Em meio a falta de água potável, uma notícia boa para o município. O poço artesiano localizado próximo a rótula de acesso ao posto de combustíveis, e que estava desativado há pelo menos quatro anos, foi reativado. Uma equipe da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) trabalhou desde o início da semana na tentativa de destravar a bomba que suga a água a poço. Após várias tentativas não foi possível retirar a bomba. A alternativa então foi a de substituir a tubulação de aproximadamente 42 metros e colocar uma bomba nova.
De acordo com os técnicos responsáveis pela obra, a vazão inicial do poço era de cinco a seis mil litros por hora, porém a média diminuiu e a vazão ficou próxima aos três mil litros por hora. O prefeito Renato Machado comemorou a ação. “Parece pouco, mas é preciso comemorar, afinal são mais de 70 mil litros de água por dia”, disse o prefeito.
A equipe da prefeitura fez a ligação do poço até a caixa de água. Foram utilizados 90 metros de tubulação. Também foram colocados 42 metros de tubulação no interior do poço. O poço fornece em média três mil litros por hora. “É uma pequena parte se somado a quantidade de água que a população consome diariamente, mas temos que comemorar porque cada litro de água que entra na rede é de extrema importância”, disse o prefeito enfatizando que a população precisa colaborar fazendo o uso consciente da água potável.

Distribuição de água
Dois caminhões pipa e um trator pipa distribuem, diariamente, água potável em mais de 250 pontos no interior do município.  Além das entregas no interior a prefeitura realiza o abastecimento de água nas comunidades do Quebracho, Passinho, Serra da Hulha, Cachoeirinha e assentamento Santo Antônio. No bairro Floresta, por exemplo, na caixa de água que abastece o bairro é depositado diariamente uma média de 32 mil litros de água.

Data de publicação: 09/02/2018