Atividades terão como foco alunos da rede municipal e estadual de Hulha Negra

Acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho, no ginásio Carochão, em Hulha Negra, as atividades relativas à 5ª Semana do Meio Ambiente do município. O evento é uma realização da Prefeitura de Hulha Negra, por meio da Secretaria de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e gabinete do prefeito. Em entrevista ao TP, o secretário de Meio Ambiente, Antônio Hector Bastide Ramos, informou que o tema “Plantando a prevenção” foi escolhido pelo fato de haver um grande número de focos na região.
Além da abertura, a Semana será voltada ao repasse de informações relacionadas ao tema para alunos da rede municipal e estadual. “O tema surgiu com o objetivo de propagar conhecimentos sobre prevenção contra a dengue, tendo como público alvo as crianças e adolescentes, através de palestras e jogos lúdicos, mostrando que os fatores de risco continuam a existir e, quais as medidas que devem ser tomadas para evitar um surto dessa doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti”, afirmou Hector.
A bióloga Chaíse Reis Duarte completou falando sobre a importância de desenvolver o senso crítico das crianças com os cuidados com meio ambiente. “Que elas possam não apenas agir corretamente no processo de preservação, mas estimular tal consciência junto às suas famílias e à comunidade”.
PROGRAMAÇÃO – As atividades de prevenção contra a dengue serão diversificadas conforme a idade escolar, contemplando crianças da educação infantil aos adolescentes do ensino médio. Dia 28, na abertura oficial do evento, haverá apresentação da banda marcial do município e, logo após, começa a programação com palestras.
Segundo Chaíse, para as crianças da educação infantil a séries iniciais do ensino fundamental – 1° ao 5° ano-, haverá contação de história e jogos lúdicos sobre o tema de prevenção da dengue, desenvolvido por profissionais do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Bagé.
Também integra a programação, uma palestra com a bióloga e secretária executiva da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Ketleen Grala, que coordena o projeto de extensão “Arborização urbana de Bagé” e com o Sesc, com orientações para os alunos de anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano) e ensino médio.

CONFIRA
* Dia 28:
8h30 – abertura oficial;
9h – palestra ambiental para anos finais do Monteiro Lobato;
10h – palestra Sesc para anos finais do Dalva Medeiros;
11h – contação de histórias e jogos lúdicos para educação infantil e anos iniciais do Monteiro Lobato e creche Tia Elaine Bastos;
14h30 – palestra Sesc para o Monteiro Lobato;
15h30 – contação (Monteiro Lobato e Dalva Medeiros).

* Dia 29:
9h30 – palestra Sesc para anos finais do Auta Gomes e Nova Esperança;
14h30 – contação para Auta Gomes, Nova Esperança e creche Tia Elaine Bastos.

* Dia 30:
10h – palestra Sesc para anos finais da 15 de Junho, Chico Mendes e Manoel Lucas de Oliveira;
15h – contação para 15 de Junho e Chico Mendes.

Fonte: TP

Data de publicação: 25/06/2022