A prefeitura de Hulha Negra concluiu a limpeza e manutenção no santuário de Iemanjá, na localidade do Quebracho, às margens da BR-293. A secretaria de Obras realizou o corte de grama de toda a área, poda, recolhimento do lixo, patrolamento de parte do entorno do santuário e aterramento de algumas áreas que sofreram com a erosão.
Centenas de fiéis são esperados e mais de 10 terreiros estão confirmados para o evento. A solenidade em homenagem à Rainha do Mar está prevista para sábado, às 23h.
De acordo com o presidente da Aeub, Delmar Medeiros, o  local conta com floreiras e estrutura específica para acender velas para que as pessoas não acendam dentro das grutas.
Medeiros ressalta que o santuário foi pintado e a Associação, juntamente com a prefeitura de Hulha Negra, irá trocar lâmpadas para fortalecer a iluminação no local. “O prefeito Renato Machado e sua equipe não medem esforços para a melhoria do local e realização da festa”, relata.
Ainda conforme o presidente, os terreiros começaram a chegar ao santuário ontem, mas a maioria deve se instalar a partir de sexta-feira. Ele ressalta que a festa recebe visitantes de toda a região.
A festa em homenagem a Iemanjá acontece anualmente e este ano deve reunir cerca de 2 mil visitantes. Há vários anos a Prefeitura de Hulha Negra tem sido a responsável pela limpeza do local e garante a estrutura organizada para a realização da festa.
“Essa festa é tradicional e reúne visitantes de toda a região. Já é um compromisso da nossa administração organizar o local e oferecer uma estrutura digna para abrigar os visitantes”, garante o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado.

Data de publicação: 30/01/2020

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra