A Prefeitura de Hulha Negra, através da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) formou mais um turma no curso de patchwork. O curso, que foi concluído no dia 8 de fevereiro, teve 32 horas de aulas teóricas e práticas, ministradas pela instrutora do Senar/RS, Rita Ariolina Campelo.
De acordo com a instrutora, durante o curso foram desenvolvidas técnicas de traçado e cópia de moldes para peças decorativas e peças utilitárias, classificação e característica dos tecidos e linhas, cálculos da metragem, preparo do tecido, disposição dos moldes sobre o tecido e corte do tecido, alinhavo e costura, uso adequado do ferro de passar roupas e cuidado com os tecidos.
O curso teve a participação de 10 mulheres que acrescentaram um novo aprendizado em seus currículos, objetivando mais uma possibilidade de aumentar a renda familiar.
“Serve, também, como forma de terapia ocupacional e entrosamento em grupos de amizade, em fim, consiste na satisfação pessoal por aprender, criar e produzir”, acredita a secretária de Assistência Social do município, Elisete Brasil, a Maninha.
Maninha destaca que além de agregar valor ao que é produzido, a capacitação é um resgate do trabalho feito por nossas mães, avós e bisavós. “Durante o curso eu vejo a satisfação das participantes, relembrando o que seus familiares faziam. Aprendendo, as alunas melhoram a estima e percebo que elas se sentem muito bem em saber que estão criando as próprias peças. Além disso, tem o aprendizado a custo zero e este é mais um benefício que o Cras proporciona a seus participantes”, acrescenta a secretária.
O vice prefeito e secretário de Saúde, Marco Igor Balejo Canto participou do encerramento da atividade e destacou que
“O Governo Municipal tem a preocupação de qualificar pessoas, para, desta forma, abrir novas portas no mercado de trabalho, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos Hulhanegrenses”.

Data de publicação: 22/02/2018