Hulha Negra decreta situação de emergência

O prefeito de Hulha Negra, Carlos Renato Machado, publicou, nesta quinta-feira, decreto que declara situação de emergência em toda a área rural e urbana do município. Isso devido a estiagem. O documento ressalta que a precipitação está bem abaixo da média histórica e que são graves os efeitos na safra agrícola de verão.
O prefeito, ainda por meio do decreto, alerta que a estiagem também tem afetado a produção de leite (com redução de 35% na produção diária) e de mel (40% a menos), e até no consumo de água. Isso há mais de 60 dias. Açudes, poços, reservatórios e bebedouros para consumo humano e animal tiveram redução drástica de seus níveis, ainda segundo justificado no decreto.
Prejuízos econômicos e sociais são apontados. Conforme o município, atualmente, a secretaria municipal de Agropecuária entrega água potável, com caminhão-pipa, em 379 pontos durante todos os dias da semana. Isso representa atendimento a 655 afetados na zona rural e 756 na zona urbana.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 20/01/2022