No início desta semana, o chefe do Executivo Municipal de Hulha Negra esteve reunido com integrantes da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde. O encontro foi pautado por assuntos referentes as ações de trabalho realizadas no município no enfrentamento da Covid-19. A reunião, realizada no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), contou com a participação do médico e coordenador Regional de Saúde, Ricardo Necchi; da médica pneumologista da Vigilância Epidemiológica Flávia Marzola da Silveira; da enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Lisiane Cassol Raguzzoni Sousa; do secretário municipal de Saúde de Hulha Negra, Volney Jorge; e da enfermeira, Carla Lugo.
O secretário Volney Jorge pontuou as ações que o município tem realizado para enfrentar a ameaça invisível. “Desde março adotamos medidas de proteção e controle para que fosse amenizada esta triste situação que assola o mundo. Vários decretos municipais foram elaborados no intuito de conter o vírus e seguimos nos atualizando para manter tudo no controle”, disse o secretário.
O médico Ricardo Necchi disse que o momento não é de pânico, mas é um momento que retomar os cuidados e evitar que a contaminação se espalhe. “A doença chegou na cidade e estamos aqui para contribuir com a Prefeitura. A investigação epidemiológica de Hulha Negra está fazendo um ótimo trabalho e já estão monitorando as pessoas que estiveram em contato com o paciente que testou positivo para a covid-19. A nossa orientação é que essas pessoas que estão sendo monitoradas permaneçam em isolamento domiciliar e que não omitam nenhum tipo de informação a investigação epidemiológica”, destacou. O médico ainda lembrou que é crime não cumprir as determinações das autoridades sanitárias durante a vigência do Decreto Nacional, Estadual, pois estamos em emergência sanitária.

Data de publicação: 16/06/2020

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra