Iniciativa conta com o apoio da prefeitura de Hulha Negra

Na manhã desta quarta-feira (05), o secretário municipal de Agricultura de Hulha Negra, Luiz Fernando de Lima, acompanhado do geólogo, Guilherme Lapinski, esteve no lançamento do projeto de construção de um pomar na escola Manoel Lucas de Oliveira, na Trigolândia.
Conforme o professor de geografia, Antônio Silveira da Cunha, a iniciativa do pomar vai trabalhar com os alunos as questões ambiental, florestamento e produção de alimentos. “Nossa escola tem essa tipologia rural, então, na prática, pretendemos disseminar a proposta de alimentação saudável livre de agrotóxico. Vamos começar com um pomar mas, pode se evoluir para uma horta e até mesmo atividades de ajardinamento e ornamentação da escola”, disse o professor.
A prefeitura de Hulha Negra, por meio da secretaria municipal de Agropecuária, já realizou a preparação do solo do pomar que terá área inicial de aproximadamente 600m². Foi realizado um subsolagem com aradora e, posteriormente, a utilização da encanteradeira. A secretária de Agropecuária ainda articulou a doação de 20 mudas de árvores frutíferas: laranjeira, bergamoteira, goiabeira e caquizeiro. Outra ação da prefeitura será a limpeza e recuperação do açude para fornecer irrigação ao pomar.
O secretário Luiz Fernando de Lima conta que estudou nesta escola na década de 80, época que existia pomar e horta. Ele lembra que o envolvimento dos alunos era de extrema importância e que, quando concluiu o ensino escolar, ingressou na escola técnica agropecuária. “Os alunos estão meio rural e na maioria das vezes não comem um fruta produzida aqui em razão de uma ideia errada de que não se produz frutas na nossa região. Precisamos saber como e quais frutas podem se desenvolver na nossa terra e nada melhor que este estudo começar na base escolar”, disse o secretário destacando que a secretaria de Agropecuária está a disposição para auxiliar em projetos e programas relacionados ao campo.
Além dos professores da escola, o projeto destinado aos alunos firmou parceria com o escritório local da Emater-RS/Ascar.

Data de publicação: 07/06/2019

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra