Hulha Negra assina convênio para pavimentar novas ruas

Na noite desta segunda-feira, 17, o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, participou da cerimônia de assinatura do convênio Pavimenta. O evento foi realizado em Pelotas e contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, e do secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) Luiz Carlos Busato.
Hulha Negra foi contemplado com o valor estimado de R$ 1.235.239,96 e valor de repasse de R$ 800 mil e contrapartida da Prefeitura no valor de 435.239,96. A área total pavimentada será de 8.899,35m² e área de passeio de 3.401,17m². O projeto conta com pavimentação com blocos intertravado, passeio com acessibilidade e sinalização viária.
O projeto contempla a conclusão da pavimentação da rua Laudelino da Costa Medeiros (da ponte até a rua Sabino Loguércio), parte da rua Sabino Loguércio (entre a escola Dalva Conceição Medeiros e a avenida Getúlio Vargas), parte da rua Wanderlei Dorneles (ligação entre a avenida Getúlio Vargas e Laudelino da Costa Medeiros) e parte da rua Álvaro Lopes Brasil (ligação entre a avenida Getúlio Vargas e Laudelino da Costa Medeiros).
O prefeito Renato Machado comemora mais esta importante conquista para Hulha Negra. “Este ano, a exemplo do que foi em 2021, Hulha Negra será um canteiro de obras. Nunca se investiu tanto em saneamento e em pavimentação. Não tenho dúvidas de que esta obra vai facilitar a mobilidade urbana e elevar a qualidade de vida da comunidade e de quem trafega pelo local”, relata. O prefeito também elogiou o empenho dos servidores municipais que estiveram envolvidos para que o projeto fosse concluído em tempo e com excelência.
Pavimenta
O Pavimenta faz parte do programa Avançar, por meio do qual já foram anunciados mais de R$ 4,5 bilhões em investimentos em diferentes áreas. O governador destacou que a retomada na capacidade de investimentos do Estado só foi possível com o enfrentamento da agenda de reformas, que encontrou apoio na Assembleia Legislativa. De acordo com o governador, essa capacidade vem em benefício dos municípios.
“Sempre tive a convicção de que as cidades precisam ser apoiadas para se tornarem lugares melhores, uma vez que é ali que a população vive. Defendo que o Estado precisa ser mais presente, dando suporte para os governos municipais. E com o Pavimenta, abrimos a oportunidade para que os municípios enviassem os projetos e indicassem quais eram as suas necessidades, as suas prioridades, para que o Estado aportasse recursos naquilo que vai gerar transformação nas comunidades”, disse Leite.
O Pavimenta beneficia projetos de infraestrutura rodoviária incluindo obras de pavimentação (asfalto ou bloco de concreto), terraplenagem, drenagem, microdrenagem (meios-fios, bocas-de-lobo e redes), sinalização e acessibilidade. O objetivo é incentivar a cultura e o turismo, acesso a bens, serviços e equipamentos públicos e aprimorar as condições para escoamento da produção, melhorando, por consequência, a qualidade de vida de todos os cidadãos.
Conforme o titular da Sedur, Luiz Carlos Busato, o valor inicial para o programa cresceu devido à qualidade dos projetos. “Com muita articulação e trabalho técnico, o governo do Estado conseguiu ampliar os recursos do Pavimenta, que inicialmente seriam de R$ 60 milhões, para quase R$ 370 milhões”, destacou.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 17/01/2022