Essa importante conquista foi concedida pelo Governo do Estado, por meio da Rede Bem Cuidar

A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Saúde foi certificada como Unidade Amiga do Idoso. A certificação veio do Governo do Estado, através da Rede Bem Cuidar (RBC/RS), que integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS).
A certificação foi entregue na manhã desta segunda-feira (25), durante um evento realizado na Casa da OSPA em Porto Alegre. A delegação que representou Hulha Negra no Seminário de Entrega do Selo Ouro e Mostra de Experiências Rede Bem Cuidar, foi formada pelo secretário de municipal de Saúde, Volney Jorge, o médico Samuel Levy, a enfermeira Carla Ruiz, a técnica em enfermagem Caroline Pereira Tort, a psicóloga Caroline Hosel e as ACS Magda Taborda, Nely Lancelloti e Nida Ritta. A equipe compartilhou as práticas que levaram à obtenção do Selo Ouro e contribuirão para o enriquecimento do conhecimento na área da saúde no Estado.
O resultado foi obtido porque Hulha Negra atingiu todas as metas do 3º ciclo da RBC. A cada ciclo, a equipe RBC/RS desenvolve um conjunto de ações previstas para qualificação dos processos de trabalho e de assistência em saúde ofertada à população. As ações estão organizadas em quatro eixos estratégicos transversais: Gestão e Processo de Trabalho, Promoção e Educação em Saúde, Comunicação em Saúde e Ambiência e Participação Social. Em três ciclos, entre 2022 e 2023, a RBC já certificou 323 unidades básicas. Atualmente, 165 possuem o selo Ouro, 110 o selo Prata e 48 o selo Bronze.
O secretário municipal de Saúde, Volnei Jorge, destaca que, além dos ganhos para a saúde da população idosa, o programa viabiliza melhorias estruturais, através do incentivo financeiro, recebido para atenção básica. “Ao receber a Certificação de Ouro, como UBS Amiga do Idoso, a Unidade de Saúde evidencia seu compromisso com a atenção especializada aos idosos, pautada em avaliações centradas na pessoa e no cuidado multidimensional”.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado ressalta que a equipe da Rede Bem Cuidar de Hulha Negra, composta por diversos profissionais, demonstrou excelência e comprometimento ao atingir todas as metas estabelecidas no 3º ciclo da RBC, passando do Selo Prata para o Ouro. “Nossa equipe trabalhou incansavelmente para implementar ações inovadoras e qualificar os processos de trabalho e assistência em saúde oferecidos à população idosa. Priorizamos a manutenção ou recuperação da capacidade funcional dos pacientes, reconhecendo a importância do envelhecimento saudável e com qualidade de vida”.
O Chefe do Executivo lembrou que o primeiro reconhecimento das atividades desenvolvidas pela pasta veio em outubro de 2022, quando o município alcançou o Selo Bronze. O selo Prata foi conquistado em junho e “agora, um novo patamar é creditado pela Rede Bem Cuidar RS e reafirmo que é mérito da continuidade e melhorias de processos de trabalho que permitem aos usuários idosos vivenciarem uma atenção acolhedora, inclusiva, eficiente e humanizada. Com certeza é uma alegria imensa poder observar o progresso que fazemos na área da saúde, com ações que aprimorem o bem-estar da melhor idade”, concluiu.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 25/09/2023