Recursos é destinado para duas áreas: agricultura e turismo

O município de Hulha Negra foi contemplado com um recurso através da Consulta Popular 2022/2023 no valor de R$ 500 mil para ser investido, em partes iguais, nas as áreas de Agricultura e Turismo. Um Hulha Negra, a votação para a Consulta Popular é realizada através do trabalhado coordenado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento, o COMUDE, por meio dos coordenadores Elias Scoto Ritta – Chefe de Gabinete do Poder Executivo Municipal; Alex Sandro Dutra de Oliveira – Extensionista Rural da Emater/RS-Ascar; e Volnei Manfron – servidor municipal e vereador.

Conforme Manfron, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, o COMDER, será o órgão responsável para definir em qual das áreas da agricultura o montante será aplicado. Ele adianta que em reunião realizado junto ao COMUDE, a indicação é que o valor seja investido na área de açudagem.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, destacou que é extremamente importante a participação da comunidade na votação da Consulta Popular. “É muito importante que as pessoas se envolvam. É um recurso que vem do Estado e fundamental para o desenvolvimento da região. Parabéns ao envolvidos e que na próxima votação da Consulta Popular estejamos ainda mais engajados na buscas dos nossos objetivos”, disse o prefeito.

Consulta Popular na região

Dos sete municípios que compõem o Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede Campanha), apenas dois atingiram o percentual de 2% de votação: Hulha Negra e Lavras do Sul. Durante a votação, os eleitores da região da Campanha elencaram três prioridades de investimento no processo: recuperação das pontes e pontilhões que interligam os municípios da região, com 499 votos; apoio à agricultura e pecuária familiar, com 417 votos; e fortalecimento dos roteiros turísticos da região da Campanha, com 252 votos.

Consulta Popular no RS

Em cenário estadual, a Consulta Popular 2022 apresentou alta de 22% ao total de votos da Consulta de 2021, quando o processo contou com a participação de 112.496 pessoas. A Consulta Popular 2022 disponibilizou R$ 55 milhões para a aplicação em investimentos de propostas que foram sugeridas diretamente pela população, contra R$ 30 milhões de 2021. Do valor total, R$ 50 milhões foram destinados aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), sendo que 80% dos recursos serão distribuídos de forma igualitária entre os Coredes e 20% partilhados por meio de um rateio, levando em consideração o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) de cada região. Os R$ 5 milhões restantes serão distribuídos aos nove Coredes com maior votação em relação à proporção da sua população eleitoral.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 24/02/2023