RSS Hulha Negra - RS Notícias de Hulha Negra/RS Thu, 20 Jun 2024 20:18:07 -0300 Thu, 20 Jun 2024 20:18:07 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://hulhanegra.rs.gov.br/rss Gestão Municipal recebe nota A no Ranking Municipal do Tesouro Nacional Tue, 18 Jun 2024 13:35:06 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1755/?gestao-municipal-recebe-nota-a-no-ranking-municipal-do-tesouro-nacional.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1755/?gestao-municipal-recebe-nota-a-no-ranking-municipal-do-tesouro-nacional.html Hulha Negra recebe o selo A no Ranking Municipal do Balanço do Setor Público Nacional (BSPN).O ranking compara o desempenho de todos os municípios brasileiros e por meio dele é possível verificar o desempenho das cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais no envio de dados para o Tesouro Nacional, permitindo maior transparência e confiabilidade em relação aos dados, além do Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF).
O município, através da Secretaria Municipal de Finanças e seus servidores, obteve o 109º lugar no ranking nacional de qualidade de informação contábil e fiscal, avançando 2017 posições no ranking, em relação ao ano anterior.
O resultado foi comemorado pelo secretário municipal de Finanças, Gelson Luis Oyarzabal, que vê o município preparado para cumprir suas metas fiscais e contábeis e, com isso, permitir que o município possa se tornar cada vez mais transparente com os gastos públicos. ‘’Nosso município tem se destacado cada vez mais, e isso se deve ao empenho incansável de nossos servidores públicos, que diariamente se dedicam a oferecer serviços de qualidade à nossa população. Este resultado é uma demonstração clara de que estamos no caminho certo, trabalhando juntos em prol de um futuro melhor para Hulha Negra’’, destaca o secretário, ressaltando que esta conquista é fruto de um trabalho coletivo.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, comemora o excelente resultado e ressalta que o resultado é consequência de um trabalho transparente, eficiente e de gestão financeira da Administração Municipal.  ‘’Quero expressar minha gratidão a toda a equipe da administração municipal,  que tem se mostrado competente e eficiente na gestão dos recursos e na implementação de políticas públicas que visam o bem-estar de todos os nossos cidadãos. Nossos servidores são fundamentais para que possamos continuar crescendo e desenvolvendo nossa cidade. Este reconhecimento no ranking do BSPN não é apenas um motivo de orgulho, mas também um incentivo para continuarmos avançando, sempre buscando melhorar e inovar em nossas ações. Que este sucesso sirva como inspiração para que possamos alcançar resultados ainda mais significativos nos próximos anos’’, ressalta o prefeito.
]]>
Prefeitura informa: últimos dias para alistamento militar 2024 Tue, 18 Jun 2024 10:52:33 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1754/?prefeitura-informa-ultimos-dias-para-alistamento-militar-2024.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1754/?prefeitura-informa-ultimos-dias-para-alistamento-militar-2024.html A Prefeitura de Hulha Negra informa que o período regular de Alistamento Militar 2024 está chegando ao fim. Os jovens nascidos em 2006, independente do mês e do dia, têm até o dia 30 de junho de 2024 para realizar o Alistamento Militar obrigatório. Após o término do prazo legal, o cidadão estará sujeito a uma multa prevista na Lei do Serviço Militar (Lei N° 4.375 de 1964).
O alistamento militar pode ser realizado on-line pelo site https://alistamento.eb.mil.br/ ou presencialmente na Junta do Serviço Militar 164ª, localizada no Prédio do Poupatempo. Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento.

Pensando em facilitar o processo e evitar filas, o cadastro pode ser realizado de forma on-line, clicando aqui. Os jovens que optarem por se cadastrar presencialmente, devem ir até a Junta Militar, localizada no prédio em anexo a Secretaria Municipal de Agropecuária, na avenida Getulio Vargas, 1562.
]]>
Hulha Negra promove oficina de Técnicas no Preparo de Pães, Bolos, Cucas e Massas Caseiras Mon, 17 Jun 2024 13:56:33 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1753/?hulha-negra-promove-oficina-de-tecnicas-no-preparo-de-paes-bolos-cucas-e-massas-caseiras.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1753/?hulha-negra-promove-oficina-de-tecnicas-no-preparo-de-paes-bolos-cucas-e-massas-caseiras.html Com o objetivo de desenvolver o protagonismo feminino e promover a inclusão social, uma parceria da prefeitura de Hulha Negra com o Senac Bagé, promove o curso gratuito de Técnicas de Preparo de Pães, Cucas, Sonhos e Massas Caseiras. A parceria faz parte do projeto Qualifica RS, do Governo do Estado.
