A expectativa é de que, durante a viagem, seja anunciada uma linha de crédito emergencial para pequenos e médios produtores

Uma comitiva de cinco ministros desembarca no Rio Grande do Sul, amanhã (23/02), para ver de perto os efeitos da estiagem no Estado. Hulha Negra servirá de amostra para elucidar ao governo federal a gravidade da situação. O município e a região estão entre os mais castigados pela falta de chuva.
A equipe será composta pelos ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, além de Edgar Pretto, indicado para assumir a presidência da Conab. Existe a possibilidade da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, compor a comitiva.
A expectativa é de que, durante a viagem, sejam anunciadas medidas de auxílio aos atingidos pela seca, entre elas, uma linha de crédito emergencial para pequenos e médios produtores. Na semana passada, o caminho inverso foi feito por uma comitiva formada pelo vice-prefeito, Marco Igor Ballejo Canto, e pelos vereadores Volnei Manfron, Hugo Teixeira, Luiz Gustavo Dias, Dalvir Zorzi, Getúlio Porto e Tanira Ramos, que viajaram a Brasília para cobrar atenção especial ao Estado.
Hulha Negra também enfrenta, neste verão, dificuldades de abastecimento tanto para consumo humano e animal quanto para manutenção das lavouras.  O município decretou situação de emergência pela estiagem em janeiro, solicitação já homologada pelo governo do Estado e reconhecida pela União. Mas a falta de chuva preocupa desde dezembro, e a entrega de água potável a bairros mais afastados tem sido feita por caminhões-pipa da prefeitura. A capacidade reduzida dos açudes é insuficiente para manter o consumo e a irrigação.

Data de publicação: 22/02/2023

Créditos das Fotos: divulgação