Na segunda-feira (15.07), Hulha Negra recebeu a placa de identificação de geoturismo. A coordenadoria pedagógica da secretaria municipal de Educação e Cultura, Silene Comin, acompanhou a inauguração do painel. O geoturismo pode ser definido como uma forma de turismo sustentável, que objetiva a valorização e a conservação da geodiversidade. Ele busca a partir da educação e interpretação ambiental, sensibilizar os turistas sobre a importância da conservação dos elementos da geodiversidade, assim como busca beneficiar as populações locais.
Por meio de uma demanda votada na Consulta Popular de 2015, dentro do tema Turismo e Geodiversidade, uma parceria entre Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) conseguiu aprovar o projeto com o título de “Geoturismo e Interpretação do Patrimônio Natural da Campanha Gaúcha Como um Novo Aporte ao Desenvolvimento Regional Sustentável”. O objetivo do projeto é interpretar o patrimônio natural do território de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Campanha e a relação com o geoturismo, como aporte ao desenvolvimento da região.
De acordo com o professor de geologia da Unipampa, Vinicius Matte, o projeto tem como objetivo difundir o geoturismo na área de abrangência do Corede Campanha. “A gente tinha uma proposta relacionada a divulgação da geologia, a geodiversidade da região. Iniciamos com o trabalho de campo, após com a elaboração de painéis que estão sendo instalados nos principais pontos turísticos da região”, explica. Matte comenta que as placas possuem um QR Code, o código redireciona para o site do projeto, que ainda está em fase de finalização.
A proposta consiste na interpretação e análise de fotografias aéreas e imagens de satélite; aquisição de informações em campo; interpretação preliminar das informações geológicas, geomorfológicas, ecológicas, históricas e/ou culturais, com tradução da linguagem acadêmica para uma linguagem mais popular e coloquial e outras ações inerentes ao tema. O projeto é pioneiro e inovador nesse tipo de abordagem no Estado.

Data de publicação: 16/07/2019

Créditos: Assessoria de Imprensa