Renato diz que fechou 2021 com boas notícias e promete muito trabalho em 2022 em Hulha Negra

Na última edição impressa, o Tribuna do Pampa traz trouxe um conteúdo especial com entrevistas com os prefeitos de Hulha Negra, Renato Machado Pedras Altas, Bebeto Perdomo e Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga. Na oportunidade, os gestores fizeram um balanço das ações de governo realizadas durante o primeiro ano de mandato desta gestão. Também foram ressaltadas as dificuldades enfrentadas e feitas projeções para o ano de 2022. O jornal não obteve retorno do prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador até o fechamento desta edição.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado mesmo acometido pela Covid-19, juntamente com a esposa Darlene Gonçalves (eles tiveram alta no meio desta semana), não deixou de responder as perguntas enviadas pelo jornal, no sentido de fazer uma avaliação do ano governo em 2021 e as projeções para o ano que começa. O gestor avalia que apesar das dificuldades, a cidade encerrou o ano com boas notícias e que 2022, mesmo com uma arrecadação menor, será um ano de realizações e muito trabalho.
Confira, a seguir a entrevista.

TP – Como o sr. avalia o ano de 2021?
Renato – O ano termina com boas notícias. Encerramos 2021 com a inauguração do prédio da Rodoviária Municipal, uma obra muito esperada pela comunidade e de extrema importância. Aliado a entrega desta obra, ainda estamos comemorando a aprovação de um projeto que prevê a pavimentação de quase 9 mil m² de área. Foi mais um ano atípico, principalmente por ainda estarmos em meio a uma pandemia. Perdemos pessoas queridas para a Covid-19 e que deixaram um vazio irreparável. Trabalhamos muito para conseguir vacinar o máximo da nossa população e fomos incansáveis para controlar esse inimigo invisível. Repito, foi um ano atípico, mas, graças a Deus também tivemos muitas vitórias e por isso agradecemos a Deus.

TP – Quais foram as principais realizações e dificuldades durante o ano de governo?
Renato – Muito resumidamente podemos citar que tivemos progresso em todas as áreas do município. Na Educação conseguimos dar mais qualidade para nossos alunos, garantindo a compra de novos veículos para melhorar a frota escolar; instalamos ar condicionado em todas as salas de aulas de todas as escolas públicas do município e nos readequamos para voltar ao ano letivo de forma presencial. Atentos as medidas de proteção, de maneira gradativa estamos voltando de forma presencial com os programas da Secretaria de Assistência Social; avançamos com a Sala do Empreendedor, inclusive conquistando troféu pela qualidade de atendimento. Na parte de obras, literalmente transformamos a sede do município num canteiro de obras, pois avançamos bastante, pavimentando várias ruas e investindo em saneamento; adquirimos uma motoniveladora zero km; investimos em armazenamento e em redes de água potável e avançamos bastante no quesito agroindústrias. Organizamos vários projetos através da Secretaria de Administração e Planejamento e já estamos com vários projetos em andamento para esse ano, principalmente na área de infraestrutura. Na Saúde, aumentamos a frota de carros e adquirimos novos equipamentos, garantindo mais qualidade tanto para os servidores quanto para a população. E aqui vai um agradecimento aos nossos profissionais da área que não medem esforços para enfrentar a pandemia, principalmente no quesito vacinação, não medindo esforço para alcançar a meta de imunizar toda a população. Enfrentamos dificuldades, mas estamos trabalhando da melhor forma possível para atender nossa população. Somos servidores do povo e estamos aqui para servir. As condições nos obrigaram a emitir um racionamento de água, sabemos que a população sofre com essa ação, mas, é necessária. Porém, acreditamos que com o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) – que está em fase de construção da tubulação -, e com o uso consciente do recurso natural, vamos amenizar essa situação histórica de falta de água.

TP – Qual a situação financeira do município?
Renato – Mais um ano que concluímos com nosso caixa em dia, como pagamentos de todos em servidores em dia (geralmente adiantado) e com todos os fornecedores pagos. Investimos muito com recursos do caixa livre porque temos compromisso com o dinheiro público. Nossa equipe da Secretaria de Finanças, do Jurídico, todos trabalham conscientes que estamos administrando dinheiro público para servir a nossa comunidade. Neste ano que se inicia, já estamos sabendo que a arrecadação será menor. Uma das maiores empresas do município já emitiu o alerta de que fechou o ano com déficit e isso se reflete muito em nossa arrecadação.

TP – Qual a projeção para 2022 quanto a ações e melhorias para a cidade?
Renato – Então, o que se pode projetar para 2022 é um ano com muito trabalho. Não há como prever o que o futuro nos reserva, mas, estamos atentos e preparados para enfrentar mais um ano com muita força, com muito empenho e consciência tranquila de que queremos fazer o melhor por Hulha Negra. Vamos continuar avançando e que este seja um ano para se noticiar boas notícias.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 12/01/2022