Durante o curso de 42 horas, as alunas tem a oportunidade de estudar diversas técnicas de preparo de massas e pães caseiros e artesanais seguindo as normas de boas práticas para a manipulação de alimentos. “Além de aprenderem uma nova opção de criação de fonte de renda, as participantes formaram vínculos, criaram networking e se fortaleceram como comunidade”, destaca o instrutor Juliano Munhoz.
O responsável pelo atendimento às prefeituras da região, Augusto Chaves, comenta da importância desta parceria. ‘‘É uma oportunidade grande e valiosa e que faz com que o Senac contribua de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico não só de Hulha Negra, mas de toda a região, ofertando educação de qualidade e, por consequência, formando profissionais capacitados impulsionando a empregabilidade regional’’.
O curso de Técnicas de Preparo de Pães, Cucas, Sonhos e Massas Caseiras deve ser encerrado no próximo mês. São 15 vagas que foram ofertadas e preenchidas exclusivamente por mulheres. Os cursos ofertados pelo Qualifica RS, em Hulha Negra, foram indicados através de uma pesquisa realizada pelo CRAS e por empresas do município, ao serem consultadas pelo Poder Público Municipal sobre as áreas em que havia maior déficit de trabalhadores.
A secretária municipal de Assistência Social, Elisete Brasil (Maninha), pontua que o curso fornece um oportunidade concreta para as mulheres da comunidade adquirirem habilidades que podem ser convertidas em uma fonte de renda. “A produção e venda de pães e massas artesanais podem se transformar em um negócio lucrativo, ajudando a melhorar a condição econômica das famílias envolvidas”, destaca a secretária.
Maninha ainda enfatiza que ao focar nas mulheres, o curso contribui para o empoderamento feminino. “Ele proporciona autonomia financeira e fortalece a autoestima das participantes, capacitando-as a iniciar e gerir seus próprios negócios. As participantes adquirem habilidades práticas em panificação e confeitaria, além de conhecimentos em gestão, marketing e vendas, essenciais para o sucesso de um empreendimento no setor alimentício. Inclusive, acreditamos que a introdução de novos negócios de pães e massas artesanais pode fortalecer a economia local, criando um ciclo virtuoso de produção e consumo dentro da própria comunidade. Pequenos negócios podem gerar empregos e estimular outras iniciativas econômicas”.
Conforme o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, oferecer cursos de qualificação é uma das bandeiras que sempre foram defendidas pela atual administração. “Ao capacitar os cidadãos, a prefeitura não só melhora a qualidade de vida da nossa população, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade como um todo. O curso de qualificação é uma iniciativa poderosa que promove o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade. Ao capacitar as mulheres e incentivá-las a criar fontes de renda adicionais, o curso desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade de vida e na construção de um futuro mais próspero e sustentável para todos os moradores da região’’.
]]>
Banrisul amplia prazo de suspensão para consignados Fri, 14 Jun 2024 08:42:36 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1750/?banrisul-amplia-prazo-de-suspensao-para-consignados.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1750/?banrisul-amplia-prazo-de-suspensao-para-consignados.html O Banrisul ampliou para seis meses a prorrogação das operações de crédito consignado (descontado em folha) contratadas pelos servidores municipais.
A medida prevê a suspensão na cobrança da folha por 180 dias. As parcelas passam a ter desconto em novembro.
Após Termo de Compromisso firmado entre Prefeitura de Hulha Negra e Banrisul, os servidores públicos de Hulha Negra podem suspender as próximas seis parcelas de empréstimos consignados, descontados em folha de pagamento, A medida permite que servidores efetivos da administração municipal, que possuem empréstimos em aberto, realizem a prorrogação do prazo de pagamento das parcelas.
Para adesão ao benefício o servidor deverá solicitar através do aplicativo. Quem já teria realizado a solicitação no aplicativo anteriormente deverá realizar novamente. As parcelas só voltarão a ser cobradas na folha de novembro deste ano. Conforme informado pela gerente da agência Banrisul de Hulha Negra, o aplicativo da instituição está sendo ajustado e apresenta indisponibilidade momentânea para realizar a operação.    
