RSS Hulha Negra - RS Notícias de Hulha Negra/RS Tue, 06 Dec 2022 15:40:40 -0300 Tue, 06 Dec 2022 15:40:40 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://hulhanegra.rs.gov.br/rss Convite Audiência Pública LOA 2023 Tue, 29 Nov 2022 13:17:01 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1634/?convite-audiencia-publica-loa-2023.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1634/?convite-audiencia-publica-loa-2023.html O Prefeito Municipal de Hulha Negra, Renato Machado, através da Secretaria Municipal de Finanças, convida a população para a Audiência Pública de Apresentação do Projeto de Lei Orçamentária - LOA para 2023. O evento será realizado no dia 05 de dezembro de 2022, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Hulha Negra.]]> Prefeitura de Hulha Negra investe em projeto esportivo para crianças e adolescentes Tue, 29 Nov 2022 08:36:02 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1632/?prefeitura-de-hulha-negra-investe-em-projeto-esportivo-para-criancas-e-adolescentes.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1632/?prefeitura-de-hulha-negra-investe-em-projeto-esportivo-para-criancas-e-adolescentes.html A administração Municipal de Hulha Negra entende que atividades em grupo proporcionam momentos de interação entre as crianças e adolescentes e melhoram as relações sociais, pois eles aprendem a conviver com as diferenças, lidar melhor com as frustrações, expressar as suas opiniões e trabalhar a empatia. Com base nestas afirmações, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, o Executivo Municipal mantém o Projeto Esporte Para a Vida.
O projeto contempla crianças e adolescentes no desenvolvimento da prática de futsal. O professor Lucas Garienti, treina com os alunos duas vezes por semana (terça-feira e quinta-feira), com horários divididos em várias turmas e categorias das 9h às 12h e das 14h às 17h, e, nestes períodos, intercalam rodas de conversa com a Psicóloga do Centro de Referência e Assistência Social, Luise Lopes.
Para fazer parte do projeto ou obter mais informações, basta fazer uma visita ao Cras, na Avenida Getúlio Vargas, 1644, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou através do telefone 53 3249 1283.

Participação em torneio regional
Na semana passada, a equipe de futsal sub 15, do Projeto Esporte Para a Vida, participou do Torneio Regional de Futsal organizado pela Escolinha Arena das Estrelas, no Ginásio do Centro Antoniano, em Bagé. Cinco cidades da região participarão do certame que reuniu 10 equipes e Hulha Negra conquistou a quarta melhor colocação.
A secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, a Maninha, parabenizou ou atletas lembrando que o objetivo do Programa é contribuir para o desenvolvimento da atividade motora cotidiana, melhorando a interação social, contribuindo intimamente para a saúde e o bem-estar. “Estamos formando atletas: Sim, mas o mais importante é ajudar na formação de crianças e adolescentes com bom caráter, que saibam muito sobre o respeito, sobre dividir, sobre amizade, que, acima de tudo, sejam pessoas de bem e que saibam sempre fazer o bem contribuindo para que tenhamos um mundo cada vez mais justo e melhor de se viver. Esta semana li o depoimento de um aluno a respeito do projeto e fiquei emociona. O aluno mencionou o quanto é importante participar do projeto e destacou o quanto esta participação está melhorando a sua vida na construção do seu caráter. Então, isso nos faz perceber que estamos no caminho certo e esse é o nosso objetivo maior”, destacou a secretária.
Maninha também destacou a importância da Administração Pública em apoiar iniciativas que trazem benefícios diretos para a formação social. “Estamos em um período onde tivemos alguns ajustes nos repasses de recursos do Governo Federal e, para manter os projetos em dia e em pleno funcionamento, a Administração Municipal continua fazendo investimento em recursos próprios para que a população não seja prejudicada, o nosso prefeito tem esse entendimento do quão é importante esse trabalho que fizemos em equipe e traz benefícios para a nossa população”, disse a secretária.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, reforça que os recursos aplicados em programas sociais são investimentos que beneficiam a população hulhanegrense. “Este é um dos nossos compromissos: investir em projetos que promovem a inclusão e interação, e que, acima de tudo, reforçam os sentimentos de companheirismo, de amizade, de respeito para que possamos construir uma sociedade mais humana”.
