"Granito", de Janice Barth, teve sessão de autógrafos na noite de sexta-feira

Na sexta-feira, 26, Hulha Negra foi palco do lançamento do livro Granito, de Janice Barth. O evento foi realizado às 19h, na pizzaria Don Benedetto, e contou com a presença do vice-prefeito de Hulha Negra, Marco Igor Ballejo Canto, da secretária municipal de Educação e Cultura, Adriana Martinez Delabary e de diversas lideranças regionais.
A autora, durante o lançamento, descreveu a obra e provocou a uma experiência fomentando um Tour Literário. Janice foi comissária de voo da Varig e ficou impressionada com a beleza dos locais visitados, com a história marcante que carregam e quão impactante essa nova experiência trará aos viajantes que trilharem os “Caminhos de GRANITO”.
Além do livro, a autora anunciou outro projeto e convida a todos para embarcarem em uma viagem fantástica, única e emocionante pelos Caminhos de Granito. Haverá quatro modalidades de roteiros literários turísticos. O roteiro completo do tour literário engloba as cidades gaúchas de Pelotas, Capão do Leão, Bagé e Hulha Negra (com visitação da Lagoa da Música), onde a personagem narrada pela autora, passou.
“Convide seus amigos e familiares para dividirem o apartamento duplo com você, para racharem as despesas, curtirem os passeios e conhecerem melhor a História do Rio Grande do Sul! Percorrerem as belas paisagens do pampa e da Região Sul do Estado e para desfrutarem de uma gastronomia regional de deixar as pessoas com água na boca, além de apreciarem uma invernada artística num Centro de Tradições Gaúchas (CTG)”, convida Janice.
Interessados devem se inscrever para o tour inaugural pelo e-mail: livrogranito@gmail.com Siga a autora pelas redes sociais: Facebook (@livrogranito) e Instagram (@livro_granito)

Granito - O romance narra a história de quatro gerações de uma família que se formou pelo encontro amoroso de um casal de imigrantes durante a travessia do Atlântico no final do século XIX. Os pioneiros, tendo o patriarca Narciso Figueiredo à frente, se estabeleceram na zona sul gaúcha.
Décadas depois da chegada dos ancestrais, uma bisneta de Narciso, Laura MacNeil, personagem central do livro, viaja de Toronto (Canadá), onde vive, para Capão do Leão, determinada a pesquisar documentos de família, para compreender a saga dos antepassados. Na pacata Capão do Leão, manifestam-se em Laura poderes mediúnicos que lhe permitem rever os fatos do passado numa tela líquida dentro de uma cavidade esculpida numa rocha de granito por milênios de erosão.
A chave da narrativa passa por esse mistério: o granito é a partícula que desvela o infinitesimal, a bola de cristal que elucida o que parecia enterrado para sempre. Laura inevitavelmente se depara com trágicos rodopios do destino.
Realidade e fantasia se misturam na narrativa, amarração de fatos históricos e criações ficcionais. Os rumos da vida de Laura mudam radicalmente quando ela conhece Gerson Nunes, advogado em Pelotas, com quem vive um amor intenso.
Nas 600 páginas de Granito, desfilam fatos da história do Rio Grande do Sul em meio a paixões, perdas, traições, injustiças e terríveis assassinatos, numa sequência de eventos mediados pela conexão sobrenatural com a rocha milenar.
A escritora Janice Barth possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pelas universidades de Toronto e Ashwood (EUA), respectivamente. Nascida e criada em Porto Alegre, onde se graduou em Letras/Licenciatura e fez pós-graduação em Psicopedagogia na UFRGS, ela morou também em São Paulo, Rio de Janeiro, Canadá e Estados Unidos.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 01/08/2022