Essa iniciativa visa amenizar os impactos provocados pela crise climática, através do Programa Reconstruir RS. As parcelas suspensas serão incorporadas ao saldo devedor, com os devidos recálculos dos encargos e diluídos nas parcelas ao longo da operação, acrescentando em seis meses o vencimento final de cada operação.
Veja o passo a passo para o servidor aderir a suspensão do pagamento dos consignados.
No aplicativo do Banrisul.
Abrir opção “Empréstimos”.
Depois, a opção “Reconstruir RS”.
Acessar a opção “Crédito consignado municipal”.
]]>
EMEF Monteiro Lobato promove campanha de arrecadação de material escolar Thu, 13 Jun 2024 21:15:22 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1749/?emef-monteiro-lobato-promove-campanha-de-arrecadacao-de-material-escolar.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1749/?emef-monteiro-lobato-promove-campanha-de-arrecadacao-de-material-escolar.html Na semana em que a Escola Municipal Monteiro Lobato, na sede de Hulha Negra, celebra seus 62 de atividades no município, sua história se entrelaça com uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre. O começo deste cenário se deu quando a EMEF Monteiro Lobato recebeu um aluno vindo da EMEF David Riegel Neto, de Eldorado do Sul.
“A escola onde ele estudava ficou inundada pela água que chegou atingir a altura de 1,8m. A família deste aluno também foi atingida pela tragédia e eles vieram para Hulha Negra, pois já moravam aqui e tem parentes que moram aqui também. O aluno foi encaminhado para nossa escola, então ficamos conhecendo a situação da EMEF David Neto, já que foi preciso entrar em contato com a equipe diretiva de Eldorado do Sul para verificar os tramites para fazer a transferência do aluno”, explicou a diretora da EMEF Monteiro Lobato, Lilian Igure.
Associando as atividades comemorativas do aniversário da EMEF Monteiro Lobato, a equipe diretiva teve a ideia de compartilhar solidariedade, promovendo uma campanha de arrecadação de material escolar que serão doados para a escola de Eldorado do Sul. As doações já estão chegando e, quem quer participar, pode fazer a entrega dos materiais direto na EMEF Monteiro Lobato até sábado, dia 15 de junho.
“Desta forma, trabalhamos a solidariedade e empatia com os nossos alunos, que estão engajados na campanha para ajudar a quem precisa. O aniversário é da nossa escola, mas quem ganhará o presente será a EMEF David Riegel Neto’’, salienta a diretora lilian Igure. A arrecadação contempla todo tipo de material escolar. A escola fez uma lista de sugestão que inclui caderno, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola, lápis de cor, giz de cera, canetinha, régua, massinha de modelar, papel A4, estojo e mochila.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Adriana Martinez Delabary, informa que todas as doações arrecadadas serão entregues diretamente na escola de Eldorado do Sul. “As necessidades são urgentes e variadas, mas cada doação faz a diferença. A ajuda de nossa comunidade é fundamental para reconstruirmos sonhos e esperanças. Juntos, somos a força que transforma vidas. Vamos mostrar que a solidariedade não conhece fronteiras”, enfatiza a secretária destacando que a importância dessa campanha reside em vários aspectos. ‘‘Primeiramente, ao fornecer materiais escolares, estamos garantindo que os estudantes possam retomar suas atividades educacionais com o mínimo de interrupção possível. Muitos alunos perderam seus livros, cadernos, lápis e outros materiais essenciais durante a enchente, e sem esses recursos, seu aprendizado e desenvolvimento podem ser severamente prejudicados’’.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, relata que a tragédia trouxe consigo uma série de desafios para alunos e professores, destacando a necessidade urgente de assistência e apoio. O Poder Público entende que organizar uma campanha de arrecadação de materiais escolares é uma das maneiras mais eficazes de promover a solidariedade e ajudar a reconstruir o ambiente educacional afetado.
‘‘A campanha de arrecadação também serve como um exemplo inspirador, especialmente para as crianças e jovens que estão envolvidos, seja como doadores ou beneficiários. Ela ensina lições valiosas sobre empatia, generosidade e o impacto positivo que cada indivíduo pode ter na vida dos outros. Ver a comunidade se unir para apoiar essa causa nos dá uma sensação renovada de esperança e motivação. A solidariedade em ações como essa transcende a mera doação de bens materiais; ela representa um compromisso com o bem-estar e o futuro das crianças afetadas. Ao contribuir com materiais escolares, estamos investindo no futuro educacional dessas crianças, oferecendo a elas a chance de continuar seus estudos e alcançar seus sonhos, apesar das adversidades enfrentadas’’, destaca o prefeito.