O prefeito ainda pontuou que o esporte contribui na melhoria do foco, concentração e memória, além de prevenir e ajudar a combater a depressão e a ansiedade, ampliando a capacidade de raciocínio. “Isto impacta diretamente na melhoria do desempenho escolar e na vida social. A prática regular de esportes ajuda a criar hábitos saudáveis desde a infância. Ajuda, também, a diminuir o tempo ocioso, momentos em que alguns adolescentes buscam outras atividades de entretenimento, como permanecer em frente ao computador e celular”, exemplifica.
]]>
Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, Hulha Negra realiza Exposição de Artes Visuais das escolas Tue, 29 Nov 2022 10:04:56 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1633/?em-homenagem-ao-dia-da-consciencia-negra-hulha-negra-realiza-exposicao-de-artes-visuais-das-escolas.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1633/?em-homenagem-ao-dia-da-consciencia-negra-hulha-negra-realiza-exposicao-de-artes-visuais-das-escolas.html A data costuma ser lembrada por meio de eventos públicos e escolares, visando a igualdade racial e eliminação do preconceito. Na segunda-feira (21), aconteceu em Hulha Negra, na Biblioteca Municipal Dra Nóris Paiva, a segunda etapa do projeto organizado pelas professoras Adriana Mendes e Renata Figueiredo com relação ao tema. O primeiro ocorreu em maio deste ano com exposição de trabalhos elaborados por alunos do pré ao 9º ano com o objetivo de conscientizar sobre a importância do negro e da cultura afro.
Segundo a professora Adriana, trabalharam professores e alunos que não participaram da primeira etapa. Acerca dos resultados da exposição, a professora avaliou de forma muito positiva. “A exposição foi muito linda, correspondeu a várias expectativas, principalmente a conscientização dos alunos e a comunidade sobre o significado da cultura negra, da história, da moda, alimentação e muito mais. No próximo ano letivo as culturas afro e indígena passam a ser incluídas de forma interdisciplinar”.
A Mostra ficou exposta para a visitação durante todo o dia e a Prefeitura de Hulha Negra, por meio da secretaria municipal de Educação e Cultura (SMEC), organizou para que todos os alunos da rede municipal tivessem a oportunidade de visitar a exposição. O sucesso do evento foi tão satisfatória que os materiais ficaram expostos por mais três dias, para que a comunidade também pudesse apreciar a arte.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Adriana Martinez Delabary, destaca que este tipo de atividade fará parte das ações escolares de maneira mais ampla, já para o próximo ano. No primeiro semestre será inserido atividades culturais e de pesquisa sobre os povos indígenas, por exemplo.

MAIS SOBRE A DATA – Zumbi foi morto nesta data em 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.
A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.
Com isso, o 20 de novembro se tornou a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil. Por essa razão, o Treze de Maio, data em que a abolição da escravatura aconteceu, foi deixado de escanteio. O argumento utilizado é que o Treze de Maio representa uma “falsa liberdade”, uma vez que, após a Lei Áurea, os negros foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público.
]]>
Secretarias de Saúde e Assistência Social são homenageadas em Hulha Negra Tue, 22 Nov 2022 09:19:51 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1631/?secretarias-de-saude-e-assistencia-social-sao-homenageadas-em-hulha-negra.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1631/?secretarias-de-saude-e-assistencia-social-sao-homenageadas-em-hulha-negra.html No dia 10 de novembro, por iniciativa do vereador Luiz Gustavo Dias, o Legislativo Hulhanegrense realizou uma Sessão Especial para homenagear as equipes das Secretarias de Saúde e Assistência Social do município. Na oportunidade, uma placa foi entregue para cada equipe, pela atuação dos profissionais nas campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul.
O secretário de Saúde, Volney Coelho Jorge, falou sobre a realização das duas campanhas de conscientização. “Podemos dizer que foi um sucesso, tanto aqui na cidade como no interior. Foi muito importante a conscientização entre as mulheres, e agora a conscientização entre os homens. Já estão sendo programados dias de atividades no Novembro Azul, e com certeza também será um sucesso da mesma forma que foi o Outubro Rosa”, afirmou.
