Os consultores de Energia e do Setor Energético da Copelmi, Levi Souto Junior e Ricardo Lessa, e os gerentes da Mina de Seival, Adolfo Carvalho e Nelson Kadel, apresentaram o projeto que prevê a construção da Usina Termelétrica Nova Seival, em Candiota. O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, acompanhado do chefe de gabinete, Elias Scoto Ritta, e do secretário municipal de Administração e Planejamento, Antônio Héctor Bastide Ramos, esteve reunido com o grupo na manhã desta terça-feira (11).
No encontro, os executivos apresentaram o projeto da Usina Termelétrica (UTE) Nova Seival, empreendimento que se encaminha para ser erguido na Capital do Carvão. A Copelmi comunicou que está intensificando o processo de licenciamento ambiental da UTE e confirmou a decisão, esboçada em 2019, de colocar em prática a obra.
Levi Solto detalhou o projeto e os passos para a obtenção do licenciamento ambiental prévio (LP) junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). A empresa pretende manter um diálogo de abertura com lideranças locais e moradores próximos a área onde deve ser construído a barragem da UTE.
O Consultor destacou que a A Copelmi Mineração Ltda é uma empresa com mais de 100 anos de experiência na mineração de carvão no Brasil, detém 80% do mercado privado de carvão industrial no país e concessões com reservas de mais de 4 bilhões de toneladas. Destacou ainda que sua origem se insere na longa trajetória das empresas pioneiras na exploração do recurso mineral no território gaúcho.
Otimista, o prefeito de Hulha Negra se mostrou esperançoso com o projeto e lembrou que desde a emancipação, com exceção da implantação da UTE Pampa Sul, o município não vivencia um impacto social e econômico do porte do empreendimento que está sendo apresentado. “Hulha Negra, a região, precisam de grandes empreendimentos. Somos parceiros para que a construção desta Usina seja uma realidade, pois é uma realidade que vai gerar mais de cinco mil empregos em sua implantação e mais de 600 empregos depois de pronta”, disse o prefeito.
Em dezembro de 2019, o projeto da UTE Nova Seival recebeu a autorização do Ibama para a realização do EIA/Rima. A intenção é que durante os meses de fevereiro e março se faça as coletas necessárias e até abril se protocole o estudo. As audiências estão projetadas para acontecerem em junho e a obtenção da LP até agosto.
Um longo caminho foi percorrido até que o projeto chegasse no estágio que está hoje. Vale lembrar que a Copelmi possui concessão de lavra de carvão em Candiota desde 1994 – quando arrendou a mina pertencente à Companhia Nacional de Mineração Candiota (CNMC) e, atualmente, através da sua subsidiária Seival Sul Mineração (SSM), abastece de carvão a UTE Pampa Sul.
O projeto da nova usina, originalmente batizado de Seival, teve parceria da Copelmi com a alemã Steag no início dos anos 2000. Com a desistência da Steag devido a demora burocrática, se pensou na construção da usina para abastecer somente o Uruguai. Naquele momento o projeto foi vendido para a antiga Tractebel (hoje Engie e dona da UTE Pampa Sul).
Nesta época, o então megaempresário Eike Batista, desenvolveu um projeto denominado de UTE MPX Sul e em seguida comprou o projeto Seival da Tractebel, ficando com dois projetos de usinas em Candiota. Em 2013, Eike estava pronto para participar do leilão, porém o preço-teto naquele ano foi muito baixo e não houve participação de nenhum projeto a carvão no leilão.
No final daquele ano, o empresário começou a ter problemas econômicos e com a Justiça. Em 2014, por conta disso, não participou do leilão e a Tractebel, com um projeto novo, a UTE Pampa Sul (hoje em operação), conseguiu vender energia no leilão A-5 daquele ano.
Neste sentido, a Copelmi readquiriu o projeto Seival, o rebatizando de Nova Seival e fazendo alterações técnicas, como por exemplo, mudando a tecnologia de subcrítica para supercrítica, o que garante uma eficiência de 40% na retenção de dióxido de carbono (CO2). Assim, agora o projeto pertence novamente e somente a Copelmi Energia, que busca parceiros financeiros para a efetivação.
Com investimento estimado em 1,8 bilhão de dólares – R$ 7,8 bilhões (em cotação desta segunda), o projeto da UTE Nova Seival possui capacidade instalada de 727 megawatts (MW) – duas caldeiras de 363,5 MW cada. Como já mencionado, possui tecnologia supercrítica e tem previsão de gerar 5 mil empregos na construção e 600 na operação (complexo usina-mina). A nova usina será construída junto a mina da Seival Sul Mineração, que fica próxima a BR-293, na localidade de Seival (veja mais características e informações no quadro)
Características e informações importantes da UTE Nova Seival
* Capacidade instalada de 727 MW (duas caldeiras de 363,5 MW)
* Investimento de US$ 1,3 bilhão – estratégico para a segurança energética do Sul