Interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agropecuária ou e escritório hulhanegrense da Emater/RS-Ascar

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural divulgou o manual que contempla as diretrizes de programa referente ao eixo estratégico – Irriga+RS/Cisternas. Hulha Negra formalizará convênio com o Estado para a instalação de reservatórios em propriedades rurais locais. Interessados devem realizar a inscrição que abre hoje, 27/10 e encerra dia 03/11, diretamente na Secretaria Municipal de Agropecuária (das 8h às 14h), e no escritório municipal da Emater/RS-Ascar (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h).
Podem se inscrever pequenos produtores pecuários, pessoas físicas, que têm em sua atividade principal a produção leiteira, avicultura, suinocultura e produção de hortifrutigranjeiros, contemplando inclusive assentados da reforma agrária.
Os beneficiários deverão ter à disposição uma área de telhado para a captação de água das chuvas de, no mínimo, 100 m², assim como sistemas de calhas e canos instalados, até o início da execução dos serviços, para direcionar a água até os reservatórios.
Caberá ao técnico responsável pelos projetos de cada município validar os locais em que as cisternas serão instaladas. A Emater/RS-Ascar será a responsável pela elaboração dos projetos técnicos.
Cada município será beneficiado com a construção de três estruturas, com valor de R$ 21.066,07 por cada cisterna construída. Os municípios que ultrapassarem os valores destinados por beneficiário deverão aportar a diferença a título de contrapartida.
O objetivo é ampliar as estruturas de armazenamento de água para o auxílio na sustentabilidade das famílias do meio rural e minimizar os recorrentes quadros de estiagem. Agricultores que já foram contemplados nos últimos dois anos através de programas do Estado, não podem se inscrever.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 27/10/2022