Ademais, o secretário agradeceu a Luiz Gustavo pela homenagem. “Dizer o nosso muito obrigado, e com certeza teve o apoio dos seus colegas vereadores e presidência desta casa”, disse e enfatizou que estão sempre à disposição. “Queremos e sempre temos dado o melhor de nós”, finalizou. A secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, falou sobre a sua equipe. “Estamos lá como gestor, mas sempre tem aqueles que dão ideia na nossa equipe. Agradeço o convite da Secretaria de Saúde, para a realização do trabalho em rede que é muito importante para o município, pois quem ganha é a comunidade”, afirmou. Além disso, Elisete agradeceu o reconhecimento dos vereadores para as equipes, e afirmou que a homenagem é para todos.
]]>
Pequenos produtores de Hulha Negra poderão ter acesso à recurso para construção de cisternas Thu, 27 Oct 2022 10:47:00 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1629/?pequenos-produtores-de-hulha-negra-poderao-ter-acesso-a-recurso-para-construcao-de-cisternas.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1629/?pequenos-produtores-de-hulha-negra-poderao-ter-acesso-a-recurso-para-construcao-de-cisternas.html A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural divulgou o manual que contempla as diretrizes de programa referente ao eixo estratégico – Irriga+RS/Cisternas. Hulha Negra formalizará convênio com o Estado para a instalação de reservatórios em propriedades rurais locais. Interessados devem realizar a inscrição que abre hoje, 27/10 e encerra dia 03/11, diretamente na Secretaria Municipal de Agropecuária (das 8h às 14h), e no escritório municipal da Emater/RS-Ascar (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h).
Podem se inscrever pequenos produtores pecuários, pessoas físicas, que têm em sua atividade principal a produção leiteira, avicultura, suinocultura e produção de hortifrutigranjeiros, contemplando inclusive assentados da reforma agrária.
Os beneficiários deverão ter à disposição uma área de telhado para a captação de água das chuvas de, no mínimo, 100 m², assim como sistemas de calhas e canos instalados, até o início da execução dos serviços, para direcionar a água até os reservatórios.
Caberá ao técnico responsável pelos projetos de cada município validar os locais em que as cisternas serão instaladas. A Emater/RS-Ascar será a responsável pela elaboração dos projetos técnicos.
Cada município será beneficiado com a construção de três estruturas, com valor de R$ 21.066,07 por cada cisterna construída. Os municípios que ultrapassarem os valores destinados por beneficiário deverão aportar a diferença a título de contrapartida.
O objetivo é ampliar as estruturas de armazenamento de água para o auxílio na sustentabilidade das famílias do meio rural e minimizar os recorrentes quadros de estiagem. Agricultores que já foram contemplados nos últimos dois anos através de programas do Estado, não podem se inscrever. 
]]>
Realização de rota experimental visa o fomento do turismo rural em Hulha Negra Thu, 03 Nov 2022 08:10:00 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1630/?realizacao-de-rota-experimental-visa-o-fomento-do-turismo-rural-em-hulha-negra.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1630/?realizacao-de-rota-experimental-visa-o-fomento-do-turismo-rural-em-hulha-negra.html Prefeitura de Hulha Negra, por meio da Coordenadoria de Turismo, realizou na terça-feira (25), um encontro com representantes ligados ao turismo regional, com o objetivo criar a primeira Rota Turística Caminhos do Pampa de Hulha Negra. Foram visitados seis locais que farão parte da Rota em caráter experimental.
O dia começou com visitação na propriedade da família Ramos, onde foi servido um café colonial apresentando os produtos das agroindústrias de Hulha Negra. Na sequência aconteceu a visitação à Lagoa da Música, local histórico que fez parte da sangrenta Revolução Federalista de 1893.
O próximo ponto de visitação foi na agroindústria Queijaria Tambero, estabelecida na localidade de Olhos d`agua, no quilômetro 611, às margens da BR-153, de Luisa Brasil e o esposo Daniel. A propriedade tem em sua tábua dois queijos, o Coxilha e o Geada, ambos autorais. O Coxilha tem no mínimo três meses de maturação e sua casca é formada com fungos naturais da região. O Geada é um queijo mais jovem com fungos brancos.
O almoço foi servido da Estância Costa do Quebracho, de propriedade do casal Rubia Debus Stafford Brendler e Athos Minotto Brendler.  A propriedade já recebe turistas com visitas agendadas através de agências, principalmente aqueles em busca de turismo rural aliando ao turismo gastronômico, uma vez que na Estância são preservadas as tradições campeiras como a carne de cordeiro assada em fogo de chão.
