Na Sede, a vacinação será realizada no estacionamento da Prefeitura, no dia 22 de novembro, das 10h às 17h. Já na Trigolândia a vacinação será em frente à escola Manoel Lucas de Oliveira, no dia 23 de novembro, das 14h às 17h.

A Prefeitura Municipal de Hulha Negra, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar uma Campanha de Vacinação contra a raiva. A campanha vai destinar 250 doses da vacina antirrábica e vai contemplar a Sede do município e a Trigolândia.
A vacinação é gratuita e a Campanha faz parte de uma parceria da Prefeitura de Hulha Negra com a UTE Pampa Sul e Innato (como parte do Subprograma de Educação Ambiental da UTE Pampa Sul), além da Emater/Ascar-RS e da Associação Bicho Amigo, de Hulha Negra.
O Secretário Municipal de Saúde, Marco Igor Ballejo Canto destaca a importância da imunização dos cachorros e gatos, além de explicar as reações que a aplicação pode provocar. “A raiva é uma doença transmissível. É caracterizada pelo contágio direto, ou seja, através de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como por exemplo, morcegos, infectados. A adesão da população à Campanha é importante para que a Raiva permaneça sob controle”, destaca.
Todos os cães e com mais de três meses de idade devem receber a vacina, exceto os animais doentes (diarreia, secreção ocular ou nasal, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades).
Embora não seja contraindicado, é preferível que fêmeas prenhes não sejam vacinadas em campanha, devido ao risco no transporte e manejo do animal.
A vacinação é uma das mais importantes medidas para a prevenção e controle da doença. Outras medidas também são importantes, tais como:
- Manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia evitando contato com outros animais desconhecidos;
- Não mexer em cães desconhecidos para prevenir agressão;
- Ao ser mordido ou arranhado por um cão lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima;
Recomendações para o dia da vacinação
Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais bravos; gatos são mais assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes; somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.

Prevenção
A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a raiva, que é uma doença transmitida pela saliva, mordedura e arranhões de um animal que esteja contaminado. Lembrando que ainda não existe cura para a raiva humana. Animais abandonados, de rua e silvestres, como morcegos, estão mais propensos a infectar pessoas. Quem entrar em contato com algum bicho nessa situação, deve imediatamente procurar atendimento médico.

Data de publicação: 19/11/2018