Serviço de urgência e emergência estará disponível de segunda a sexta-feira, das 17h às 7h30, e sábados, domingo e feriados, durante 24h

Começa nesta segunda-feira (7), em Hulha Negra, o projeto Chamar 192 – Samu, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), e irá contar com Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O projeto é voltado aos municípios de pequeno porte que ainda não possuem cobertura do serviço do Samu em seu território. O objetivo SES é atingir 100% dos municípios gaúchos abrangidos pela Central Estadual de Regulação das Urgências, por meio do telefone 192.
O programa visa possibilitar assistência qualificada nos casos de urgência e emergência de saúde em horários em que o Centro de Atendimento Integrado em Saúde (CAIS – Hospital) não está em atendimento. As ligações devem ser realizadas para o 192, onde profissionais verificam a urgência do chamado, acionando então o município para transporte do paciente acompanhado de profissional qualificado.
O serviço irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 17h às 7h30. Sábados, domingos e feriados, o serviço é 24h. Os demais atendimentos permanecem das 8h às 17h na Secretaria de Saúde e pelo telefone (53)3249-1019.
Conforme o secretário de Saúde Volnei Jorge explicou, o trabalho será com a mesma equipe – uma técnica em enfermagem e motorista que já ficam a partir das 17h no Cais. “A partir deste horário ao invés de ligar para o número da Secretaria de Saúde, a ligação será para o 192. Do outro lado da linha, um médico vai atender e orientar. Se precisar de remoção, o paciente será encaminhado para o devido atendimento. É o mesmo procedimento que fizemos quando as pessoas ligam atualmente para a Secretaria de Saúde, o diferencial é que em caso de remoção o paciente e acompanhante devem retornar por conta própria, não haverá mais o mesmo serviço realizado antes, onde o paciente era levado para consultar em Bagé e depois de liberado a equipe de Hulha Negra retornava para buscar. Isso termina com a implantação do 192”.
QUANDO CHAMAR – A Secretaria de Saúde orienta usar o serviço em casos de dores no peito de aparecimento súbito, crises convulsivas (ataques e convulsão), situação de intoxicação ou envenenamento, surto psicótico, queimaduras graves, trabalho de parto com situação de risco, perda de consciência (desmaio), queda acidental, acidentes/traumas com vítimas, sangramento e hemorragias, crise hipertensiva, e outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso. “Precisamos ter nítido que o número para ligar a partir das 17h é o 192. A pessoa deve saber o nome da rua e número da casa, informar um ponto de referência, portar, preferencialmente, o cartão SUS e saber informar medicações já usadas por quem precisa do atendimento. Enquanto a equipe se desloca, quem ligou receberá orientação e é importante tentar manter a calma”, alertou o secretário.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 07/03/2022

Créditos: Tribuna do Pampa

Créditos das Fotos: Ascom Hulha Negra

Compartilhe!