rio de Janeiro. Os exames de crianças, idosos e internados, por exemplo, são realizados no Lacen, em Porto Alegre, já os outros passam por uma triagem e seguem para outros Estados (Rio e Paraná).

Desde o início da pandemia, Hulha Negra realizou 156 testes PCR, e destes, 97 apresentaram resultados negativos e 15 tiveram o resultado positivo para a Covid-19. Até o momento foram aplicados 231 testes rápidos, com 225 resultados negativos e seis positivos. O quadro divulgado nesta quinta-feira (06) ainda apresenta dois pacientes em recuperação e 18 recuperados. O município registrou um óbito em decorrência da Covid-19.

]]>
Hulha Negra será contemplada com açudes para reserva de água Mon, 03 Aug 2020 10:41:22 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1468/?hulha-negra-sera-contemplada-com-acudes-para-reserva-de-agua.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1468/?hulha-negra-sera-contemplada-com-acudes-para-reserva-de-agua.html Com objetivo de amenizar os impactos da falta de chuvas que atinge a região frequentemente, o município de Hulha Negra será contemplado com a construção de dez açudes destinados a reserva de água. Os reservatórios serão construídos por meio do Programa Estadual de Apoio a Ampliação da Infraestrutura Rural Edição 2020. O anúncio está sendo feito em parceria entre o escritório da Emater de Hulha Negra, Prefeitura Municipal de Hulha Negra e Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seap-DR).
De acordo com a Emater, o programa está contemplando municípios que tiveram Decreto de Emergência devido à Estiagem Homologado. Os dez açudes serão construídos com escavadeiras hidráulicas contratadas pelo Governo do Estado, podendo ser barrados ou escavados, sem contrapartida financeira para os produtores beneficiados.
O público potencial a ser beneficiado pelo programa, inclui agricultores familiares com Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP ativa, produtores assentados da reforma agrária, comunidades indígenas, comunidades remanescentes de quilombos e pecuaristas familiares caracterizados pela Lei 13.515/2010.
REQUISITOS – O chefe do escritório da Emater Hulha Negra, Guilherme Zorzi, ressalta, porém, que os produtores interessados devem se enquadrar em alguns critérios para fins de evitar aglomerações no dia das inscrições.
– Exploração de área máxima de 4 módulos fiscais ou até 112 hectares no caso do município de Hulha Negra;
– Uso de mão de obra predominantemente familiar na condução das atividades ou contratação de mão de obra em número máximo equivalente ao número de membros da unidade familiar;
– Residir no estabelecimento rural ou em local próximo;
– Ter a renda bruta anual da unidade familiar de até R$ 415 mil nos últimos 12 meses, incluindo nestes valores eventuais rendas provenientes de empregos com carteira assinada e todas as vendas da produção comprovadas pelas notas do talão de produtor;
– Se algum membro da unidade de produção familiar possuir emprego com carteira assinada, mesmo que temporário, e mesmo que atualmente não esteja mais trabalhando, mas esteve sob regime de carteira assinada nos últimos 12 meses, o valor dos salários não pode ser maior do que 50% da receita bruta da unidade familiar. Ou seja, é permitido que os produtores tenham emprego com carteira assina, mas as receitas agropecuárias devem ser de pelo menos 50% do total das receitas geradas nos últimos 12 meses.
– Produtores assentados da reforma agrária que não estejam regulares não poderão acessar os benefícios do Programa.
– Pecuaristas familiares por definição de Lei Estadual são produtores que: tenham como atividade predominante a cria ou recria de bovinos e/ou caprinos e/ou ovinos com a finalidade de corte; utilizam produção trabalho predominantemente familiar, podendo utilizar mão de obra contratada em até 120 dias por ano; explorem estabelecimentos rurais com área total, contínua ou não, de até 300 hectares; tenham residência no próprio estabelecimento ou em local próximo a ele; tenham renda de no mínimo 70% proveniente de atividade pecuária e não agropecuária do estabelecimento. A elaboração da Declaração de Aptidão ao Pronaf
– DAP e a Declaração de Pecuarista Familiar podem ser feitas de forma gratuita nos escritórios da Emater, bem como nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Zorzi destaca também, que não podem ser contemplados com os açudes, produtores rurais que foram beneficiados com qualquer programa operacionalizado pela Seap-DR que envolva construção de açudes ou aquisição de equipamentos de irrigação nos últimos dois anos.
APROVAÇÃO – A indicação dos nomes dos produtores contemplados deve ser aprovada em ata de reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder). Uma reunião está sendo convocada para a próxima quarta-feira (5), às 10h, no ginásio municipal.
Segundo a Emater, em definição prévia, ficou estabelecido que sete açudes serão destinados a produtores membros de Associações ou Cooperativas participantes do Comder e três açudes serão destinados a produtores que não tenham vínculo com essas organizações. “Para evitar aglomerações, interessados em participar do programa que não sejam sócios de Cooperativas e Associações devem se inscrever nos canais informados abaixo repassando nome completo, CPF e contato telefônico.
A lista dos inscritos será relatada aos membros do Conselho presentes na reunião para dar transparência ao processo e, posteriormente, será realizado sorteio para definição dos produtores beneficiados, incluindo suplentes para o caso de eventual impossibilidade dos titulares”.
A inscrição dos produtores que atendam aos critérios de enquadramento poderá ser feita presencialmente na Emater e Secretaria de Agropecuária de Hulha Negra, sendo obrigatório o uso de máscara. Também pelos telefones da Emater (53) 3249.1063 ou 999987324 e da Prefeitura (53) 3249.1013 – solicitando contato com a Secretaria de Agropecuária
]]>