Neste ano, o tema estadual é o “Centenário da Revolução de 1923”, que deu origem à simbologia dos lenços gaúchos.

Centenas de pessoas prestigiaram o Desfile Farroupilha em Hulha Negra. O percurso contemplou várias ruas da sede do munícipio, mas, a exemplo de anos anteriores, a maior concentração de público é na Avenida Getúlio Vargas.
Mais de 330 cavalarianos desfilaram demonstrando todo o amor pelo Rio Grande, somando nove entidades tradicionalistas de Hulha Negra e duas de Candiota. A ordem do desfile contou com os integrantes do CTG Herdeiros do Sepé, PTG Tropeiros da Liberdade, CTG Lagoa da Música, CTG Vento Xucro, GC Criado em Galpão, PTG Chácara dos Quero-quero, GC Unidos pela Tradição, CTG Nativos do Rio Negro, CG Pistas das Acácias e os visitantes de Candiota, CTG Luiz Chirivino e PTG Três Pátrias.
Neste ano, o tema estadual é o “Centenário da Revolução de 1923”, que deu origem à simbologia dos lenços gaúchos. “Participar de um momento tão importante da programação das festividades farroupilhas é gratificante, pois sabemos da importância que esse fogo simbólico tem, para a continuação do tradicionalismo e da cultura do nosso estado. É uma forma de permitir que a cultura gaúcha continue viva e sendo passada de geração em geração”, afirmou a secretária municipal de Educação e Cultura, Adriana Delabary, que participou do Desfile na charrete do “Seu Minhoca”, figura tradicional no meio tradicionalista na região.
Na Avenida, acompanhado da Primeira Dama do município, o prefeito Renato Machado saudou dos cavalarianos. “Celebrar a Semana Farroupilha é manter viva história de um povo que identidade, cultura e tradição. É reviver e rememorar os caminhos e processos que definiram nosso território e nossas características. Não tenho dúvidas de que para nós, da Administração Municipal, é um momento de muita emoção e orgulho”, definiu o prefeito de Hulha Negra.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 21/09/2023

Créditos: Ascom Hulha Negra

Créditos das Fotos: Joanes Araujo

Compartilhe!