EMEF David Riegel Neto
O Grupo Escolar David Riegel Neto foi criado em 1973. Após a emancipação municipal de Eldorado do Sul (08 de junho de 1988), no ano de 1989, em um novo prédio, a instituição, que foi nomeada como Escola Municipal de 1º Grau David Riegel Neto realizou o seu primeiro ano letivo, além de abrigar o primeiro Gabinete do Prefeito e a primeira Câmara Municipal de Vereadores de Eldorado.
A partir disso, a escola acolheu diversas atividades municipais como apresentações culturais e concursos públicos. No ano de 1994, o colégio sediou a Escola Estadual de Ensino Médio de Eldorado do Sul por 10 anos, quando a mesma recebeu seu prédio próprio.
Desde então, a EMEF David Riegel Neto faz parte da comunidade eldoradense. Muitos munícipes estudaram na escola e contribuíram para esta grande história. A frente desta instituição, sempre estiveram grandes profissionais nas equipes diretivas, corpo docente e funcionários. Atualmente, o colégio atende Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação para Jovens e Adultos).]]>
Saque-calamidade do FGTS já está disponível para Hulha Negra Fri, 14 Jun 2024 09:01:32 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1751/?saque-calamidade-do-fgts-ja-esta-disponivel-para-hulha-negra.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1751/?saque-calamidade-do-fgts-ja-esta-disponivel-para-hulha-negra.html A prefeitura de Hulha Negra informa que os trabalhadores residentes em Hulha Negra já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, decorrente das tempestades e chuvas intensas, deve ser feita por meio do Aplicativo FGTS ou nas agências do banco. A Situação de Calamidade foi reconhecida e homologada através do Decreto Municipal/Estadual 2.744/2024 e pela Portaria do Governo Federal 1966, publicada em 5 de junho.
Segundo a Caixa, o valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta. O prazo para solicitação de saque do trabalhador expira no dia 3 de setembro, sem previsão legal para prorrogação.
Para o secretário municipal de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Hector Bastide Ramos, a liberação deste recurso proporciona uma fonte rápida de recursos financeiros para as famílias afetadas, permitindo-lhes atender necessidades emergenciais, como a compra de alimentos, roupas, medicamentos e outros itens essenciais. “Ajuda na realização de reparos imediatos nas residências danificadas, além de possibilitar a compra de materiais de construção para reconstruir ou reforçar estruturas afetadas pela calamidade. A injeção de recursos do FGTS na economia local pode auxiliar na reativação do comércio e serviços, que também sofrem impactos negativos em situações de desastre”, pontua.
Já o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, reforça que a disponibilização dos recursos do FGTS pode contribuir para a segurança e bem-estar dos moradores, oferecendo um alívio financeiro que permite focar em outras questões urgentes, como a busca por um abrigo seguro ou a proteção da saúde familiar. “Considerando o cenário de calamidade decorrente das chuvas intensas e ventos, é uma medida fundamental para apoiar a população afetada, facilitando a recuperação e proporcionando um alívio financeiro em um momento de crise. Com a liberação do FGTS, os trabalhadores podem, inclusive, evitar a contração de dívidas em momentos críticos, já que têm acesso a um fundo que é direito deles e que pode ser utilizado para emergências”, destaca o prefeito.
 
Quem pode solicitar?
O trabalhador residente em área afetada por desastre natural que não dispuser de meios para comprovação do endereço residencial apresenta declaração de endereço própria, contendo nome completo, CPF, data de nascimento, endereço residencial completo, incluindo CEP, condicionada à verificação da veracidade da informação em cadastro oficial do Governo Federal.
 O Saque Calamidade permite ao trabalhador sacar até R$ 6.220,00 de cada conta de sua titularidade no FGTS, limitado ao saldo disponível, por motivo de necessidade pessoal, urgente e grave em caso de desastre natural (alagamentos, deslizamentos de terra, fortes chuvas etc.) que tenha atingido sua residência, após declaração oficial da Defesa Civil de seu município.
 
Como sacar?
Para ter acesso ao recurso, é necessário que o trabalhador tenha saldo na conta do FGTS.
