Hulha Negra já realizou 278 testes PCR e 242 testes rápidos desde o início da pandemia causada pela Covid-19. Atualmente o município não registra nenhum caso ativo de contaminação do novo coronavírus.
Dos exames PCR que foram coletados, a Secretaria Municipal de Saúde de Hulha Negra aguarda pelo resultado de apenas seis amostras. A grande maioria dos resultados demoram até 15 dias para sua divulgação. É o caso dos últimos quatro resultados positivos para a Covid-19, cujo os pacientes já estavam recuperados quando receberam o resultado.
Como é que uma pessoa que foi contaminada pelo novo coronavírus é diagnosticado recuperado? Certamente você já fez essa pergunta. A maioria das pessoas que desenvolvem a Covid-19 têm apenas sintomas leves como tosse seca e febre, sendo ignorados pela maioria das pessoas.
Os casos médios desenvolvem uma síndrome gripal com dor no corpo, dor de garganta, dor de cabeça e fadiga, os graves além desses sintomas apresentam falta de ar. Alguns pacientes relatam ainda perda do olfato e do gosto dos alimentos. A tosse é inicialmente seca, mas algumas pessoas acabam tossindo também muco, contendo células pulmonares mortas pelo vírus. Os sintomas leves, em sua grande maioria, são tratados em casa com fórmulas caseiras, água e analgésico. Para estas pessoas, o tempo de recuperação parece ser rápido: a febre costuma baixar em menos de uma semana, embora a tosse perdure por mais tempo.
Uma análise da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre dados de pacientes chineses aponta que, nesses casos, a recuperação ocorre, em média, em duas semanas.
Portanto, 14 dias a partir do primeiro sintoma, o paciente é considerado recuperado. Já para pacientes assintomáticos, a Secretaria Municipal de Saúde de Hulha Negra utiliza os 14 dias, como parâmetro, após o resultado do exame.
Até o momento Hulha Negra registrou 39 casos positivos da doença. Desse número, o município contabilizou um óbito e 38 pacientes recuperados.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 08/09/2020