No dia 29 de junho, a Prefeitura Municipal de Hulha Negra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), deu início à entrega de cestas básicas para as famílias atingidas pela estiagem, no interior do município. Até o momento, a força tarefa montada pela Prefeitura já fez a entrega de 500 cestas.
Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19), a Administração Pública optou por fazer as entregas dos alimentos na casa de cada contemplado. A ideia surgiu da necessidade de evitar aglomerações, caso fosse preciso retirar as cestas na sede da Smas, ou em locais definidos pela população, como as sedes dos assentamentos, por exemplo. A equipe de entrega obedece aos protocolos de segurança fazendo uso contínuo do álcool em gel 70%, uso de máscara e distanciamento social.
No total, o município adquiriu 1568 cestas de alimentos. Esse recurso é oriundo do Ministério do Desenvolvimento Regional - Defesa Civil Nacional. O restante das cestas será entregue até o fim deste mês, segundo o cronograma estabelecido pela Smas.

Situação de emergência
Em março, o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria publicada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu o decreto de situação de emergência de Hulha Negra. Na época, de acordo com levantamento elaborado pela Emater, no início do mês, as perdas do setor primário em Hulha Negra superaram R$ 13,7 milhões.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 10/07/2020