A administração Municipal de Hulha Negra entende que atividades em grupo proporcionam momentos de interação entre as crianças e adolescentes e melhoram as relações sociais, pois eles aprendem a conviver com as diferenças, lidar melhor com as frustrações, expressar as suas opiniões e trabalhar a empatia. Com base nestas afirmações, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, o Executivo Municipal mantém o Projeto Esporte Para a Vida.
O projeto contempla crianças e adolescentes no desenvolvimento da prática de futsal. O professor Lucas Garienti, treina com os alunos duas vezes por semana (terça-feira e quinta-feira), com horários divididos em várias turmas e categorias das 9h às 12h e das 14h às 17h, e, nestes períodos, intercalam rodas de conversa com a Psicóloga do Centro de Referência e Assistência Social, Luise Lopes.
Para fazer parte do projeto ou obter mais informações, basta fazer uma visita ao Cras, na Avenida Getúlio Vargas, 1644, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou através do telefone 53 3249 1283.

Participação em torneio regional
Na semana passada, a equipe de futsal sub 15, do Projeto Esporte Para a Vida, participou do Torneio Regional de Futsal organizado pela Escolinha Arena das Estrelas, no Ginásio do Centro Antoniano, em Bagé. Cinco cidades da região participarão do certame que reuniu 10 equipes e Hulha Negra conquistou a quarta melhor colocação.
A secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, a Maninha, parabenizou ou atletas lembrando que o objetivo do Programa é contribuir para o desenvolvimento da atividade motora cotidiana, melhorando a interação social, contribuindo intimamente para a saúde e o bem-estar. “Estamos formando atletas: Sim, mas o mais importante é ajudar na formação de crianças e adolescentes com bom caráter, que saibam muito sobre o respeito, sobre dividir, sobre amizade, que, acima de tudo, sejam pessoas de bem e que saibam sempre fazer o bem contribuindo para que tenhamos um mundo cada vez mais justo e melhor de se viver. Esta semana li o depoimento de um aluno a respeito do projeto e fiquei emociona. O aluno mencionou o quanto é importante participar do projeto e destacou o quanto esta participação está melhorando a sua vida na construção do seu caráter. Então, isso nos faz perceber que estamos no caminho certo e esse é o nosso objetivo maior”, destacou a secretária.
Maninha também destacou a importância da Administração Pública em apoiar iniciativas que trazem benefícios diretos para a formação social. “Estamos em um período onde tivemos alguns ajustes nos repasses de recursos do Governo Federal e, para manter os projetos em dia e em pleno funcionamento, a Administração Municipal continua fazendo investimento em recursos próprios para que a população não seja prejudicada, o nosso prefeito tem esse entendimento do quão é importante esse trabalho que fizemos em equipe e traz benefícios para a nossa população”, disse a secretária.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, reforça que os recursos aplicados em programas sociais são investimentos que beneficiam a população hulhanegrense. “Este é um dos nossos compromissos: investir em projetos que promovem a inclusão e interação, e que, acima de tudo, reforçam os sentimentos de companheirismo, de amizade, de respeito para que possamos construir uma sociedade mais humana”.
O prefeito ainda pontuou que o esporte contribui na melhoria do foco, concentração e memória, além de prevenir e ajudar a combater a depressão e a ansiedade, ampliando a capacidade de raciocínio. “Isto impacta diretamente na melhoria do desempenho escolar e na vida social. A prática regular de esportes ajuda a criar hábitos saudáveis desde a infância. Ajuda, também, a diminuir o tempo ocioso, momentos em que alguns adolescentes buscam outras atividades de entretenimento, como permanecer em frente ao computador e celular”, exemplifica.

Data de publicação: 29/11/2022

Créditos: Ascom