Município foi o primeiro da região a realizar a atividade

Nem mesmo a chuva do último domingo (3) impediu que ocorresse um ato cívico alusivo a Independência do Brasil em Hulha Negra. Devido as previsões climáticas, ao contrário do tradicional desfile cívico, um ato ocorreu dentro do ginásio municipal, reunindo alunos, professores e autoridades.
Com demonstrações de civismo e amora Pátria, escolas fizeram apresentações para marcar a data. A banda municipal do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) fez uma apresentação. Participaram comunidades escolares da creche Tia Elaine Bastos, escola Colônia Nova Esperança, Auta Gomes, Monteiro Lobato, estadual Dalva Conceição Medeiros, estadual Chico Mendes, estadual 15 de Junho e estadual Manoel Lucas de Oliveira. Ainda participaram integrantes do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), de grupos do Cras.
Do palanque oficial participaram o prefeito Renato Machado, vereadores e secretários municipais. O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, entende que o ato cívico vai além do desfile na avenida. Ele reforça que os professores trabalham com os alunos o tema Independência do Brasil e essas atividades ajudam desempenhar um papel significativo na formação dos estudantes e na construção de uma sociedade cívica e responsável.
“Os atos cívicos proporcionam uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre a história, valores e instituições do seu país. Isso promove o entendimento da democracia, dos direitos e deveres dos cidadãos e da importância da participação ativa na comunidade. Fomenta o patriotismo, promove o respeito e a cidadania, ensina o respeito pelos símbolos nacionais, pelas autoridades e pelos direitos dos outros cidadãos. Também incentiva os alunos a se tornarem cidadãos ativos e responsáveis em suas comunidades. Participar de atos cívicos cria um senso de comunidade na escola, unindo os alunos e funcionários em torno de valores compartilhados e um compromisso com o bem-estar da sociedade”.

Fonte: TP

Data de publicação: 09/09/2023