Almejando estabilidade nas produções de agricultores e pecuaristas diante dos recorrentes quadros de estiagem no Estado, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul desenvolveu o Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural. Agora, por meio do eixo estratégico Irriga + RS, produtores podem se inscrever para a abertura de novos açudes.
Hulha Negra, que já tem a situação de emergência em virtude da estiagem homologada pelo Estado, será um dos municípios gaúchos beneficiados. Neste sentido, dez produtores que atenderem aos critérios serão selecionados e receberão o benefício para a abertura de novos açudes, os quais deverão ter como finalidade exclusiva a irrigação e a destinação animal.
As inscrições já estão abertas e os produtores hulhanegrenses têm até às 12h desta sexta-feira (25), para manifestarem interesse junto à secretaria municipal de Agropecuária ou no escritório municipal da Emater.
A Emater/RS-Ascar irá analisar e vistoriar as propriedades rurais, solicitando a documentação necessária se a mesma atender aos critérios para a abertura do açude. Por fim, o Conselho Municipal da Agricultura aprovará a seleção dos produtores.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 23/02/2022