Semana Azul encerra nesta sexta-feira, 26

A Prefeitura de Hulha Negra, por meio da secretaria municipal de Saúde, tem desenvolvido ações alusivas à Campanha Novembro Azul. O objetivo da campanha é incentivar os homens a cuidarem da saúde, estimulando-os a buscar uma vida mais saudável, enfrentando principalmente a hipertensão, obesidade, diabetes, entre outras doenças, bem como reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
No Centro de Atendimento Integrado a Saúde (Cais – Hospital) tem sido realizado palestras com a temática voltada ao público masculino. A Semana Azul – Homem de atitude cuida da saúde, iniciou no dia 22 e encerra amanhã, dia 26. O evento trata-se de atividades voltadas para a Atenção Integral da Saúde do Homem, e evolve palestras diárias, atendimento de enfermagem e atendimento médico.
Ontem, 24, a psicóloga Caroline Porto abordou o tema “Homens também sofrem com doenças psicológicas”, durante um encontro organizado pela Secretaria e conduzido pelo médico Samuel Levy. “Homens tem mais resistência do que as mulheres para procurar ajuda psicológica, por não aceitarem acabam muitas vezes adquirindo uma depressão. É necessário que os homens pratiquem o ato de se prevenirem, principalmente quando houver sintomas de tristeza profunda, ansiedade, irritabilidade, insônia, falta de prazer, desânimo, entre outros”, alertou a psicóloga.
Hoje, dia 25, o tema da palestra é Prevenção do câncer no homem e, amanhã, o tema é Prevenção de violência e acidentes. Durantes a ação ocorrem avaliações cardiovasculares, restes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatite C, além de avaliação e solicitação de exames laboratoriais.
O médico Samuel Levy destaca que a maioria dos homens tem fatores socioculturais que dificultam o acesso aos serviços de saúde, seja pela não aceitação de que como homem também podem adoecer, seja pela incompatibilidade de horários entre o trabalho e funcionamento das unidades de saúde, ou por diversos motivos.
“É justamente nessa perspectiva, buscando facilitar o acesso da população masculina de nosso município ao serviço de saúde, e incentivando as boas práticas de saúde por todos, que a secretaria municipal de Saúde está promovendo essa Semana cheia de atividades”, frisou o secretário municipal de Saúde, Volney Jorge.
De acordo com o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, a ação também tem o objetivo de sensibilizar a população masculina sobre o cuidado integral à saúde. “Não queremos focar somente no câncer de próstata, mas o homem na sua totalidade e em todos os meses do ano, tirando essa ideia de que ele só deve se cuidar e fazer exames apenas no mês de novembro. Além disso, buscamos acabar com os preconceitos culturais e mostrar a importância de todos cuidarem da saúde
”, destacou.

Fonte: Ascom Hulha Negra