Assim como municípios de todas as regiões do estado, Hulha Negra também esteve representada na 41ª Expointer, que se encerrou no último domingo (2), no Parque Assis Brasil, em Esteio. Representando o município, estiveram pelo menos quatro produtores, sendo um da área de artesanato, a Pillar Artesanato, de propriedade de Manoel João Martins Domingues, localizada na Trigolândia, e os demais de animais. Com a raça de ovinos Texel, esteve a Cabanha Dom Amado, do engenheiro agrônomo Julia no Kalil Gonçalves e com a de bovinos de leite – Jersey, a Cabanha do Angico, de Manoel Acylo Azambuja e a Cabanha Los Alamos. Em entrevista ao TP, o expositor da Pillar Artesanato, Manoel Domingues, ao ser questionado a avaliar os resultados da participação na feira em 2018, ressaltou ter sido muito melhor que em 2017. “O clima ajudou e quase dobramos as vendas”, afirmou o artesão. O expositor ofertou na Exposição Internacional de Animais, no pavilhão da Agricultura Familiar, vestuários com a utilização de lã de ovelha, tais como blusões, casacos e ponchos. “Trabalhamos há dez anos com peças em lã, pensamos em sair do rústico e fazer peças modernas, de acordo com a tendência da moda”, relatou Manoel. Representando o setor de animais, o engenheiro agrônomo Juliano Kalil, da Cabanha Dom Amado, localizada no Corredor dos Brasil, distante cerca de 3 km da Trigolândia, relatou ao TP que apesar dos resultados não terem sido iguais aos de 2017 a feira foi muito boa. “Participo pelo quarto ano consecutivo e muita gente participou se fez presente. Conseguimos uma colocação com o 3º Melhor Macho da raça Texel, com o ‘Amado 238’ e estou satisfeito”, ponderou.
O produtor também mostrou satisfação porque dois animais que eram de sua criação em 2017 foram premiados, o ‘Amado 181’ – que conquistou o título de Reservado Grande Campeão do 2º Melhor Macho – e a cria do ‘Amado 101’, que foi Grande Campeã Fêmea. A Prefeitura de Hulha Negra, através da Secretaria de Agropecuária tem procurado incentivar a produção local, a expansão dos negócios e a participação em feiras. Desta forma, há um incentivo financeiro de 50% do valor cobrado pelo frete dos animais, ofertado mediante apresentação de documentações diretamente na Pasta. “Os produtores levam o nome do nosso município e sabemos como é difícil se manter em uma exposição, há muitos custos, inclusive com os animais expostos, por isso esse aporte da Prefeitura”, explica Lima. O TP não conseguiu contato até o fecha mento desta edição com os demais participantes de Hulha Negra.

CONHECIMENTO PARA A 42ª EXPOINTER
Um grupo de 45 pessoas de Hulha Negra visitou a exposição na última semana de evento. Além do secretário de Agropecuária, Luis Fernando de Lima, participaram o médico veterinário e fiscal do SIM, Marcus Roberto Mielke Leitzke, pelo Meio Ambiente, Hector Bastide e o chefe da Emater Guilherme Zorzi, que acompanharam produtores e representantes das agroindústrias Pampalac e Tia Zane. De acordo com o secretário Luis Fernando, a excussão teve por finalidade a busca de novos

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 08/09/2018