22 mulheres participaram do curso de qualificação profissional oferecido gratuitamente através de um programa social do município

Promover a qualificação profissional para mulheres é fundamental para empoderá-las economicamente. Esse é o entendimento da gestão municipal de Hulha Negra que nesta semana comemorou a conclusão de mais um curso de qualificação realizado através do projeto Mulheres Construindo Cidadania, que faz parte dos vários programas administrados de Prefeitura de Hulha Negra, através da secretaria Municipal de Assistência Social.
O curso, aplicado pela educadora Mariana Pereira, contou com a participação de mais de 20 mulheres. Foram 30 horas de aprendizados dedicados ao aprendizado de técnicas básicas de corte e costura, incluindo: medidas, confecção de moldes, confecção de diversas peças de vestuário, confecção de bolsas para kit gestantes e confecção de diversas peças de roupas. As participantes ainda aprenderam a manusear máquinas de costura industrial.
A secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, destaca que as bolsas confeccionadas durante os cursos foram doadas para o projeto Mamãe Capacitada – também da Prefeitura de Hulha Negra – e farão parte dos Kits que são distribuídos gratuitamente para as integrantes do projeto. “Já estamos, inclusive, trabalhando a possibilidade de adquirir parte dos kits através destas mulheres de realizaram o curso. Uma vez que um dos objetivos das nossas qualificações profissionais é o de promover, além da inclusão social, maior autonomia para que as famílias possam complementar a renda familiar, através da aprendizagem e do conhecimento”, disse a secretária, reforçando que mulheres que queiram fazer parte do programa Mulheres Construindo Cidadania, devem entrar em contato com o CRAS Hulha Negra.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado ressaltou que iniciativas que oferecem cursos, mentorias e oportunidades de aprendizado, contribuem para que as mulheres desenvolvam habilidades, ampliem suas opções de carreira e conquistem posições de destaque no mercado de trabalho. “Através deste curso de corte e costura, o Poder Público pôde oferecer habilidades técnicas necessárias para atuar no setor de moda e confecção. Além disso, o curso proporciona uma base sólida para o empreendedorismo, permitindo a criação de negócios próprios no ramo da costura. A qualificação profissional abre portas no mercado de trabalho, promove independência financeira e contribui para a igualdade de oportunidades”, destacou o prefeito com o entendimento de que a capacitação, através do projeto Mulheres Construindo Cidadania, proporciona confiança e habilidades necessárias para enfrentar desafios profissionais em diversas áreas.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 01/02/2024