Os 100 dias foram completados no mês de abril, mas alguns desencontros impediram a entrevista, na época, com o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado.

Recentemente, o jornal Tribuna do Pampa publicou a série 100 dias de governo, onde os prefeitos da região fizeram avaliações e falaram sobre os trabalhos a frente do Executivo. Eles também planejaram ações a curto prazo em razão da crise vivenciada pela pandemia da Covid-19.
Os 100 dias foram completados no mês de abril, mas alguns desencontros impediram a entrevista, na época, com o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado. Nesta semana, porém, o gestor falou sobre o tema.
Ao fazer uma avaliação sobre os primeiros 100 dias de governo, o prefeito Renato Machado lembrou que em razão da reeleição, os trabalhos continuaram. “A nossa organização administrativa não parou com a mudança do ano, pois continuamos com o trabalho que vinha sendo desenvolvido na gestão concluída em 2020. Essa é uma das vantagens de uma administração que é reeleita. Então, continuamos trabalhando sério, com transparência e com o mesmo pensamento de que estamos para servir e não para ser servido. Somos servidores do município”, disse o prefeito.
AÇÕES DESENVOLVIDAS – Conforme o gestor, durante o período dos 100 primeiros dias de administração o trabalho foi acompanhado da pandemia causada pela Covid-19, porém mesmo com dificuldades, a Prefeitura está em dia conforme o que se propôs a fazer. “Conseguimos dar um importante passo para concluir a rodoviária de Hulha Negra e pretendemos entregar o prédio para a comunidade já no próximo mês. É um prédio novo, moderno, adequado para oferecer qualidade em serviços para a população. É mais uma importante obra para Hulha Negra, feita com comprometimento e amor por nosso município”, destacou.
Renato Machado citou investimentos em pavimentação. “Nunca se pavimentou tanto em Hulha Negra como nos últimos anos. Concluímos toda a pavimentação da Avenida Getúlio Vargas, pavimentamos partes das ruas Ari Coelho, Manoel Amaro e Laudelino da Costa Medeiros. Já começamos as obras para pavimentar mais uma parte da rua Ari Coelho. É visível a mudança que se vê nas ruas do município. Além da pavimentação, continuamos investindo em saneamento e cada vez estamos mais pertos de concluir a meta de 100% de saneamento na sede do município”, lembrou.
Investimentos na manutenção das estradas e corredores do interior do município também foram elencados pelo prefeito de Hulha Negra. “Todos sabem da dificuldade de manter a manutenção de estradas devido a grande malha viária que ultrapassa mil quilômetros. A cascalheira – local de onde é retirado o material para repor nas estradas – fica longe do interior e isso dificulta o transporte. Há locais que ficam há mais de 40 quilômetros da cascalheira, por exemplo. Para auxiliar a nossa frota, fizemos um investimento e contratamos uma empresa para transportar 150 cargas de terra até os depósitos no interior. Essa força-tarefa foi necessária, já que estamos num período de transporte de safra e estradas mais trafegáveis facilita a vida do homem do campo”, destacou.
Na área da Educação, apesar de não estar acontecendo aulas presenciais, o prefeito frisou investimentos na manutenção das escolas, transporte escolar e qualificação dos profissionais. “Estamos investindo para colocar ar condicionado em todas as salas de aula, garantindo mais qualidade para nossos alunos. Não canso de dizer que Hulha Negra oferece ensino de qualidade gratuito desde a creche até o ensino superior. Hoje não é preciso sair de Hulha Negra para se qualificar, muito pelo contrário, hoje o município é referência em educação na região e a prova disso é que o Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é frequentando por alunos de toda a nossa região”, expôs.
DIFICULDADES – Ao falar sobre as dificuldades enfrentadas durante os primeiros 100 dias de novo governo, Renato lembrou que de janeiro a abril é um dos períodos mais quentes do ano e, consequentemente, também é um dos períodos de maior consumo de água potável em Hulha Negra. “Estamos investindo para melhorar o abastecimento de água no município, porém, em vários locais ainda estamos fazendo a entrega de casa em casa. Não deixamos desassistida nenhuma família. Avançamos muito e vamos continuar trabalhando para solucionar esse impasse histórico que é a dificuldade de captar água potável”.
O gestor também fez referência a ações da Assistência Social e Saúde. “Na área de Assistência Social, devido à pandemia, não podemos dar continuidade nos projetos que envolvem a participação presencial, porém, mantivemos um contato com as famílias assistidas buscando auxiliar em tudo o que foi possível. Conseguimos concluir e formar turmas em cursos garantindo qualificação em meio esta crise. Auxiliamos as famílias para que garantissem o auxilio emergencial e garantimos as atividades dos programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz.
Na saúde, antes de chegarem as vacinas contra o coronavírus, trabalhávamos na prevenção da doença, informando, orientando, fiscalizando e combatendo a disseminação do vírus. Agora, com as vacinas, estamos aplicando as doses de casa em casa e contabilizamos 15% da população vacinada. Por isso precisamos manter os cuidados e ter em mente que a pandemia ainda não acabou. Vamos vencer, não tenho dúvida disso, mas precisamos da ajuda de todos para combater esse vírus.
FUTURO – Ao ser questionado sobre o que se pode esperar da administração a curto prazo em razão de se vivenciar um momento tão difícil de pandemia, Renato Machado falou em finanças. “Estamos com as finanças em dia. Claro que a pandemia mexeu negativamente com a economia do município, porém, mantivemos em dia o salário do funcionalismo público. Já estamos com o valor em caixa para pagar adiantada a primeira parcela do décimo terceiro salário dos servidores. Estamos em dia com todos os nossos fornecedores e, continuamos investindo em melhorias para o município utilizando dinheiro do caixa livre do município. Isso tudo é possível graças ao cuidado que sempre tivemos em administrar dinheiro público. Coerência, transparência e, acima de tudo, respeito com a população que nos elegeu para sermos os seus representantes”, destacou.
O prefeito ainda acrescentou: “Seguimos em frente para mais 100, 200, 300 dias de governo até concluirmos os quatro que nos propusemos para servir ao município de Hulha Negra. Sempre com a mesma certeza de que tudo o que fizemos foi e será movido pelo amor por esse chão. A história se encarrega de afirmar que tudo de bom que tem em Hulha Negra tem a marca de nossa parceria, tem a marca da nossa administração”, concluiu o gestor.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 12/05/2021

Créditos: Tribuna do Pampa

Créditos das Fotos: Joanes Araujo

Compartilhe!