A tarde a visitação recomeçou na Cabanha Dom Amado, na Trigolândia, propriedade do engenheiroa, Juliano Kalil Gonçalves. A Cabanha Dom Amado, desde a sua fundação em 2010, baseada em uma genética forte e consistente, vem trabalhando na seleção da Raça Texel, investindo e visando aprimorar suas características genéticas, fenotípicas e de produtividade. A Cabanha tem conquistado excelentes resultados nas principais feiras da raça e também à campo com produtividade em reprodução e produção de carne de qualidade, que é uma das principais características da raça.
O quinto ponto de visitação foi a propriedade do casal Gorete e Manuel Domingues, também na Trigolândia. Gorete enfatizou que trabalham na área a mais de uma década e que já participaram de inúmeras feiras. A Pillar Artesanato diversifica a produção em vestuários com a utilização de lã de ovelha, tais como blusões, casacos e ponchos. Já a agroindústria Sinuelo produz charque e linguiça campeira que são comercializados na região.
Encerrando a Rota, o sexto empreendimento visitado foi a Pousada Friedenau. Norberto e Denise Hartwig Barres recepcionaram os visitantes mostrando as dependências da Pousada, que conta com seis quartos com banheiro e sacada, além de diversas áreas com lareira e churrasqueira tipo parrilla.
O vice-prefeito e coordenador de turismo, Marco Igor Ballejo Canto, que recebeu o auxílio da secretária de Agropecuária Janice Silveira e do secretário de Obras Eder Pereira, pontua que o objetivo da rota experimental é que seja construída com o auxilio de entidades ligadas ao turismo, por esse motivo a equipe que participou do tour foi formada por representantes da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), historiadores, agências de viagem da Região, Emater, Legislativo hulhanegrense, representantes das agroindústrias e Conselho Municipal de Turismo (CMT) de Hulha Negra.
“Sabemos que muitas pessoas não conhecem Hulha Negra e lugares maravilhosos que podem ser conhecidos e integrar uma rota turística. Novas reuniões serão realizadas para debates mais específicos quanto a investimentos necessários e organização dos pacotes de viagens com as agências”, disse Igor, salientando o papel fundamental da Emater em todo o processo, desde a criação do Conselho de Turismo e integração do município no Mapa do Turismo do Estado.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, avalia com grande relevância a parceria com todas as entidades e propriedades para fomentar o turismo do município. “É muito importante fomentar o turismo do nosso município. Essa ação para criar a primeira rota turística de Hulha Negra ajuda a preparar os nossos produtores para que possam receber turistas apresentando o potencial do nosso município”, frisou.
]]>
Sala do Empreendedor de Hulha Negra conquista prêmio do SEBRAE/RS Thu, 20 Oct 2022 12:53:46 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1627/?sala-do-empreendedor-de-hulha-negra-conquista-premio-do-sebraers.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1627/?sala-do-empreendedor-de-hulha-negra-conquista-premio-do-sebraers.html Referência em desburocratização e suporte aos empreendedores em todo o Rio Grande do Sul, as Salas do Empreendedor foram reconhecidas na premiação aconteceu durante a programação da maior feira de indústria e inovação da América Latina, a Mercopar 2022, que acontece durante esta semana em Caxias do Sul. O troféu foi entregue à equipe da Sala do Empreendedor pelo gerente de políticas públicas SEBRAE - Norte/RS, Patric Strapazzon, e pela gerente regional do Sebrae RS, Silvana Berguemmaier.
O processo de certificação entregou troféus para 119 cidades que se destacaram na excelência do atendimento a empreendedores locais. Hulha Negra manteve o troféu Bronze, uma excelente conquista para o município, conforme avalia a secretária de Assistência Social, Elisete Brasil. “É uma satisfação para todos nós. A Sala do Empreendedor tem alcançado seus objetivos e cada vez mais tem contribuído para que os empreendedores deixem a informalidade e, desta forma, estamos contribuindo para o desenvolvimento empresarial e econômico do município”, destacou a secretária.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, ressaltou a importância do engajamento de toda equipe. “É uma conquista coletiva. Parabenizamos todos pelo empenho, dedicação e seriedade como estão conduzindo os trabalhos, sendo prezando pelo bom atendimento a todos os microempreendedores. Quem ganha com as ações bem desenvolvidas é a nossa Hulha Negra”.
