Na tarde de ontem, 32 crianças receberam a dose da vacina

Nesta quinta-feira, 20, Hulha Negra completou um ano do início da campanha de vacinação contra a covid-19 e começou imunizar as crianças com comorbidades. O começo dessa nova etapa da campanha representa também mais um passo para superar a pandemia de coronavírus no município, com a ampliação da parcela da população protegida.
Na tarde de ontem, 32 crianças receberam a dose da vacina. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, a previsão é de que 772 crianças, entre 5 e 11 anos, sejam imunizadas, de acordo com calendário escalonado por idade. Neste primeiro momento o município recebeu 50 doses da vacina.
O estudante João Vitor Ferreira de Quadros, 11 anos, foi a primeira criança a receber dose da vacina contra o coronavírus. “Eu estava ansioso pra fazer a vacina e graças a Deus chegou a minha vez. Espero que todos se vacinem o mais rápido possível pra vencermos esse vírus”, disse o aluno. A mãe de João Vitor, Quelen Josiane Vidal Oliveira, destacou que este foi um momento de felicidade para a família e recomendou que os demais responsáveis levem as crianças para se vacinarem.
A secretaria municipal de Saúde informa que a vacinação infantil acontece de forma agendada. Ou seja, os pais ou responsáveis pelas crianças serão informados pelo seu respectivo Agente Comunitário de Saúde que irá avisar o dia e horário da vacinação. Os pais ou responsáveis devem levar, além da documentação de identificação da criança, a carteira de vacinação e o cartão SUS. É permitido e permanência de apenas um acompanhante por criança.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, no momento da vacinação haverá médico na UBS e, a criança, após a aplicação deve ficar em observação na Unidade por 20 minutos. Para tornar o momento mais agradável para as crianças, a equipe do Primeira Infância Melhor e Criança Feliz, promoveu atividades incluindo pinturas e desenhos. As crianças imunizadas receberam um Certificado de Coragem.
A aplicação é feita com a vacina da Pfizer pediátrica, a única autorizada até o momento para essa faixa etária, em duas doses de 0,2 ml, com intervalo de 8 semanas. A imunização contra a Covid 19 é comprovadamente segura na prevenção do agravamento da doença. Nas crianças, a eficácia da proteção da vacina alcança 90,7% uma semana após a segunda dose.
Volney Jorge, secretário municipal de Saúde, alerta que é muito importante que os pais levem seus filhos para serem vacinados, porque eles também são infectados e disseminam. “Só assim conseguiremos quebrar essa cadeia de contágio e protegê-las, porque as crianças também são internadas e não queremos perdem ninguém para esse vírus. Precisamos imunizar o maior número possível para vencer essa doença”, destaca o secretário.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, comemorou o início da vacinação infantil. “Completamos um ano do início da imunização em adultos e, desde o início da imunização, os números falam por si e mostram a importância da vacinação. Claro, que aliado a vacinação precisamos manter os métodos de prevenção, afinal, a pandemia não acabou. É com a ajuda de todos que vamos vencer essa luta”, disse o prefeito.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 21/01/2022