Nesta semana, mais uma importante obra representativa da valorização da educação no município de Hulha Negra começou a ser executada. A empresa Aço Forte Construtora Ltda, de Sobradinho, vencedora da tomada de preço, já está trabalhando nas obras de construção de uma área de cobertura no passeio entre os blocos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato. O educandário é o maior da rede municipal de ensino e recebe alunos da sede e interior do município.
Desde o dia 1º de agosto, os horários das aulas foram alterados na escola Monteiro Lobato. O turno da manhã se encerra às 11h30 e o da tarde, às 17h15. Para reforçar a segurança dos alunos, o intervalo para o recreio no pátio foi suspenso para evitar a circulação dos educando no período da execução da obra.
A instalação da cobertura tem como objetivo facilitar a movimentação das crianças e profissionais no pátio em dias de chuva, assim priorizando a circulação com proteção e segurança. A empresa tem o prazo de 90 dias para executar a obra, porém, a expectativa é que a estrutura seja entregue antes deste prazo. Conforme o cronograma financeiro elaborado pelo setor de Projetos, o orçamento da obra é de R$ 203.922,74 e este investimento será pago através dos recursos próprios do município, ou seja, do caixa livre.
A ação se soma as obras de infraestrutura que a escola já recebeu, como a aplicação de calçamento com blocos de concreto – um investimento que deu fim aos antigos impasses com umidade do solo e, até mesmo, pequenas poças de água e barro nas áreas de circulação.
“Investimos em pavimentação e calçadas nas áreas de circulação da escola, inclusive, na rua Paulo Roberto Baldez, que tem acesso direto a parte lateral do educandário. Toda parte da frente da escola foi pavimentada, assim como a área de acesso ao Ginásio Carochão, que está em anexo ao prédio da escola. E, ainda falando em investimento em Educação, todas as salas de aulas da escola Monteiro Lobato foram contempladas com sistema de ar condicionado, aliás, este investimento foi estendido e contemplou todas as salas de aulas das escolas da rede municipal de Hulha Negra”, destacou o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado.
Conforme o Chefe do Executivo esses investimentos refletem o compromisso da gestão com o fortalecimento da educação municipal e a preocupação com a melhoria constante da infraestrutura e da segurança dos educandos.
“O nosso objetivo é oferecer uma educação cada vez mais qualificada para as nossas crianças e adolescentes. Construindo os processos de forma coletiva, seguimos qualificando o ensino no município com o entendimento de que investir em Educação é garantir um futuro próspero para a nossa Hulha Negra. Não vamos medir esforços para melhorar ainda mais as condições das nossas instituições de ensino. Hoje, depois de muito investimentos nessa área, temos orgulho de afirmar que em nosso município garantimos o ensino gratuito desde o maternal, na Creche Tia Elaine, até a pós-graduação, como o nosso Polo da Universidade Aberta do Brasil, e repito: ensino de extrema qualidade e totalmente gratuito”, destaca o prefeito.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 10/08/2023