Em Hulha Negra, a Sala do Empreendedor é coordenada pela servidora Elisandra Moura Aires e pela atendente, Emanuelli Espinosa Portella. Elas informam que nos últimos três meses foram formalizadas 18 MEIs e que a média mensal é de 50 atendimentos. Hulha Negra conta com aproximadamente 200 MEIs.

Sobre a Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor presta atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A Sala faz parte do Projeto Capacitando para o Futuro, criado através da secretaria municipal de Assistência Social. O serviço oferece consultoria e tira dúvidas sobre a formalização do MEI, além de auxiliar na abertura de empresa pelo sistema de Microempreendedor Individual. Quem já é MEI pode utilizar o serviço para efetuar emissão de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), imposto de renda da empresa MEI, além de sanar diversas dúvidas em relação ao MEI. Outra vantagem oferecida através da Sala é a confecção de currículo. O Serviço oferece consultoria auxiliando na recolocação ao mercado de trabalho.
]]>
Prefeito Renato Machado recebe Troféu Obirici categoria Platina Thu, 20 Oct 2022 08:36:46 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1626/?prefeito-renato-machado-recebe-trofeu-obirici-categoria-platina.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1626/?prefeito-renato-machado-recebe-trofeu-obirici-categoria-platina.html

O prefeito de Hulha Negra, Carlos Renato Teixeira Machado, recebeu o Troféu Obirici, em evento realizado no Clube do Comércio, em Porto Alegre. A premiação, idealizada pelo jornalista e colunista Saul Junior. O evento traz no histórico o reconhecimento ao trabalho de grandes personalidades e lideranças do Rio Grande do Sul. O troféu é dividido em três categorias: bronze, ouro e platina, e o prefeito recebeu o prêmio máximo, na Categoria platina. Apenas Machado, foi um dos 497 chefes de Executivo gaúchos agraciados nesta edição.

O Evento que está em sua 27ª edição e é uma das mais conceituadas premiações do Rio Grande do Sul, entregue a um seleto grupo de gaúchos, o qual premia personalidades, lideranças e profissionais de diversas áreas e de diversos municípios, que fazem a diferença e ajudam a construir o desenvolvimento do estado.

O Clube Comercial de Porto Alegre, a empresa Lester C & M em conjunto com um grupo de jornalistas coordenados por Saul Junior, neste ano indicaram ao prêmio muitas personalidades que se destacaram no âmbito social, onde a parte profissional ficou interligada ao trabalho voltado a comunidade.

“Receber o Troféu Obirici é uma honra. Um reconhecimento não só ao meu trabalho, mas ao trabalho de toda nossa equipe que está sempre engajada em servir Hulha Negra, afinal, estamos aqui para servir nossa população e não para ser servido. Somo servidores do povo. Além de ser uma conquista importante, a premiação reforça ainda mais o nosso compromisso em buscar sempre a excelência. Esse prêmio é nosso”, destacou o prefeito.

]]>
CAIS ESF Urbano conquista Selo Bronze do 1º Ciclo da Rede Bem Cuidar RS Tue, 18 Oct 2022 08:35:48 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1625/?cais-esf-urbano-conquista-selo-bronze-do-1o-ciclo-da-rede-bem-cuidar-rs.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1625/?cais-esf-urbano-conquista-selo-bronze-do-1o-ciclo-da-rede-bem-cuidar-rs.html A Unidade de Saúde CAIS – ESF Urbano, de Hulha Negra, recebeu o Selo Bronze do 1º Ciclo da Rede Bem Cuidar, da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) agora é certificada como Unidade Básica Amiga do Idoso – Selo Bronze. Este programa é um incentivo para qualificar o atendimento dos pacientes na área de atenção à saúde. O certificado foi concedido aos municípios que alcançaram os indicadores obrigatórios.
O secretário municipal de Saúde, Volnei Jorge, e a enfermeira Carla Lugo, participaram do evento da Rede Bem Cuidar, em Bagé, onde recebeu o certificado que foi entregue pela secretária Estadual Saúde, Arita Bergmann, e pela gerente da Rede Bem Cuidar, Janice Lima.
