A Prefeitura de Hulha Negra foi autorizada, pelo governo federal, a realizar um novo processo licitatório para dar continuidade à obra da escola de Ensino Infantil no município, parada há mais de três anos. A decisão foi anunciada na semana passada, em Porto Alegre, durante reunião entre técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e representantes de 31 municípios que encontraram problemas para concluir as obras de creches do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). No encontro, sediado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o técnico Rodrigo Pimenta atendeu a comissão do Executivo de Hulha Negra, formada pela secretária de Educação e Cultura, Adriana Delabary, pela procuradora jurídica, Dirce Silveira, e pelos integrantes do setor de planejamento do município, o engenheiro José Maiquel Duarte e a técnica Soraya Machado da Conceição. Segundo a titular da pasta de Educação, a empresa MVC Plásticos e Cia, vencedora da licitação do Ministério da Educação (MEC), desistiu da obra quando a mesma estava com apenas 8% do projeto executado. O próximo passo do governo municipal, de acordo com ela, será a adaptação do projeto inicial, realizado a partir de placas prontas, para um modelo convencional, o qual deve ser montado pelo setor de planejamento do município. O novo projeto deve ser orçado para vericar se o mesmo se encaixa no valor de R$ 2,2 milhões, liberado pelo MEC. Quando inaugurada, a escola terá capacidade de atender 188 alunos em turno integral.

Ginásio poliesportivo
Além de reivindicar a continuidade dos trabalhos na obra da creche, a comissão de Hulha Negra também aproveitou o encontro para debater sobre a situação do ginásio poliesportivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Colônia Nova Esperança, o qual também foi abandonado pela empresa responsável. A secretária explica que a estrutura, construída a partir de recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR), está praticamente 50% concluída. Atualmente, a obra está em processo de avaliação orçamentária, realizada pela Secretaria Municipal de Administração e Finanças

Fonte: Jornal Minuano

Data de publicação: 26/09/2018