Trabalho da Emater tem sido fundamental em todo o processo relacionado ao turismo no município

Prefeitura de Hulha Negra, por meio da Coordenadoria de Turismo, realizou na terça-feira (25), um encontro com representantes ligados ao turismo regional, com o objetivo criar a primeira Rota Turística Caminhos do Pampa de Hulha Negra. Foram visitados seis locais que farão parte da Rota em caráter experimental.
O dia começou com visitação na propriedade da família Ramos, onde foi servido um café colonial apresentando os produtos das agroindústrias de Hulha Negra. Na sequência aconteceu a visitação à Lagoa da Música, local histórico que fez parte da sangrenta Revolução Federalista de 1893.
O próximo ponto de visitação foi na agroindústria Queijaria Tambero, estabelecida na localidade de Olhos d`agua, no quilômetro 611, às margens da BR-153, de Luisa Brasil e o esposo Daniel. A propriedade tem em sua tábua dois queijos, o Coxilha e o Geada, ambos autorais. O Coxilha tem no mínimo três meses de maturação e sua casca é formada com fungos naturais da região. O Geada é um queijo mais jovem com fungos brancos.
O almoço foi servido da Estância Costa do Quebracho, de propriedade do casal Rubia Debus Stafford Brendler e Athos Minotto Brendler.  A propriedade já recebe turistas com visitas agendadas através de agências, principalmente aqueles em busca de turismo rural aliando ao turismo gastronômico, uma vez que na Estância são preservadas as tradições campeiras como a carne de cordeiro assada em fogo de chão.
A tarde a visitação recomeçou na Cabanha Dom Amado, na Trigolândia, propriedade do engenheiroa, Juliano Kalil Gonçalves. A Cabanha Dom Amado, desde a sua fundação em 2010, baseada em uma genética forte e consistente, vem trabalhando na seleção da Raça Texel, investindo e visando aprimorar suas características genéticas, fenotípicas e de produtividade. A Cabanha tem conquistado excelentes resultados nas principais feiras da raça e também à campo com produtividade em reprodução e produção de carne de qualidade, que é uma das principais características da raça.
O quinto ponto de visitação foi a propriedade do casal Gorete e Manuel Domingues, também na Trigolândia. Gorete enfatizou que trabalham na área a mais de uma década e que já participaram de inúmeras feiras. A Pillar Artesanato diversifica a produção em vestuários com a utilização de lã de ovelha, tais como blusões, casacos e ponchos. Já a agroindústria Sinuelo produz charque e linguiça campeira que são comercializados na região.
Encerrando a Rota, o sexto empreendimento visitado foi a Pousada Friedenau. Norberto e Denise Hartwig Barres recepcionaram os visitantes mostrando as dependências da Pousada, que conta com seis quartos com banheiro e sacada, além de diversas áreas com lareira e churrasqueira tipo parrilla.
O vice-prefeito e coordenador de turismo, Marco Igor Ballejo Canto, que recebeu o auxílio da secretária de Agropecuária Janice Silveira e do secretário de Obras Eder Pereira, pontua que o objetivo da rota experimental é que seja construída com o auxilio de entidades ligadas ao turismo, por esse motivo a equipe que participou do tour foi formada por representantes da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), historiadores, agências de viagem da Região, Emater, Legislativo hulhanegrense, representantes das agroindústrias e Conselho Municipal de Turismo (CMT) de Hulha Negra.
“Sabemos que muitas pessoas não conhecem Hulha Negra e lugares maravilhosos que podem ser conhecidos e integrar uma rota turística. Novas reuniões serão realizadas para debates mais específicos quanto a investimentos necessários e organização dos pacotes de viagens com as agências”, disse Igor, salientando o papel fundamental da Emater em todo o processo, desde a criação do Conselho de Turismo e integração do município no Mapa do Turismo do Estado.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, avalia com grande relevância a parceria com todas as entidades e propriedades para fomentar o turismo do município. “É muito importante fomentar o turismo do nosso município. Essa ação para criar a primeira rota turística de Hulha Negra ajuda a preparar os nossos produtores para que possam receber turistas apresentando o potencial do nosso município”, frisou.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 26/10/2022