A abertura oficial do ano letivo de 2020, em Hulha Negra, aconteceu na noite desta quarta-feira (12), no complexo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. O encontro que reuniu professores, supervisores, diretores, estagiários, e outros servidores da área de educação, contou com a presença do prefeito municipal de Hulha Negra, Renato Machado.
A secretaria municipal de Educação e Cultura recepcionou os convidados com um elegante e saboroso Coquetel. O momento foi de reencontro entre os colegas da Educação embalados pelo violão e voz da dupla Cris Medeiros e Nando.
O prefeito participou da mesa do cerimonial com as diretoras das escolas municipais de Hulha Negra, da coordenadora do Polo hulhanegrense da Universidade Aberta do Brasil e do presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Vinícius Kercher. A coordenadora pedagógica, Silene Comin, foi a cerimonialista do evento e representou a secretária municipal de Educação e Cultura, Adriana Martinez Delabary.
O Professor Pedro Fernando Teixeira Dorneles, representando a Universidade Federam do Pampa – Unipampa Campus Bagé – participou do evento e, em sua fala, ressaltou a importância da participação das escolas nas feiras de ciências.
A diretora da creche municipal Tia Elaine Bastos Oyarzabal, Neri Lopes, está confiante com o início do ano letivo. “2020 está aí, é um ano par, um ano de muitas realizações. Estamos atingindo nossas metas e esperamos superar tantas outras. Este ano já contabilizamos 59 vagas preenchidas em nossa creche. Aprendemos muito com nossas crianças e estamos prontos para compartilhar conhecimento”, disse a diretora.
Responsável pela direção da escola Auta Gomes, a professora Fabiana Lucena, “As férias estavam maravilhosas, mas, é hora de retornarmos. Sei que todos voltam com mesmo otimismo e entusiasmo que eu tenho em recebê-los novamente na escola. No ano passado a professora Roseli leu algo que dizia ‘Aluno a gente não escolhe, aluno a gente acolhe’. E nossos alunos voltarão cheios de novidades e desafios para nos desbravarmos. Desejo a todos um excelente retorno e um excelente início de ano letivo”.
A diretora Rosa Lúcia Soares Martins disse que o quadro da escola estará completo assim que sair o resultado do processo seletivo e que a equipe está ansiosa pelo início das aulas. “O que nos diferencia é a função que cada um exerce, mas, devemos sempre buscar parcerias, pois sabemos que não estamos sozinhos. Estamos todos no mesmo barco, então vamos todos colocar nossas mãos nos remos e navegar na mesma direção, para que no fim do ano estejamos falando sobre os nossos objetivos alcançados”.
A diretora da escola Monteiro Lobato, Fernanda Moreira disse que “o dia de hoje é um dia de retorno e de muita gratidão, afinal estamos voltando para onde escolhemos, que é trabalhar com educação publica em Hulha Negra. Que seja um ano de muitas alegrias e muito trabalho. Temos um plantel de excelência na educação e sei que as baterias estão bem recarregadas de boas energias”
Ariane Ribeiro, coordenadora do Polo da UAB Hulha Negra, destacou que o Polo está com cursos em pleno andamento e aguardando o edital de novos cursos, além de estar com inscrições abertas para o Pós em Filosofia. Ela lembra que as inscrições encerram dia 27 de fevereiro. “Estamos de portas abertas para colaboração de pesquisas, feiras de ciência, enfim, no que for necessário. Um ótimo ano letivo para todos nós”
O presidente do Conselho Municipal de Educação falou que é um privilégio estar presente em mais um ano letivo no município de Hulha Negra. “Confesso que adoro estar em férias e que recarregar a energias é muito bom, mas como já foi dito aqui, ter par onde voltar e gastar as energias, é melhor ainda”. O presidente ainda parabenizou o município de Hulha Negra por pagar em dia o Piso Nacional dos professores.
Por vídeo, a secretária Adriana Martinez Delabary (que está hospitalizada em consequência de um AVC) saudou seus colegas da Educação. “Minha vontade era de estar ai com vocês desejando um bom retorno, mas não é possível. Desejo um excelente ano letivo a todos e que seja cheio de novas conquistas. Uma boa noite e um beijo no coração de todos, até breve”.
O prefeito Renato Machado saudou o público desejando um excelente ano letivo. Machado falou sobre a importância que a Administração dedica aos alunos. “Nossas crianças são o que temos de mais precioso no nosso município. Dedicamos toda nossa atenção para elas sempre pensando em fazer o melhor. Se for comprar arroz para a merenda escolar, só compramos se for primeira linha e assim por diante. Tudo de primeira linha pois os nossos alunos merecem o melhor”
O prefeito entende a necessidade de oferecer melhorias em todas as áreas do município e destaca que a Educação, só no quesito transporte escolar, é investimos mais de 1,3 milhões de reais por ano, com recursos próprios do município. “Investir em educação é investir num excelente futuro. Tenho orgulho de dizer que Hulha Negra tem ensino gratuito da creche ao ensino superior!”

Data de publicação: 14/02/2020

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra