Segundo o responsável pelo SIM, Hulha Negra é o único município da região que possui o selo SUSAF

Ainda em 2023, mais duas agroindústrias de Hulha Negra, a Zago e a Sinuelo, conquistaram o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial (SUSAF), com o auxílio do Poder Público local, Emater e do responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM), Marcus Roberto Leitzke, que é médico veterinário e atua na Prefeitura.
Em conversa com Marcus, ele explicou que no final de 2017, o município recebeu o SUSAF, que é a autorização para que as agroindústrias possam comercializar os seus produtos para todo o Rio Grande do Sul, e não apenas dentro do seu município. “Nós somos o único município da região que tem o SUSAF”, destacou o veterinário, dizendo que atualmente Hulha Negra conta com quatro agroindústrias que receberam o selo e já podem vender para todo o RS.
O responsável pelo SIM também comentou que no final de 2022 tiveram uma auditoria presencial do Estado, onde as documentações das agroindústrias e do SIM foram auditadas e foram razoavelmente bem. “Foram apontadas algumas melhorias que deveriam ter sido feitas. Já em 2023, fomos novamente auditados e o resultado saiu em dezembro, onde eles nos parabenizaram pela maneiro que o nosso serviço está funcionando e fomos totalmente em conforme com as exigências do Estado”, disse Marcus, contando que a melhoria de um período para o outro foi muito gratificante.

Zago
O processo da Agroindústria Zago, localizada no interior do município no assentamento Capivara A, que é de propriedade de Sueli Dreher Zago, que produz queijo colonial, queijo muçarela, leite condensado, doce de leite e requeijão cremoso, todos esses já com o SUSAF, começou no mês de julho.
Para Sueli que já trabalha com a agroindústria há três anos, receber mais um selo foi muito importante, principalmente pelo fim do decreto de calamidade pública em decorrência da Covid-19, quando ficou permitido que os municípios que contassem com estabelecimentos cadastrados no SIM, pudessem vender para todo o Estado. “Devido ao fim do decreto, nós não iríamos mais conseguir entregar os nossos produtos para as chamadas públicas em outros municípios, e nem participar de feiras”, comentou ela, que já participou da Expointer que acontece anualmente em Esteio.
Atualmente, além dos quartéis de Bagé, a Zago também comercializa seus produtos para as Prefeituras de Bagé, Candiota e Aceguá e para a rede de supermercado Peruzzo, sendo que ainda podem participar de feiras. “Agora também estou fazendo queijo colonial ao vinho, temperado e com iogurte, que logo também irão entrar no SUSAF”, completou.

Sinuelo
Em outubro de 2023, foi a vez da Agroindústria Sinuelo, que comercializa charque picado, em manta e light, receber o SUSAF. Fundada em 2021 na Trigolândia, em Hulha Negra, o casal Manuel João Domingues e Goretti Domingues, contou ao TP que a conquista do selo foi uma vitória, agradecendo a parceria de todos os envolvidos neste processo.
“Este selo nos abriu novos mercados no Estado, mas foi uma caminhada longa para chegarmos até aqui. Tivemos que realizar muitas adaptações, tanto dentro quanto fora da Agroindústria, mas chegamos ao resultado, contou o casal, dizendo que com a conquista do selo, os produtos ficaram ainda mais valorizados.

Poder Público
Em sua fala, Marcus ainda ressaltou o auxílio que o município e a Emater disponibilizam para as agroindústrias, tanto com a documentação como também com cursos de qualificação. “Na Hulha tem toda uma estrutura montada para isso, e a Prefeitura também ajuda com a parte da infraestrutura e isso é muito importante para o nosso trabalho”, comentou.
Vale enfatizar que esta iniciativa é uma política pública do atual governo, que tem a frente o prefeito Renato Machado. Ao jornal, Renato disse que o selo é importante e leva competitividade e a visibilidade para as agroindústrias do município. “O investimento do poder público em agroindústrias é uma das bandeiras defendidas por nossa gestão, e entendemos que é uma forma de impulsionar a economia rural, gerar empregos, promover o desenvolvimento sustentável e garantir a segurança alimentar. O selo do Susaf é um passo a mais no comprometimento com a qualidade daquilo que é produzido pelas agroindústrias, aumentando muito as possibilidades de novos mercados consumidores. Para a municipalidade, representa a possibilidade de expansão da arrecadação com maior comercialização de mercadorias. Já para o consumidor, o ganho é na melhoria da qualidade e variedade de mercadorias ofertadas”, ressaltou o prefeito.
Já a secretária de Agropecuária, Janice da Silveira, destacou que a adesão ao SUSAF é de extrema importância, “pois proporciona padrões sanitários unificados, facilitando a comercialização de produtos de forma segura e regulamentada, além de promover o desenvolvimento sustentável e a valorização da produção local”, pontuou, dizendo que a conquista contribui para a diversificação da produção, fortalecendo o poder do sistema agrícola.
Além da Sinuelo e da Zago, as agroindústrias Agromap, de Marli Porto e a Pampalac, de Janete Raddatz, também já possuem o SUSAF.

Fonte: Jornal Tribuna do Pampa

Data de publicação: 31/01/2024