O secretário municipal de Saúde, ressalta que o reconhecimento é uma forma de valorização do empenho e da dedicação da equipe. “Agora, vamos em busca do Selo Prata e, mais para a frente, do Ouro. Ficamos muito lisonjeados em poder desenvolver o programa na nossa unidade e estamos sempre em busca de proporcionar um melhor atendimento para a população”, avalia o secretário.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, destaca que a unidade CAIS foi contemplada pela gestão para participar do programa, que é dividido em eixos temáticos, sendo que a primeira etapa foi voltada à pessoa idosa. “Para obter o reconhecimento de Selo Bronze, a secretaria municipal de Saúde executou vários critérios do programa, voltados para o público idoso. Foram realizados processos e implementação de ações para conquistar este reconhecimento. Hulha Negra está de parabéns”, ressalta o Prefeito.
 
Conheça o programa Rede Bem Cuidar RS e Você
A Rede Bem Cuidar RS e Você (RBC/RS) busca qualificar as ações de saúde prestadas ao cidadão gaúcho, a partir de um olhar atento às suas necessidades. O processo se dá de forma dialogada com a comunidade atendida pela equipe Bem Cuidar de seu município, visando um espaço acolhedor e com uma atenção focada, neste primeiro ciclo, na promoção do envelhecimento saudável da população e no enfrentamento dos novos desafios impostos pela pandemia.
A RBC/RS integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS).
Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha.
]]>
Outubro Rosa: Prefeitura de Hulha Negra realiza ações no mês de conscientização sobre câncer de mama Mon, 17 Oct 2022 10:48:12 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1624/?outubro-rosa-prefeitura-de-hulha-negra-realiza-acoes-no-mes-de-conscientizacao-sobre-cancer-de-mama.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1624/?outubro-rosa-prefeitura-de-hulha-negra-realiza-acoes-no-mes-de-conscientizacao-sobre-cancer-de-mama.html Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização, prevenção e diagnóstico contra o câncer de mama, a Prefeitura de Hulha Negra, através da secretaria da Saúde está promovendo uma grande ação de 17 a 29 de outubro. As atividades serão realizadas na sede e interior do município, com ações dos ESF Urbano e ESF Rural e com apoio das secretarias de Assistência Social, Educação e Cultura, e Agropecuária. O objetivo é promover informações sobre a prevenção do câncer e fortalecer a importância do auto cuidado, além de dispor de atendimentos para as mulheres.
Entre as atividades que serão desenvolvidas, estão na pauta palestras com a Aapecan, Dia de Ação pela Saúde da Mulher, realização de exames preventivos CP e exames de mamas, palestra com as enfermeiras dos ESF Urbano e Rural, cavalgada feminina, torneio feminino de futsal, apresentações de oficinas do CRAS, desfile de modas do comércio local e outras ações de prevenção.
ESF Rural
17/10 - 9h - Nova União - Dia de Ação pela Saúde da Mulher
20/10 - 9h - Nova Esperança - Dia de Ação pela Saúde da Mulher
21/10 - 9h - Palmeiras - Dia de Ação pela Saúde da Mulher
21/10 - 14h - CRAS - Palestra Aapecan
22/10 - Dia D Outubro Rosa - CAIS - 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Realização de Exames Preventivos CP e exames de mamas. Caso seja necessário, será solicitado exames de mamografia e eco mamária. Sorteio de brindes para as mulheres
Patrocínios: Spa Urbano, Márcia Kloppenburg, Studio Estética, Cíntia Borges e Salão Fascínio (Aline e Maria Eduarda)
ESF Urbano
25 e 27/10 - 18h - Credenciamento
18h30 - Palestra de Prevenção - 10 fichas atendimento médico e 06 fichas atendimento com a enfermeira com coleta de CP
26/10 - 14h - Câmara de Vereadores - Palestra com as enfermeiras dos ESF Urbano e Rural
29/10 - Evento de encerramento do Outubro Rosa - Ginásio Municipal
08h30 - Torneio Feminino de Futsal
13h30 - Entrega da premiação do torneio
14h15 - Apresentações Oficinas do CRAS
15h30 - Apresentação Rosane Fragas
16h - 1ª Cavalgada Feminina na avenida Getúlio Vargas
18h - Desfile de Modas das lojas do comércio local
*Durante à tarde teremos feiras, mateada e brinquedos para as crianças. Sorteio de brindes para as mulheres.
Patrocínios: Center Confecções, JP Materiais de Construção, Tati Lar, Veterinária Pampa, Mylli Modas, Alessandra Berger, Alessandra Garcia, Lojas Obino, Brechó Chick da Marcy, Bazar da Joice, Padaria Kloppenburg, Mercado Trak´n e Sicredi Hulha Negra.
]]>