Um desvio na lateral da pista foi definido como a melhor alternativa para facilitar o tráfego de veículos na BR-293, entre Candiota e Hulha Negra enquanto a obra de recuperação asfáltica com escavação, que será realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não é feita no km 151, próximo a ponte do rio Jaguarão, e que ocasionou o bloqueio total da rodovia.
O desvio terá em torno de 450 metros e será do lado direito da rodovia, sentido Pelotas-Bagé. A obra deverá ser concluída entre 20 a 30 dias, dependendo das condições climáticas. “A autarquia está se empenhando em fazer o serviço o mais rápido possível”, diz a nota que foi enviada a Jornal Tribuna do Pampa.

Encontro
Uma reunião na BR-293, no local do problema, foi realizada na manhã de sexta-feira (29), pelo deputado Mainardi (PT) e pelo secretário de Gestão e Normas da Secretaria de Comunicação do Governo Federal, Paulinho Parera junto aos prefeitos de Hulha Negra, Renato Machado e Candiota, Luiz Carlos Folador, quando também estiveram presentes vereadores, secretários e empresários.
Na ocasião, foram debatidas propostas para viabilizar o trânsito de veículos leves e pesados, que atualmente utilizam desvios como o Passo do Neto, passando por dentro do município de Hulha Negra até chegar à sede de Candiota, Seival/Trigolândia e Serra da Hulha com entrada pelo Pampeano até a Cotribá.
O encontro também visou cobrar de forma mais efetiva e rápida, a realização da obra por parte do Dnit. Cabe ressaltar que uma reunião já havia sido realizada por uma comitiva de vereadores junto ao prefeito de Hulha Negra e o vice Igor Canto, em Pelotas, no Dnit, na quinta-feira (28) para falar sobre a pauta.
DESVIOS
Como rota alternativa, principalmente para veículos pesados que seguidamente estão tendo problemas ao utilizar os desvios de estrada de terra, a orientação é que utilize no sentido Bagé/Pelotas, a BR-153 e ingresse na BR-392. Já para quem desloca de Pelotas para Bagé a orientação é utilizar a BR-392, por Canguçu/Santana da Boa Vista, acessando a BR- 153 em Caçapava do Sul.
*Com informações do Jornal Tribuna do Pampa

Fonte: Ascom Hulha Negra