Na manhã desta quinta-feira, o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, recebeu a visita do médico José Brasil Teixeira Filho, que estava acompanho do secretário municipal de Saúde, Volnei Coelho. Durante o encontro, o médico apresentou ao Chefe do Executivo o projeto de enfrentamento à obesidade, sobrepeso e suas comorbidades. O documento, conforme o médico, tema intenção de alertar o Poder Público sobre a necessidade de combater o que chamou de “grave problema de saúde pública”.
O projeto intitulado “Atenção à saúde dos portadores de obesidade, hipertensão arterial e diabetes mellitus na Atenção Primária à Saúde de Hulha Negra” faz parte de um estudo elaborado com dados do município e apresentado em formato de Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização Multiprofissional na Atenção Básica, no curso da Universidade Federal de Santa Catarina.
Conforme abordado pelo médico, Em Hulha Negra observa-se uma grande quantia de pessoas com obesidade, na sua maioria com hipertensão e diabetes mellitus. Ele comenta que a equipe de Saúde da Família (ESF) tem atualizado o quadro epidemiológico da mortalidade geral, mortalidade por doenças crônicas na comunidade, dados que são importantes para estabelecer estratégias de ação na comunidade. “Há uma necessidade de se trabalhar ainda mais com as taxas e coeficientes, tema muito debatido nas reuniões da equipe”, destaca Brasil.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 14/10/2021