Ao solicitar o saque no app FGTS, o trabalhador deve:
  • clicar em Meus saques;
  • clicar na aba Outras Situações de saques;
  • selecionar a opção Calamidade Pública;
  • selecionar o município de residência e clicar em Continuar;
  • escolher a forma de receber o FGTS (crédito em conta bancária, poupança, de qualquer banco ou saque presencial);
  • anexar os documentos necessários;
  • confirmar a solicitação;
Após o envio, a Caixa Econômica analisará a solicitação e, após aprovação, o valor será creditado em conta. O trabalhador solicitante deve acompanhar.
Os documentos necessários para o Saque-calamidade são:
  • documento de identidade – são aceitos RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passaporte – sendo necessário o envio frente e verso do documento;
  • selfie (foto de rosto) segurando o mesmo documento de identificação aparecendo na foto;
  • comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros) emitido até 120 dias antes;
  • na impossibilidade de apresentar o comprovante de residência, em razão dos alagamentos, o cidadão deverá apresentar uma declaração do município atestando que o trabalhador é residente na área afetada;
  • o trabalhador também poderá apresentar declaração própria contendo nome completo, CPF, data de nascimento, endereço residencial completo, incluindo CEP. Essas informações serão verificadas pela Caixa, nos cadastros oficiais do governo federal;
  • certidão de casamento ou escritura pública de união estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
 
 Dúvidas
Mais informações sobre o saque-calamidade podem ser obtidas no site oficial do FGTS. Caso necessário, os telefones de contato com a Caixa são os números 4004 0104 (para ligações feitas a partir das capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (nas demais regiões do país).
]]>
Governo Federal homologa decreto de Situação de Emergência de Hulha Negra Fri, 14 Jun 2024 10:04:55 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1752/?governo-federal-homologa-decreto-de-situacao-de-emergencia-de-hulha-negra.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1752/?governo-federal-homologa-decreto-de-situacao-de-emergencia-de-hulha-negra.html O Governo Municipal de Hulha Negra, em conjunto com Defesa Civil Municipal, informa que a Situação de Calamidade foi reconhecida e homologada através do Decreto Municipal/Estadual 2.744/2024, foi homologado pela União e pelo Estado, por meio da Portaria do Governo Federal 1966, publicada em 5 de junho.

As chuvas que atingiram Hulha Negra durante o mês de abril e maio causaram estragos principalmente nas estradas e acessos do interior, residências e no perímetro urbano, sendo necessário decretar situação de emergência.

O Estado do Rio Grande do Sul homologou, através do Decreto 57.638, de 24 de maio 2024, o Decreto Municipal de Situação de Emergência em Hulha Negra, na qual também foi reconhecido pela União através da Portaria de Reconhecimento Sumário nº 1966, de 05 de junho de 2024.
Confira o Decreto Municipal nº 2744/2024, de 14 de maio, e a Portaria Nº 1966 de 05 de junho de 2024 em anexo.

]]>
Prefeitura de Hulha Negra convida para Audiência Pública Mon, 20 May 2024 11:36:53 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1748/?prefeitura-de-hulha-negra-convida-para-audiencia-publica.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1748/?prefeitura-de-hulha-negra-convida-para-audiencia-publica.html A Prefeitura de Hulha Negra, por meio da secretaria municipal de Finanças, convida a população para participar da Audiência Pública para a apresentação do Relatório de Monitoramento da Gestão em Saúde (MGS), relativas ao 1º Quadrimestre de 2024. A Audiência acontece no dia 23 de maio, às 13h30, na Câmara de Vereadores de Hulha Negra. Já a apresentação do Relatório de Avaliação das Metas Fiscais, também referente ao 1º Quadrimestre de 2024, acontece na sequência, às 14h.

]]>
Prefeito decreta situação de emergência em Hulha Negra Thu, 16 May 2024 22:02:09 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1747/?prefeito-decreta-situacao-de-emergencia-em-hulha-negra.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1747/?prefeito-decreta-situacao-de-emergencia-em-hulha-negra.html A Prefeitura expediu, nesta terça-feira (14), o Decreto Municipal nº 2744/2024, que declara situação de emergência no Município que foi afetado por tempestade local/convectiva – chuvas intensas COBRADE 1.3.2.1.4, conforme a portaria nº 260/2022 – MDR. O Decreto tem a validade de 180 dias após a data da publicação.
A medida agiliza os procedimentos de resposta do Executivo e resguarda a prerrogativa de buscar recursos externos futuros, caso preciso. A decisão leva em conta que a ação dos ventos, superiores a 80km/h, causaram queda de árvores e falta de energia em várias área do município, gerando danos e prejuízos sociais e materiais.
