Máquinas e caminhão. Quem chegou ou saiu do município na última terça -feira (6) se deparou com uma grande movimentação na avenida de entrada da cidade, capitão Hugo Canto, nas proximidades dos trilhos. Na ocasião, estava sendo realizada manutenção na rodovia com a finalidade de melhorar o acesso ao município. A reportagem do TP acompanhou parte dos trabalhos e conversou com o prefeito Renato Machado, que estava acompanhado do secretário de Obras, Wagner Tavares e do servidor responsável pelas estradas e vias públicas, Luis Gustavo Dias, o Baixinho. Na ocasião, o prefeito explicou que a avenida Hugo Canto possui cerca de 200 metros sem asfalto e o calçamento, como os demais, cedeu em partes. “Definitivamente vamos achar uma solução para que melhore essa entrada e não fique mais com má impressão em um trecho tão curto. Estamos retirando toda a terra da via e limpando as bocas de lobo, fazendo um trabalho diferenciado, com auxílio de engenheiro e topografia para que se possa achar a solução e deixar de lado o trabalho paliativo como vem sendo realiza do. Estamos procurando o melhor para Hulha Negra”, afirma Renato.
Outro destaque com relação aos trabalhos de melhoria feitos no município antes da festa, Baixinho ressalta o patrolamento das vias públicas, drenagem de vias do entorno do ginásio e a melhora da sinalização realizada através do departamento de Trânsito, que tem a frente o servidor Eder Pereira. Segundo Baixinho, toda a sede foi patrolada, assim como ocorreram limpezas nas vias. “O serviço foi realizado após o solo estar em condições passado o período de chuvas. Estamos em constantes manutenções, mas nesta época o serviço é ampliado”, expõe. Quanto a intensificação dos trabalhos antes da Festa do Colono, o prefeito Renato falou da importância de melhorar a cidade. “Gosto sempre de dizer que esse movimento é para o povo da Hulha, que deve ter a cidade que planejou e desejou. Mas com acontecimentos atípicos como a festa, claro que o trabalho fica mais intensi vo. Há uns 15 dias estamos preparando a Hulha para receber visitantes, antigos moradores, simpatizantes, pessoas de municípios vizinhos. Por isso se faz esse trabalho em grupo para apresentação do município. Nada mais importante do que encontrar uma cidade melhor”, ressalta.
Em passagem pelo ginásio municipal, local da festa, no meio da semana, também já foi possível visualizar um grande avanço na montagem da estrutura, principalmente a externa que sempre ocorre nos últimos dias. Com relação a isso, o gestor disse que a grande preocupação da Prefeitura era com energia elétrica. “Atualmente muito material depende de energia e construímos uma rede paralela para abastecer unicamente o ginásio, obra que dará sustentação para a festa. A parte interna está bastante estruturada, foi iniciada com antecedência, como o lonão que começou a ser montado no domingo (4) o que possibilitou que nada prejudicasse o andamento do serviço e tivéssemos tempo hábil para correção do que fosse necessário”, conclui o prefeito, ressaltando que nesta edição, câmeras de videomonitoramento internas e externas auxiliarão no aumento da segurança da festividade.
PONTE – Visando melhorar e facilitar o deslocamento dentro do município, uma passagem foi improvisada na nova ponte da rua Serafim dos Santos, que ainda não foi liberada pela empresa responsável pela obra para a passagem de veículos de passeio e pesados de carga. Nesta semana a ponte estava sendo pintada e conforme explicou Baixinho, as duas cabeceiras receberam material suficiente para o tráfego de pedestres, ciclistas e motociclistas.
ESTACIONAMENTO – Seguindo a mesma linha do ano passado, nesta edição, novamente quem visitar a festa poderá contar com estacionamento específico, além das vias públicas. Novamente a avenida Rio Branco, rua lateral do ginásio pela rodoviária (que estará bloqueada pela instalação do park Play Sul), contará com um estacionamento. O local recebeu reparos por parte da Secretaria de Obras e facilitará o acesso à festividade.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 09/08/2019