O documento considera o excesso de chuvas intensas registrado no Município e que atingiu em grande extensão, tendo seu inicio no dia 25 de abril e que persistem até o momento, registrou-se 435 mm de chuva até o presente momento, ocasionando danos nas culturas de soja e milho, bem como na pecuária leiteira e de corte, não sendo diferente o prejuízo na apicultura;
O decreto aponta que as perdas significativas na cultura de soja, por exemplo, impactam de forma relevante a economia do Município, onde ocorre a perda da qualidade do produto a ser colhido em virtude do entrave de colheita, devido ao evento climático.
Conforme os dados apresentados pelo laudo da EMATER, da estimativa de perdas na produção Agropecuária, tendo em vista a última avaliação realizada nesta semana, o montante do prejuízo já chega a R$ 17.001.352,06, As perdas previstas são irreversíveis e conforme as condições climáticas atuais podem ser agravadas, aponta o laudo.
Conforme o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, o Decreto possibilita ao Município adotar medidas de resposta às demandas comunitárias com maior celeridade, além de assegurar a ampla mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, nas ações de contenção de danos, reabilitação do cenário e reconstrução; a convocação de voluntários para reforçar as campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre; e a autorização para que os agentes da Defesa Civil e demais autoridades administrativas ingressem nas casas para prestar socorro ou para determinar pronta evacuação, caso necessário.
]]>
SOS RS - Prefeitura de Hulha Negra faz primeira entrega de doações Sat, 11 May 2024 12:09:44 -0300 https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1746/?sos-rs---prefeitura-de-hulha-negra-faz-primeira-entrega-de-doacoes.html https://hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1746/?sos-rs---prefeitura-de-hulha-negra-faz-primeira-entrega-de-doacoes.html A Prefeitura de Hulha Negra, deu início a uma importante campanha de arrecadação para apoiar as vítimas da enchente no Estado do Rio Grande do Sul. Com milhares de pessoas afetadas, a ajuda humanitária é mais necessária do que nunca.
Mais uma vez a população hulhanegrense mostrou que a solidariedade faz parte da comunidade. Com a união de forças para auxiliar os municípios mais afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Secretaria Municipal de Assistência Social montou um ponto de arrecadação de donativos no CRAS, e a comunidade se mobilizou para contribuir com doações de itens essenciais.
Água, produtos de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis, calçados, agasalhos, cobertores e travesseiros. Diversas doações não pararam de chegar durante todos os dias. A Secretária Municipal de Assistência Social, Elisete Brasil, a Maninha, enfatizou a importância dessas contribuições. "Recebemos as doações da população e agora, após triagem, vamos fazer transportar até Bagé para que essas doações sejam encaminhadas para os centros de distribuições no Estado”, informou a secretária.
A organização e a ajuda de voluntários foram fundamentais, pois, assim que os alimentos chegavam, eram prontamente separados em sacolas econômicas, visando facilitar o processo de doação. O engajamento dos voluntários demonstrou a união e a solidariedade dos hulhanegrenses.
Maninha destacou que participação da comunidade é fundametal em momentos como este. "É muito importante essa ajuda, embora o município não tenha sido afetado pelas inundações. Somos privilegiados aqui, mas em outros lugares muitas pessoas precisam da nossa ajuda. Aproveito para fazer um agradecimento especial para todas as pessoas que nos auxiliaram para que essas doações fossem selecionadas, embaladas e transportadas até as pessoas necessitadas", declara.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, comenta que ser solidário com as pessoas afetadas pelas inundações no Estado é uma maneira de oferecer apoio emocional, material e financeiro durante momentos difíceis. “A solidariedade não apenas ajuda a suprir necessidades básicas, mas também promove um senso de comunidade e empatia, fortalecendo os laços sociais e mostrando que ninguém está sozinho nesse triste momento de adversidade. É inspirador ver a nossa comunidade de Hulha Negra se unindo em solidariedade para ajudar. A generosidade e o apoio mútuo são fundamentais nessas situações, e o espírito solidário demonstrado pela nossa população é um exemplo notável de muita empatia e compaixão”, destacou o prefeito.
A campanha de arrecadação continua e os donativos podem ser entregues no CRAS Hulha Negra, das 8h às 17h30 ou combinar horários alternativo  pelo telefone 53 249 1283.
]]>